Modelo de decisão para redução de risco de acidentes de trânsito nas rodovias federais de Pernambuco : desenvolvimento de um Sistema de Apoio à Decisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, Mateus Alves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000p2xv
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37662
Resumo: Este trabalho desenvolve um Sistema de Apoio à Decisão (SAD) para auxiliar os interessados (órgão público, polícia rodoviária federal, departamento nacional de infraestrutura de trânsito, etc.) no ordenamento em criticidade de acidentes de trânsito dos trechos de rodovias federais. A identificação dos trechos de rodovias mais críticos permite com que os recursos, normalmente limitados e escassos, sejam melhores direcionados, de modo a ter maior impacto na redução do risco de acidentes de trânsito. Dado que a medida de criticidade dos acidentes de trânsito em rodovias envolve múltiplas dimensões, tais como número de ocorrências, severidade do acidente, características da via, etc.; este trabalho utiliza uma abordagem multicritério para considerar diferentes indicadores de segurança desenvolvidos no estudo. Adicionalmente, dada a dinamicidade desses indicadores de segurança na dimensão temporal, foi utilizada uma abordagem multiperíodo de modo a considerar a evolução dos indicadores ao longo do tempo, assim como refletir as preferências do tomador de decisão quanto à importância que cada período de tempo possui para a análise da criticidade. Sendo assim, além do desenvolvimento do SAD, este trabalho realiza a modelagem do problema a partir da construção de oito critérios, são eles: i) índice de acidentes; ii) índice de mortos; iii) índice de feridos graves; iv) índice de feridos leves; v) índice de ilesos (danos matérias e psicológicos); vi) qualidade do pavimento; vii) qualidade da sinalização; e, viii) qualidade da geometria da via. O uso em conjunto das duas abordagens multicritério e multiperíodo através do método MUPOM (MUlti-criteria multi-Period Outranking Method) se mostrou apropriada. Para demonstrar e validar o SAD proposto, um estudo de caso é desenvolvido, cujo objeto de estudo são os trechos das rodovias federais de Pernambuco. A fim de verificar a robustez do modelo e do impacto dos diferentes métodos de determinação dos pesos para os períodos implementados no SAD, é feita uma análise de sensibilidade sobre os resultados do estudo de caso. Como resultado, o SAD se mostra útil quanto a ordenação de criticidade dos trechos de rodovias, flexível por permitir que os parâmetros de entrada sejam alterados de forma fácil pelo tomador de decisão, além de fornecer modelos pré-definidos para estimação dos pesos temporais. Sendo assim, o SAD auxilia na primeira etapa do processo de redução de risco de acidentes de trânsito nas rodovias, para que, posteriormente, medidas preventivas e mitigadoras possam, então, ser tomadas para diminuição do risco de acidentes.
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A identificação dos trechos de rodovias mais críticos permite com que os recursos, normalmente limitados e escassos, sejam melhores direcionados, de modo a ter maior impacto na redução do risco de acidentes de trânsito. Dado que a medida de criticidade dos acidentes de trânsito em rodovias envolve múltiplas dimensões, tais como número de ocorrências, severidade do acidente, características da via, etc.; este trabalho utiliza uma abordagem multicritério para considerar diferentes indicadores de segurança desenvolvidos no estudo. Adicionalmente, dada a dinamicidade desses indicadores de segurança na dimensão temporal, foi utilizada uma abordagem multiperíodo de modo a considerar a evolução dos indicadores ao longo do tempo, assim como refletir as preferências do tomador de decisão quanto à importância que cada período de tempo possui para a análise da criticidade. Sendo assim, além do desenvolvimento do SAD, este trabalho realiza a modelagem do problema a partir da construção de oito critérios, são eles: i) índice de acidentes; ii) índice de mortos; iii) índice de feridos graves; iv) índice de feridos leves; v) índice de ilesos (danos matérias e psicológicos); vi) qualidade do pavimento; vii) qualidade da sinalização; e, viii) qualidade da geometria da via. O uso em conjunto das duas abordagens multicritério e multiperíodo através do método MUPOM (MUlti-criteria multi-Period Outranking Method) se mostrou apropriada. Para demonstrar e validar o SAD proposto, um