A satisfação dos alunos de Ciências Contábeis durante e após a utilização de recursos audiovisuais: uma análise mediante o perfil socioeconômico e de hipercultura
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Data de Publicação: | 2016 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18664 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo geral, verificar se a utilização dos recursos audiovisuais (RA) interfere na satisfação dos discentes no processo de ensino – aprendizagem nas Ciências Contábeis, à luz das características de hipercultura (Souza et al., 2012) e do perfil socioeconômico. Para isso, foi necessário a realização de um quase-experimento, onde foram acompanhadas duas turmas da disciplina de Contabilidade Societária I, da Graduação de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde na primeira unidade foi aplicado o recurso audiovisual (RA), no caso as vídeo-aulas, e na segunda unidade foi aplicado a metodologia de ensino tradicional, ou seja, face-a-face na sala de aula. Para realizar o acompanhamento da satisfação dos alunos nas aulas com e sem o uso de RA, foi necessário a aplicação de 12 (doze) questionários ao longo do período, visando conhecer o perfil socioeconômico, as características de hipercultura, a adaptação e o nível de satisfação dos discentes em relação ao ambiente de ensino em geral.Com isso, foi possível acompanhar a evolução ou retrocesso dessas variáveis no ensino na primeira e segunda unidade. Para responder ao objetivo geral e específicos da pesquisa, fez-se uso da estatística descritiva e inferencial, com a aplicação do Teste de Qui-Quadrado, adotando-se um nível de confiança de 90%. A amostra desse estudo foi de 40 (quarenta) alunos do quarto período da UFPE. Os resultados demonstraram em geral, que, nas aulas com o uso do recurso audiovisual, 87,5% dos discentes tiveram uma satisfação que variou entre “excelente” e “bom”, enquanto que no ensino sem o uso de RA, 75,0% da amostra apresentou essa variação. Resultando, portanto, em uma maior, satisfação dos alunos nas aulas com os vídeos, apesar do que as comparações das adaptações e satisfação dos discentes nas duas unidades evidenciam. Porém, tudo indica que as variáveis que foram favoráveis para as aulas com o uso de RA, influenciam mais na motivação e fatores intrínsecos ou satisfatórios dos alunos, do que as outras variáveis, causando portanto, a satisfação dos alunos conforme Teoria de Herzberg et al. (1967). Além disso, encontrou-se que apesar da definição do perfil socioeconômico dos alunos e a utilização do mesmo, para executar a relação com as outras variáveis, ter contribuído na busca do entendimento da satisfação dos estudantes, percebe-se que o perfil não consegue justificar e explicar, os fatores intrínsecos dos discentes que podem influenciar na satisfação. Porém, nas relações envolvendo as características de hipercultura foram encontradas maiores explicações, que possibilitassem o entendimento dos fatores intrínsecos ou satisfatórios, que motivam ou não o aluno. Como também, os resultados encontrados em relação a hipercultura, apresentaram pontos positivos para a adaptação e satisfação dos alunos no ensino com o uso de RA, pois demonstra que os sujeitos da amostra estão frequentemente em contato com diversos tipos de recursos tecnológicos. |
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Para realizar o acompanhamento da satisfação dos alunos nas aulas com e sem o uso de RA, foi necessário a aplicação de 12 (doze) questionários ao longo do período, visando conhecer o perfil socioeconômico, as características de hipercultura, a adaptação e o nível de satisfação dos discentes em relação ao ambiente de ensino em geral.Com isso, foi possível acompanhar a evolução ou retrocesso dessas variáveis no ensino na primeira e segunda unidade. Para responder ao objetivo geral e específicos da pesquisa, fez-se uso da estatística descritiva e inferencial, com a aplicação do Teste de Qui-Quadrado, adotando-se um nível de confiança de 90%. A amostra desse estudo foi de 40 (quarenta) alunos do quarto período da UFPE. Os resultados demonstraram em geral, que, nas aulas com o uso do recurso audiovisual, 87,5% dos discentes tiveram uma satisfação que variou entre “excelente” e “bom”, enquanto que no ensino sem o uso de RA, 75,0% da amostra apresentou essa variação. Resultando, portanto, em uma maior, satisfação dos alunos nas aulas com os vídeos, apesar do que as comparações das adaptações e satisfação dos discentes nas duas unidades evidenciam. Porém, tudo indica que as variáveis que foram favoráveis para as aulas com o uso de RA, influenciam mais na motivação e fatores intrínsecos ou satisfatórios dos alunos, do que as outras variáveis, causando portanto, a satisfação dos alunos conforme Teoria de Herzberg et al. (1967). Além disso, encontrou-se que apesar da definição do perfil socioeconômico dos alunos e a utilização do mesmo, para executar a relação com as outras variáveis, ter