Desenvolvimento de método simplificado de construção e análise de ciclos de condução locais para carros e motos : um estudo de caso no horário fora de pico na cidade do Recife
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39229 |
Resumo: | Como forma de caracterizar e quantificar o tráfego e o consumo de combustível nas cidades é costume adotar um ciclo padrão que possibilite, de forma reproduzível, aferir as emissões e consumo dos veículos em laboratório, seguindo a norma local. Os ciclos padrão, por se tratar de ciclos genéricos construídos para abranger uma ampla região, não conseguem representar as especificidades de cada cidade, mas, fornecem uma média do conjunto. Devido à esta deficiência dos ciclos padrão, foi desenvolvido, neste trabalho, um método simplificado de construção de um ciclo de condução específico, que demanda apenas um GPS de celular, veículos, pilotos de teste e de um modelo computacional criado com a finalidade de quantificar os parâmetros cinemáticos de um ciclo de condução e o consumo de um determinado veículo nesse ciclo. O método desenvolvido foi aplicado para a criação do ciclo de condução da cidade do Recife, sendo possível a análise do ponto de vista energético (consumo de combustível) e cinemático (velocidades e acelerações médias, tempo, distância, dentre outros parâmetros) das diferenças existentes entre o tráfego médio do Recife e o ciclo imposto pela norma brasileira NBR 7024:2017, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, para qualquer veículo (carro ou moto) que se deseje avaliar. A análise dos ciclos do Recife mostrou que existe uma grande diferença entre as características de carros e motos (velocidade 43% maior para as motos). Ao compará-los ao ciclo padrão imposto, os carros apresentam velocidade inferior (43%) e aceleração similar. Já as motos apresentam velocidade similar, porém aceleração superior (57%). Para a análise energética feita para a frota brasileira de veículos, os estudos mostraram que existe um erro médio de 24% (a menos) no consumo de combustível entre o ciclo padrão de condução e o medido na cidade do Recife. Um levantamento realizado em 28 ciclos de condução locais para carros ao redor do mundo mostrou que existe uma variação média de 17% entre o consumo esperado nos ciclos e de 28% na velocidade média, revelando que não é possível, com um ciclo padrão, representar todas as regiões pelo recém exposto, o que evidencia que há necessidade de se construir e aplicar ciclos locais sempre que for possível. Além disso, foi possível evidenciar que existe uma forte correlação entre a autonomia e os níveis de aceleração nos ciclos de condução locais ao redor do mundo. |
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Devido à esta deficiência dos ciclos padrão, foi desenvolvido, neste trabalho, um método simplificado de construção de um ciclo de condução específico, que demanda apenas um GPS de celular, veículos, pilotos de teste e de um modelo computacional criado com a finalidade de quantificar os parâmetros cinemáticos de um ciclo de condução e o consumo de um determinado veículo nesse ciclo. O método desenvolvido foi aplicado para a criação do ciclo de condução da cidade do Recife, sendo possível a análise do ponto de vista energético (consumo de combustível) e cinemático (velocidades e acelerações médias, tempo, distância, dentre outros parâmetros) das diferenças existentes entre o tráfego médio do Recife e o ciclo imposto pela norma brasileira NBR 7024:2017, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, para qualquer veículo (carro ou moto) que se deseje avaliar. A análise dos ciclos do Recife mostrou que existe uma grande diferença entre as características de carros e motos (velocidade 43% maior para as motos). Ao compará-los ao ciclo padrão imposto, os carros apresentam velocidade inferior (43%) e aceleração similar. Já as motos apresentam velocidade similar, porém aceleração superior (57%). Para a análise energética feita para a frota brasileira de veículos, os estudos mostraram que existe um erro médio de 24% (a menos) no consumo de combustível entre o ciclo padrão de condução e o medido na cidade do Recife. Um levantamento realizado em 28 ciclos de condução locais para carros ao redor do mundo mostrou que existe uma variação média de 17% entre o consumo esperado nos ciclos e de 28% na velocidade média, revelando que não é possível, com um ciclo padrão, representar todas as regiões pelo recém exposto, o que evidencia que há necessidade de se construir e aplicar ciclos locais sempre que for possível. Além disso, foi possível evidenciar que existe uma forte correlação entre a autonomia e os níveis de aceleração nos ciclos de condução locais ao redor do mundo.CAPESAs a way of characterizing and quantifying traffic and fuel consumption in cities, it is customary to adopt a standard cycle that makes it possible, in a reproducible way, to measure vehicle emissions and consumption in the laboratory, following a local standard. The standard cycles, being generic and adopted to represent an entire region, cannot represent the specificities of each city, but provide an average of the city set. As a result of this deficiency in the standard cycles of representing all cities well, a simplified method was created in this work to create a specific driving cycle, which requires only a cell phone GPS, vehicles, test pilots and a computational model created for the purpose of quantifying the kinematic parameters of a driving cycle and the consumption of a given vehicle in that cycle. This method was applied for the creation of the driving cycle of the city of Recife, being possible an analysis from the energy point of view (fuel consumption) and kinematic (average speed and average accelerations, time, distance, other parameters) of the existing differences between the Recife's average traffic and the cycle imposed by the Brazilian standard NBR 7024:2017, of the Brazilian Association of Technical Standards, for any vehicle (car or motorcycle) that need to be evaluate. The analysis of the Recife cycles revealed that there is a big difference between the characteristics of cars and motorcycles (43% higher speed for motorcycles). When comparing the Recife cycles to the Standard Driving Cycle imposed, cars have a lower speed in Recife (43%) and similar acceleration, and the motorcycles have similar speed, but higher acceleration (57%). For an energy analysis carried out for the Brazilian vehicle fleet, the studies show that there is an average error of 24% in fuel consumption between the standard driving cycle and that measured in the city of Recife. A survey conducted on 28 local driving cycles for cars around the world revealed that there is an average variation of 17% between the expected consumption in the cycles, revealing that it is not possible with a standard cycle to represent all regions. These differences show the need to develop a local cycle to quantify the consumption of vehicles in the city of Recife.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia MecanicaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia MecânicaCarrosMotosCiclo de conduçãoTráfegoDesenvolvimento de método simplificado de construção e análise de ciclos de condução locais para carros e motos : um estudo de caso no horário fora de pico na cidade do Recifeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39229/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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