A loucura e Nelson Rodrigues: o teatro do desagradável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Antonio Lamenha Albuquerque da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000wvjt
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30383
Resumo: Este trabalho pretende investigar a representação da loucura no teatro de Nelson Rodrigues (1912–1980), escritor e jornalista brasileiro bastante influente e conhecido por suas abordagens polêmicas dos variados temas da vida humana em sua obra tanto dramatúrgica quanto narrativa. O recorte da obra rodriguiana que serve de objeto de estudo desta dissertação consiste nas peças, em ordem cronológica de publicação: A mulher sem pecado, Vestido de noiva, Álbum de família, O anjo negro e Valsa nº 6 (1981). De início, desenvolve-se uma discussão acerca da literatura comparada e suas fronteiras, a fim de situar este estudo num campo específico do conhecimento, dialogando com autores como Carvalhal (2011), Remak (2011) e Moretti (2000). O conceito de loucura e seus câmbios ao longo do tempo são perscrutados, tomando o fio condutor de Foucault (1972). Ainda sobre a loucura em si, dois elementos da obra de Nelson Rodrigues estão recorrentemente relacionados a ela: o olho e a casa. Discorre-se sobre esses dois itens, com auxílio de Bataille (2003), Bachelard (2003) e Sontag (1984), por exemplo. Em seguida, parte-se para a análise das peças de Nelson Rodrigues. Cada peça é analisada separadamente, no encalço da loucura, do olho e da casa. Por fim, elabora-se uma leitura comparativa entre o escritor sueco August Strindberg e Nelson Rodrigues, mais especificamente com as obras O pai (1970), do primeiro, e A mulher sem pecado (1981), do segundo; e busca-se também o vínculo de Nelson Rodrigues com o Modernismo brasileiro e com a literatura brasileira que trata do tema da loucura.
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De início, desenvolve-se uma discussão acerca da literatura comparada e suas fronteiras, a fim de situar este estudo num campo específico do conhecimento, dialogando com autores como Carvalhal (2011), Remak (2011) e Moretti (2000). O conceito de loucura e seus câmbios ao longo do tempo são perscrutados, tomando o fio condutor de Foucault (1972). Ainda sobre a loucura em si, dois elementos da obra de Nelson Rodrigues estão recorrentemente relacionados a ela: o olho e a casa. Discorre-se sobre esses dois itens, com auxílio de Bataille (2003), Bachelard (2003) e Sontag (1984), por exemplo. Em seguida, parte-se para a análise das peças de Nelson Rodrigues. Cada peça é analisada separadamente, no encalço da loucura, do olho e da casa. Por fim, elabora-se uma leitura comparativa entre o escritor sueco August Strindberg e Nelson Rodrigues, mais especificamente com as obras O pai (1970), do primeiro, e A mulher sem pecado (1981), do segundo; e busca-se também o vínculo de Nelson Rodrigues com o Modernismo brasileiro e com a literatura brasileira que trata do tema da loucura.Este trabajo busca investigar la representación de la locura en el teatro de Nelson Rodrigues (1912–1980), escritor y periodista brasileño bastante influyente y conocido por sus abordajes polémicos acerca de los variados temas de la vida humana en su obra tanto dramatúrgica como narrativa. El recorte de la obra rodriguiana que sirve de objeto de estudio de esta disertación consiste en las siguientes obras teatrales, en orden cronológico de publicación: A mulher sem pecado, Vestido de noiva, Álbum de família, O anjo negro y Valsa nº 6 (1981). De inicio, se desarrolla una discusión acerca de la literatura comparada y sus fronteras, a fin de ubicar este estudio en un área específico del conocimiento, dialogando con autores como Carvalhal (2011), Remak (2011) y Moretti (2000). El concepto de locura y sus cambios al largo del tiempo son recorridos, siguiendo el hilo conductor de Foucault (1972). Aún sobre la locura en sí, dos elementos de la obra de Nelson Rodrigues a menudo están relacionados a ella: el ojo y la casa. Se discurre sobre estos dos ítems, con el auxilio de Bataille (2003), Bachelard (2003) y Sontag (1984), por ejemplo. En seguida, se parte para el análisis de las obras teatrales de Nelson Rodrigues. Cada obra es analizada separadamente, en la huella de la locura, el ojo y la casa. Por fin, se elabora una lectura comparativa entre el escritor sueco August Strindberg (1849–1912) y Nelson Rodrigues, más específicamente con las obras teatrales O pai (1970), del primero, y A mulher sem pecado (1981), del segundo; y también se busca el vínculo de Nelson Rodrigues con el Modernismo brasileño y con la literatura brasileña que trata del tema de la locura.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessNelson RodriguesLoucuraDramaturgia brasileiraA loucura e Nelson Rodrigues: o teatro do desagradávelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Antonio Lamenha Albuquerque da SIlva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Antonio Lamenha Albuquerque da SIlva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1138https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30383/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Antonio%20Lamenha%20Albuquerque%20da%20SIlva.pdf.jpg8cdb62d8753eb51a23657c530ea3003bMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Antonio Lamenha Albuquerque da SIlva.pdfDISSERTAÇÃO Antonio Lamenha Albuquerque da SIlva.pdfapplication/pdf1124104https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30383/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Antonio%20Lamenha%20Albuquerque%20da%20SIlva.pdfbd5515c0e4e86eb1d24b78c0789b16f9MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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