estudo de caso é desenvolvido, cujo objeto de estudo são os trechos das rodovias federais de Pernambuco. A fim de verificar a robustez do modelo e do impacto dos diferentes métodos de determinação dos pesos para os períodos implementados no SAD, é feita uma análise de sensibilidade sobre os resultados do estudo de caso. Como resultado, o SAD se mostra útil quanto a ordenação de criticidade dos trechos de rodovias, flexível por permitir que os parâmetros de entrada sejam alterados de forma fácil pelo tomador de decisão, além de fornecer modelos pré-definidos para estimação dos pesos temporais. Sendo assim, o SAD auxilia na primeira etapa do processo de redução de risco de acidentes de trânsito nas rodovias, para que, posteriormente, medidas preventivas e mitigadoras possam, então, ser tomadas para diminuição do risco de acidentes.FACEPEThis work develops a Decision Support System (DSS) to assist the interested parties (public agency, federal highway police, national traffic infrastructure department, etc.) in ordering the criticality of traffic accidents on federal highway stretches. The identification of the most critical road stretches allows resources, normally limited and scarce, to be better targeted, in order to have a greater impact in reducing the risk of traffic accidents. Given that the criticality measure of road traffic accidents involves multiple dimensions, such as number of occurrences, severity of the accident, characteristics of the road, etc.; this work uses a multicriteria approach to consider different safety indicators developed in the study. Additionally, given the dynamics of these safety indicators in the temporal dimension, a multiperiod approach was used in order to consider the evolution of the indicators over time, as well as to reflect the preferences of the decision maker regarding the importance that each period of time has for criticality analysis. Thus, in addition to the development of DSS, this work performs the modeling of the problem based on the construction of eight criteria, which are: i) index of accidents; ii) index of deaths; iii) index of serious injuries; iv) index of minor injuries; v) index of unscathed (material and psychological damage); vi) quality of the pavement; vii) quality of signaling; and, viii) quality of the track geometry. The joint use of the two multicriteria and multiperiod approaches using the MUPOM method (MUlti-criteria multiPeriod Outranking Method) proved to be appropriate. To demonstrate and validate the proposed DSS, a case study is developed, whose object of study is the stretches of the federal highways of Pernambuco. In order to verify the robustness of the model and the impact of the different methods of determining weights for the periods implemented in the DSS, a sensitivity analysis is made on the results of the case study. As a result, the DSS proves useful in terms of the criticality ordering of the road sections, flexible in that it allows the input parameters to be easily changed by the decision maker, in addition to providing pre-defined models for estimating time weights. Thus, the DSS assists in the first stage of the process of reducing the risk of traffic accidents on highways, so that, subsequently, preventive and mitigating measures can then be taken to reduce the risk of accidents.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producao / CAAUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSistemas de suporte de decisãoAcidentes de trânsitoProcesso decisório por critério múltiploRodovias - PernambucoModelo de decisão para redução de risco de acidentes de trânsito nas rodovias federais de Pernambuco : desenvolvimento de um Sistema de Apoio à Decisãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37662/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTDISSERTAÇÂO Mateus Alves Martins.pdf.txtDISSERTAÇÂO Mateus Alves Martins.pdf.txtExtracted texttext/plain165571https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37662/4/DISSERTA%c3%87%c3%82O%20Mateus%20Alves%20Martins.pdf.txte38bca045c2845e635f4f19362fd4a66MD54THUMBNAILDISSERTAÇÂO Mateus Alves Martins.pdf.jpgDISSERTAÇÂO Mateus Alves Martins.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1263https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37662/5/DISSERTA%c3%87%c3%82O%20Mateus%20Alves%20Martins.pdf.jpgba00dc2f0b7d3ceb9e18b8aa69e2ab33MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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