Construção e testagem de um instrumento de reconhecimento de expressões faciais emocionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Pâmela Rocha Bagano
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000pzr0
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10910
Resumo: O estudo sobre as emoções por muito tempo foi esquecido em favorecimento das investigações sobre a razão. Por anos o dualismo de Descartes fez esses aspectos da constituição humana esquecidos. Contudo, nos últimos anos, o interesse, em especial pela expressividade emocional através de gestos e expressões, vem crescendo e se especializando cada vez mais, especificamente sobre o reconhecimento de expressões faciais emocionais. Estudos transculturais corroboraram a ideia de universalidade das emoções defendidas por Darwin, e conceberam que pelo menos seis emoções possuem traços semelhantes entre a espécie humana: Alegria, Tristeza, Raiva, Medo, Surpresa e Nojo. Atualmente os métodos de investigação desenvolvidos para mensurar o reconhecimento emocional são bem variados, passando de técnicas visuais, auditivas e até fisiológicas. A literatura atual aponta para técnicas mais dinâmicas, como vídeos, para melhor avaliar o reconhecimento emocional. Neste contexto, buscou-se com esse trabalho elaborar um instrumento que apresentasse mais pistas situacionais, com imagens dinâmicas para o reconhecimento emocional. No instrumento são apresentados estímulos dinâmicos em diferentes intensidades para cada uma das seis emoções. Neste aspecto, em especial, o instrumento construído se diferencia das outras técnicas de mensuração de reconhecimento emocional. Para construção deste instrumento dois estudos foram realizados. O primeiro estudo contou com a colaboração de 23 jovens adultos da cidade de Petrolina-PE. Nesta etapa foi realizada a criação do instrumento, partindo da seleção dos vídeos disparadores das emoções básicas, até as análises de juízes das imagens capturadas e construção da versão informatizada do instrumento. O segundo estudo contou com a colaboração de 201 jovens adultos da cidade de Petrolina. Os resultados apontaram para uma boa adequação do instrumento. Determinou-se um fator geral composto por todas as seis emoções. Quando as emoções foram analisadas separadamente, a emoção de Surpresa apresentou um resultado pouco satisfatório, sendo apontada a necessidade de um melhoramento dos itens. Com relação às variáveis dependentes do estudo, identificou-se influência da intensidade das expressões no reconhecimento das emoções, com exceção dos itens da emoção medo. Quanto ao sexo do participante, o estudo encontrou um melhor desempenho dos homens. Por fim, considera-se que a pesquisa atingiu seu objetivo construindo e testando um instrumento de reconhecimento emocional, que considera a influência da intensidade da expressão e o sexo do ator no estímulo desencadeador.
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Estudos transculturais corroboraram a ideia de universalidade das emoções defendidas por Darwin, e conceberam que pelo menos seis emoções possuem traços semelhantes entre a espécie humana: Alegria, Tristeza, Raiva, Medo, Surpresa e Nojo. Atualmente os métodos de investigação desenvolvidos para mensurar o reconhecimento emocional são bem variados, passando de técnicas visuais, auditivas e até fisiológicas. A literatura atual aponta para técnicas mais dinâmicas, como vídeos, para melhor avaliar o reconhecimento emocional. Neste contexto, buscou-se com esse trabalho elaborar um instrumento que apresentasse mais pistas situacionais, com imagens dinâmicas para o reconhecimento emocional. No instrumento são apresentados estímulos dinâmicos em diferentes intensidades para cada uma das seis emoções. Neste aspecto, em especial, o instrumento construído se diferencia das outras técnicas de mensuração de reconhecimento emocional. Para construção deste instrumento dois estudos foram realizados. O primeiro estudo contou com a colaboração de 23 jovens adultos da cidade de Petrolina-PE. Nesta etapa foi realizada a criação do instrumento, partindo da seleção dos vídeos disparadores das emoções básicas, até as análises de juízes das imagens capturadas e construção da versão informatizada do instrumento. O segundo estudo contou com a colaboração de 201 jovens adultos da cidade de Petrolina. Os resultados apontaram para uma boa adequação do instrumento. Determinou-se um fator geral composto por todas as seis emoções. Quando as emoções foram analisadas separadamente, a emoção de Surpresa apresentou um resultado pouco satisfatório, sendo apontada a necessidade de um melhoramento dos itens. Com relação às variáveis dependentes do estudo, identificou-se influência da intensidade das expressões no reconhecimento das emoções, com exceção dos itens da emoção medo. Quanto ao sexo do participante, o estudo encontrou um melhor desempenho dos homens. 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