Métodos multicritérios para apoiar a definição de intervenções e políticas públicas de mobilidade sustentável em ocupações urbanas em morros
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38302 |
Resumo: | No desenvolvimento das cidades, nem sempre todo o crescimento é feito de forma bem ordenada e dotado de infraestrutura necessária. Somado a isso, deveres apontados pela legislação pressionam os gestores a fazerem intervenções nessa área de forma a melhorar a vida da população. Contudo, as condições locais nem sempre contribuem para que tais intervenções sejam de fácil escolha, requerendo a análise de diferentes aspectos. Esse trabalho visa auxiliar os gestores na tomada de decisão quanto à implantação de infraestruturas e projetos que venham a auxiliar a condição de vida dos moradores. Nesse caso em específico, melhorar a questão da mobilidade para a população residente nas áreas de morro do Recife. Foram estudadas as condições que levaram a formação do problema, e o estado atual da população local. Também estudaram-se diferentes abordagens possíveis de serem adotadas nas condições estudadas e então as diferentes metodologias multicritério que poderiam auxiliar os gestores na tomada de decisão entre tais abordagens. Foram realizados então 2 questionários: um para a obtenção de critérios necessários para avaliação de possíveis intervenções a serem implementadas em tais regiões, que seriam comparados a critérios obtidos a partir da literatura; e então um segundo questionário visando a avaliação de 3 possíveis soluções sob os critérios selecionados, além da obtenção da hierarquia entre tais critérios. Como resultados, observou-se que os critérios locais assemelham-se aos obtidos na literatura, mas com intensidade de importância diferenciada devido as condições locais e em relação aos grupos entrevistados (gestores e pesquisadores): embora ambos apontam as questões econômicas com maior peso, para segunda posição um grupo avalia maior preferência a análise de questões sociais quase em mesmo peso que o econômico (pesquisadores), e outro avalia com mais peso as questões infraestruturais (gestores). Para a avaliação das soluções, concorda-se que a solução mais avançada tecnologicamente (Solução 3) beneficiaria mais a população de acordo com os critérios, embora apresente dificuldades relativas à questão econômica e de gestão. Quanto as demais soluções, enquanto um grupo (pesquisadores) identifica a solução intermediária como segunda mais apropriada, outro grupo a avalia como muito próxima a solução mais básica, de forma que a depender da metodologia utilizada, resultados diferentes se observam. Assim, vê-se que diferentes metodologias permitem abordar o problema sob formas diferenciadas, o que reflete em sua complexidade de aplicação e avaliação das soluções obtidas. Conclui-se que métodos de mais simples aplicação, como o GAM ou o SMARTER, podem permitir uma avaliação preliminar adequada, mas preferencialmente sendo acompanhados de uma posterior análise mais robusta com método Macbeth ou ELECTRE II. |
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Esse trabalho visa auxiliar os gestores na tomada de decisão quanto à implantação de infraestruturas e projetos que venham a auxiliar a condição de vida dos moradores. Nesse caso em específico, melhorar a questão da mobilidade para a população residente nas áreas de morro do Recife. Foram estudadas as condições que levaram a formação do problema, e o estado atual da população local. Também estudaram-se diferentes abordagens possíveis de serem adotadas nas condições estudadas e então as diferentes metodologias multicritério que poderiam auxiliar os gestores na tomada de decisão entre tais abordagens. Foram realizados então 2 questionários: um para a obtenção de critérios necessários para avaliação de possíveis intervenções a serem implementadas em tais regiões, que seriam comparados a critérios obtidos a partir da literatura; e então um segundo questionário visando a avaliação de 3 possíveis soluções sob os critérios selecionados, além da obtenção da hierarquia entre tais critérios. Como resultados, observou-se que os critérios locais assemelham-se aos obtidos na literatura, mas com intensidade de importância diferenciada devido as condições locais e em relação aos grupos entrevistados (gestores e pesquisadores): embora ambos apontam as questões econômicas com maior peso, para segunda posição um grupo avalia maior preferência a análise de questões sociais quase em mesmo peso que o econômico (pesquisadores), e outro avalia com mais peso as questões infraestruturais (gestores). Para a avaliação das soluções, concorda-se que a solução mais avançada tecnologicamente (Solução 3) beneficiaria mais a população de acordo com os critérios, embora apresente dificuldades relativas à questão econômica e de gestão. Quanto as demais soluções, enquanto um grupo (pesquisadores) identifica a solução intermediária como segunda mais apropriada, outro grupo a avalia como muito próxima a solução mais básica, de forma que a depender da metodologia utilizada, resultados diferentes se observam. Assim, vê-se que diferentes metodologias permitem abordar o problema sob formas diferenciadas, o que reflete em sua complexidade de aplicação e avaliação das soluções obtidas. Conclui-se que métodos de mais simples aplicação, como o GAM ou o SMARTER, podem permitir uma avaliação preliminar adequada, mas preferencialmente sendo acompanhados de uma posterior análise mais robusta com método Macbeth ou ELECTRE II.FACEPENot all growth is done in a well-ordered manner and with the necessary infrastructure in the development of cities. In addition, responsibilities pointed out by the legislation create pressure over managers to make interventions in these areas in order to improve the population's well-being. However, local conditions do not always contribute to choose and make such interventions easily implemented, requiring the analysis of different aspects. This work aims to assist managers in making decisions regarding the implementation of projects that will help the living conditions of the residents, in this specific case, improve the mobility for the population living in hills areas of Recife. The conditions that led to the formation of the problem and the current state of the local population were studied. We also analysed different approaches that could be adopted under the conditions studied, and then the different multicriteria methodology that could assist managers in the decision making. Two questionnaires were then carried out: the first one to obtain the necessary criteria for the evaluation of possible interventions to be implemented in such regions, which would be compared to the criteria obtained from the literature; and then a second questionnaire to evaluate three possible solutions under the selected criteria, in addition to obtaining the hierarchy between those criteria. It was possible to observe that the local criteria obtained are similar to those obtained in the literature, but with different intensity of importance due to local conditions. In relation to the groups studied, although both pointed the economic issues with greater weight, for second position one group (researchers) evaluated a preference for the analysis of social factors almost at the same weight as the economic one, while another group (managers) evaluated infrastructure factors more strongly. In regard to the evaluation of the solutions, both groups agreed that the most technologically advanced solution (Solution 3) would benefit the population more according to the criteria chosen, although it presents difficulties regarding the economic and management points. As for the other solutions, while one group (researchers) identifies the intermediate solution as the second most appropriate, another group (managers) evaluates it as very close to the most basic solution, so that depending on the methodology used, different results were observed. Thus, we can perceive different methodologies allow approaching the problem in different ways, which reflects in its complexity of application and evaluation of the solutions obtained. It is concluded that methods of simpler application, such as GAM or SMARTER, can allow an adequate preliminary assessment, but preferably being accompanied by a more robust later analysis with Macbeth or ELECTRE II method.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia CivilMétodos multicritérioTransporte e uso do soloMobilidade urbanaMorrosMétodos multicritérios para apoiar a definição de intervenções e políticas públicas de mobilidade sustentável em ocupações urbanas em morrosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Débora Gonçalves Vasconcelos.pdfDISSERTAÇÃO Débora Gonçalves Vasconcelos.pdfapplication/pdf4905212https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38302/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20D%c3%a9bora%20Gon%c3%a7alves%20Vasconcelos.pdf5cea87422263f0366fa9994632d7f517MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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