Letramento nutricional e fatores associados em idosos com diabetes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Isabela Catarina Leão da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000004h9g
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48917
Resumo: O conhecimento das informações sobre o diabetes é de grande impacto para a manutenção da saúde e retardo do surgimento de complicações. O Letramento Nutricional consiste na capacidade de obter, processar e compreender as informações sobre nutrição. O objetivo deste trabalho é analisar o letramento nutricional e os fatores associados em idosos com diabetes mellitus. Trata-se de um estudo transversal, com abordagem analítica, desenvolvido no Ambulatório de Endocrinologia do Hospital das Clínicas da UFPE, com 135 indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos e diagnóstico de Diabetes tipo 2. A coleta de dados ocorreu no período de outubro a dezembro de 2021, por meio de um instrumento semiestruturado, composto por variáveis sociodemográficas, clínicas, antropométricas e Letramento Nutricional. Para avaliação das variáveis que interferem no LN foi utilizado o teste de qui-quadrado e teste Exato de Fisher. Na avaliação do risco para letramento inadequado, utilizado o modelo de Poisson, com nível de significância de 5%. O teste de Wald foi utilizado na comparação dos riscos de letramento inadequado. Em todas as análises utilizou-se nível de significância de 5% e intervalos de confiança de 95%. O letramento nutricional inadequado foi prevalente (63%), com destaque para o sexo masculino (73,2%), tempo de escolaridade inferior a 8 anos de estudo (69,2%). O tempo de diagnóstico de diabetes foi superior a 10 anos (53,3%), com média de 185 meses (DP=152). O letramento nutricional inadequado esteve associado ao maior tempo de diagnóstico e menor escolaridade. Faz-se necessário o desenvolvimento de ações educativas voltadas à nutrição, com metodologias ativas a fim de ampliar a compreensão do público sobre a temática.
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Trata-se de um estudo transversal, com abordagem analítica, desenvolvido no Ambulatório de Endocrinologia do Hospital das Clínicas da UFPE, com 135 indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos e diagnóstico de Diabetes tipo 2. A coleta de dados ocorreu no período de outubro a dezembro de 2021, por meio de um instrumento semiestruturado, composto por variáveis sociodemográficas, clínicas, antropométricas e Letramento Nutricional. Para avaliação das variáveis que interferem no LN foi utilizado o teste de qui-quadrado e teste Exato de Fisher. Na avaliação do risco para letramento inadequado, utilizado o modelo de Poisson, com nível de significância de 5%. O teste de Wald foi utilizado na comparação dos riscos de letramento inadequado. Em todas as análises utilizou-se nível de significância de 5% e intervalos de confiança de 95%. O letramento nutricional inadequado foi prevalente (63%), com destaque para o sexo masculino (73,2%), tempo de escolaridade inferior a 8 anos de estudo (69,2%). O tempo de diagnóstico de diabetes foi superior a 10 anos (53,3%), com média de 185 meses (DP=152). O letramento nutricional inadequado esteve associado ao maior tempo de diagnóstico e menor escolaridade. Faz-se necessário o desenvolvimento de ações educativas voltadas à nutrição, com metodologias ativas a fim de ampliar a compreensão do público sobre a temática.CAPESKnowledge of information about diabetes has a great impact on maintaining health and delaying the onset of complications. Nutritional Literacy consists of the ability to obtain, process and understand information about nutrition. The aim of this study is to analyze nutritional literacy and associated factors in elderly people with diabetes mellitus. Cross-sectional study, with an analytical approach, developed at the Endocrinology Outpatient Clinic of the Hospital das Clínicas da UFPE, with 135 individuals aged 60 years or older and diagnosed with Type 2 Diabetes. Data collection took place from October to December 2021, through a semi-structured instrument, composed of sociodemographic, clinical, anthropometric and Nutritional Literacy variables. To evaluate the variables that interfere with the LN, the chi-square test and Fisher's exact test were used. In assessing the risk for inadequate literacy, the Poisson model was used, with a significance level of 5%. The Wald test was used to compare the risks of inadequate literacy. In all analyses, a significance level of 5% and confidence intervals of 95% were used. Inadequate nutritional literacy was prevalent (63%), with emphasis on males (73.2%), with less than 8 years of schooling (69.2%). The time since diagnosis of diabetes was more than 10 years (53.3%), with an average of 185 months (SD=152). Inadequate nutritional literacy was associated with longer time since diagnosis and lower education. It is necessary to develop educational activities focused on nutrition, with active methodologies in order to broaden the public's understanding of the subject.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em GerontologiaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAlfabetização em SaúdeLetramento NutricionalDiabetes MellitusEducação em SaúdeIdosoLetramento nutricional e fatores associados em idosos com diabetesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Isabela Catarina Leão da Costa.pdfDISSERTAÇÃO Isabela Catarina Leão da Costa.pdfapplication/pdf1687064https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48917/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Isabela%20Catarina%20Le%c3%a3o%20da%20Costa.pdf94fa5cce73da80658ff7832346c3f66cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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