contribuído na busca do entendimento da satisfação dos estudantes, percebe-se que o perfil não consegue justificar e explicar, os fatores intrínsecos dos discentes que podem influenciar na satisfação. Porém, nas relações envolvendo as características de hipercultura foram encontradas maiores explicações, que possibilitassem o entendimento dos fatores intrínsecos ou satisfatórios, que motivam ou não o aluno. Como também, os resultados encontrados em relação a hipercultura, apresentaram pontos positivos para a adaptação e satisfação dos alunos no ensino com o uso de RA, pois demonstra que os sujeitos da amostra estão frequentemente em contato com diversos tipos de recursos tecnológicos.This article had as general objective, verify if the utilization of audiovisual resources (AR) interferes in the satisfaction of the students during the process of learning in Accountability, in the light of Hypercultural characteristics (Souza et al., 2012) and socioeconomic profile. To accomplish it was necessary the realization of a quasiexperiment, where two classes from the discipline Corporate Accounting I, from the Bacharelate in Accounting by the Pernambuco Federal University (UFPE), where in the first group it was utilized the audiovisual resources, in this case video classes, and in the second group it was utilized the tradition teaching methodology, face-to-face in the classroom. In order to observe the satisfaction from the students in both groups, it was necessary the applying of 12(twelve) questionnaires during the duration of the course, aiming to better understand the socioeconomic profile, the Hyperculture characteristics, the adaption and the levels of satisfaction of the students in relation to the learning methodologies in general. With that, it was possible to follow the evolution or regression of these variables in the groups one and two. To answer the general and specifics objectives for this article, it was used techniques for descriptive statistics and inferential, with the application of a Chi-square test, adopting a confidence level of 90%. The sample from these studies were 40 (forty) students from the fourth semester of UFPE. The results demonstrates that in general, the classes with audiovisual resources, 87,5% of the students had a satisfaction that varied between “excellent” and “good”, while in the classes without the audiovisual resources, 75,0% of the sample presented the same variation. Resulting, in a large satisfaction from the students with their classes with video, despite the comparison for the adaptations and satisfaction for the students and teachers demonstrated. Although everything indicates that the variables that were favorable to the video classes, had influentiated more in the motivation and intrinsic values or satisfactory for the students, than the other variables, causing the students general satisfaction according to the Theory of Herzberg et al. (1967). Beyond that, it was found that even though the definition for the socioeconomic profile for the students and the utilization of it, to be used in relation to other variables, had contributed in the better understanding of the students satisfaction, is perceived that the profile doesn’t justify and explains, the intrinsic values of the students that could have influenced in the satisfaction. But, in the relations involving the Hyperculture characteristics it was found better explanations, that made possible the understanding of the intrinsic or satisfactory factors, that had motivated or not the student. And as well, the results found in the relation of Hyperculture, presented positive points for the adaptation and satisfaction of the students in the methodology with the use of audiovisual resources, for it demonstrates that the subjects of the sample are frequently in contact with different types of technological resources.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencias ContabeisUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSatisfaçãoEducação ContábilRecursos AudiovisuaisRecursos TecnológicosHiperculturaSatisfactionAccounting EducationAudiovisual ResourcesTechnological ResourcesHyperculture.A satisfação dos alunos de Ciências Contábeis durante e após a utilização de recursos audiovisuais: uma análise mediante o perfil socioeconômico e de hiperculturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDissertação pronta.- Maria Emanuela de P. C. da S. Rodrigues .pdf.jpgDissertação pronta.- Maria Emanuela de P. C. da S. Rodrigues .pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1296https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18664/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20pronta.-%20Maria%20Emanuela%20de%20P.%20C.%20da%20S.%20Rodrigues%20.pdf.jpgc99d8d375e5f08f6a59eb148ad7d60d1MD55ORIGINALDissertação pronta.- Maria Emanuela de P. C. da S. Rodrigues .pdfDissertação pronta.- Maria Emanuela de P. C. da S. 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