Identidades entrelaçadas do empreendedor e da marca : a formação da identidade da TAM nas palavras de Rolim Adolfo Amaro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TEIXEIRA, Cíntia Cavalcanti de Melo
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1032
Resumo: A identidade da marca é tida como elo de ligação entre as diversas mensagens por ela proferidas ao longo dos anos. Esse elemento possui alguns aspectos perenes e outros mutáveis, os quais farão com que a marca se atualize. Produtos, nome, raízes geográficas e símbolos são alguns dos elementos mencionados como fontes da identidade da marca; pouca atenção, porém, é dada ao aspecto humano. Entre as várias pessoas que interagem com ela, interferindo na constituição de sua identidade, uma é especial: o seu fundador. É este quem provê características à marca, como se fosse um pai. Estudamos, utilizando a análise narrativa, o caso da TAM e de seu fundador Rolim. Ao analisarmos suas palavras sobre a marca desenvolvida, verificamos que o fundador não menciona a marca sem falar de si mesmo e contar sua história, pois, com o passar do tempo, suas identidades tornam-se entrelaçadas. A objetivação dos elementos identitários do empreendedor na identidade da marca se dá através da atuação do fundador em todas as ações da empresa e a expressão de seu exemplo como devendo ser seguido por todos que a compõem
id UFPE_900cecb101793223a2400e6743e57f52
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/1032
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling TEIXEIRA, Cíntia Cavalcanti de MeloMELLO, Sérgio Carvalho Benício de2014-06-12T15:07:08Z2014-06-12T15:07:08Z2006Cavalcanti de Melo Teixeira, Cíntia; Carvalho Benício de Mello, Sérgio. Identidades entrelaçadas do empreendedor e da marca : a formação da identidade da TAM nas palavras de Rolim Adolfo Amaro. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1032A identidade da marca é tida como elo de ligação entre as diversas mensagens por ela proferidas ao longo dos anos. Esse elemento possui alguns aspectos perenes e outros mutáveis, os quais farão com que a marca se atualize. Produtos, nome, raízes geográficas e símbolos são alguns dos elementos mencionados como fontes da identidade da marca; pouca atenção, porém, é dada ao aspecto humano. Entre as várias pessoas que interagem com ela, interferindo na constituição de sua identidade, uma é especial: o seu fundador. É este quem provê características à marca, como se fosse um pai. Estudamos, utilizando a análise narrativa, o caso da TAM e de seu fundador Rolim. Ao analisarmos suas palavras sobre a marca desenvolvida, verificamos que o fundador não menciona a marca sem falar de si mesmo e contar sua história, pois, com o passar do tempo, suas identidades tornam-se entrelaçadas. A objetivação dos elementos identitários do empreendedor na identidade da marca se dá através da atuação do fundador em todas as ações da empresa e a expressão de seu exemplo como devendo ser seguido por todos que a compõemporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEmpreendedor (Brasil)Marca de produtos (Brasil)TAM Linhas AéreasRolim Adolfo AmaroIdentidades entrelaçadas do empreendedor e da marca : a formação da identidade da TAM nas palavras de Rolim Adolfo Amaroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo1366_1.pdf.jpgarquivo1366_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1564https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/1032/4/arquivo1366_1.pdf.jpg7f51c3b33a6b981586fa830cc9b31e17MD54ORIGINALarquivo1366_1.pdfapplication/pdf1580189https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/1032/1/arquivo1366_1.pdf0f7a548c2f6f7f1afab3295158b325fbMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/1032/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo1366_1.pdf.txtarquivo1366_1.pdf.txtExtracted texttext/plain274139https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/1032/3/arquivo1366_1.pdf.txt889263c6f690ac2bf96e0d84079b05f6MD53123456789/10322019-10-25 12:24:29.316oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T15:24:29Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Identidades entrelaçadas do empreendedor e da marca : a formação da identidade da TAM nas palavras de Rolim Adolfo Amaro
title Identidades entrelaçadas do empreendedor e da marca : a formação da identidade da TAM nas palavras de Rolim Adolfo Amaro
spellingShingle Identidades entrelaçadas do empreendedor e da marca : a formação da identidade da TAM nas palavras de Rolim Adolfo Amaro
TEIXEIRA, Cíntia Cavalcanti de Melo
Empreendedor (Brasil)
Marca de produtos (Brasil)
TAM Linhas Aéreas
Rolim Adolfo Amaro
title_short Identidades entrelaçadas do empreendedor e da marca : a formação da identidade da TAM nas palavras de Rolim Adolfo Amaro
title_full Identidades entrelaçadas do empreendedor e da marca : a formação da identidade da TAM nas palavras de Rolim Adolfo Amaro
title_fullStr Identidades entrelaçadas do empreendedor e da marca : a formação da identidade da TAM nas palavras de Rolim Adolfo Amaro
title_full_unstemmed Identidades entrelaçadas do empreendedor e da marca : a formação da identidade da TAM nas palavras de Rolim Adolfo Amaro
title_sort Identidades entrelaçadas do empreendedor e da marca : a formação da identidade da TAM nas palavras de Rolim Adolfo Amaro
author TEIXEIRA, Cíntia Cavalcanti de Melo
author_facet TEIXEIRA, Cíntia Cavalcanti de Melo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv TEIXEIRA, Cíntia Cavalcanti de Melo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MELLO, Sérgio Carvalho Benício de
contributor_str_mv MELLO, Sérgio Carvalho Benício de
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedor (Brasil)
Marca de produtos (Brasil)
TAM Linhas Aéreas
Rolim Adolfo Amaro
topic Empreendedor (Brasil)
Marca de produtos (Brasil)
TAM Linhas Aéreas
Rolim Adolfo Amaro
description A identidade da marca é tida como elo de ligação entre as diversas mensagens por ela proferidas ao longo dos anos. Esse elemento possui alguns aspectos perenes e outros mutáveis, os quais farão com que a marca se atualize. Produtos, nome, raízes geográficas e símbolos são alguns dos elementos mencionados como fontes da identidade da marca; pouca atenção, porém, é dada ao aspecto humano. Entre as várias pessoas que interagem com ela, interferindo na constituição de sua identidade, uma é especial: o seu fundador. É este quem provê características à marca, como se fosse um pai. Estudamos, utilizando a análise narrativa, o caso da TAM e de seu fundador Rolim. Ao analisarmos suas palavras sobre a marca desenvolvida, verificamos que o fundador não menciona a marca sem falar de si mesmo e contar sua história, pois, com o passar do tempo, suas identidades tornam-se entrelaçadas. A objetivação dos elementos identitários do empreendedor na identidade da marca se dá através da atuação do fundador em todas as ações da empresa e a expressão de seu exemplo como devendo ser seguido por todos que a compõem
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-12T15:07:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-12T15:07:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Cavalcanti de Melo Teixeira, Cíntia; Carvalho Benício de Mello, Sérgio. Identidades entrelaçadas do empreendedor e da marca : a formação da identidade da TAM nas palavras de Rolim Adolfo Amaro. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1032
identifier_str_mv Cavalcanti de Melo Teixeira, Cíntia; Carvalho Benício de Mello, Sérgio. Identidades entrelaçadas do empreendedor e da marca : a formação da identidade da TAM nas palavras de Rolim Adolfo Amaro. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/1032/4/arquivo1366_1.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/1032/1/arquivo1366_1.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/1032/2/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/1032/3/arquivo1366_1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7f51c3b33a6b981586fa830cc9b31e17
0f7a548c2f6f7f1afab3295158b325fb
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
889263c6f690ac2bf96e0d84079b05f6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310621993107456