Aprendizagem de atores no processo de inovação : um estudo de caso em uma empresa do setor de Tecnologia de Informação e Comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Simone Costa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39184
Resumo: Este estudo teve como objetivo principal compreender como ocorre a aprendizagem dos atores envolvidos no processo de inovação de uma organização do setor de Tecnologia de Informação e Comunicação. Para consecução desse objetivo foram elencadas três perguntas que norteiam a pesquisa: Quais os principais eventos de aprendizagem vivenciados pelos atores durante a trajetória da organização? Como são executadas as fases do processo de inovação estudado? Quais aspectos do tempo e da temporalidade se destacaram durante as ações e interações dos atores? Para tal, inicialmente disserta-se sobre os fundamentos da aprendizagem organizacional e sobre experiência, interação e interpretação em aprendizagem organizacional. Em seguida, são expostos os fundamentos gerais sobre o tempo e a temporalidade e sobre os eventos de aprendizagem. Por fim, foram expostos os conceitos e aspectos relativos à inovação e sobre inovação como um processo. O percurso metodológico envolveu um estudo de caso qualitativo, tendo realizado 20 entrevistas com os sujeitos atuantes em um projeto de inovação administrativa, denominado Mutatis, em uma empresa do Setor de Tecnologia de Inovação, localizada na cidade do Recife/PE. Também foram coletados dados documentais e realizadas observações mediante a participação em reuniões de acompanhamento do projeto, a partir das quais foram confeccionadas notas de campo. Para análise de dados foram empregadas técnicas da Teoria Fundamentada. Durante análise dos dados coletados foram elaborados códigos e memorandos iniciais, posteriormente refinados a partir da codificação focalizada, até emergirem categorias. Os resultados da pesquisa revelam que os atores aprendem a partir da vivência de eventos significativos, sendo identificados quatro desses eventos, a saber: a) começando a empregar a metodologia ágil; b) perdendo um importante cliente; c) enfrentando problemas com o capital humano da organização; d) envidando esforços para intensificar a transformação ágil. No desdobramento do processo de inovação, os atores executaram as fases de concepção, desenvolvimento e teste/avaliação da inovação, dando ênfase aos momentos de feedback. Desse processo resultou o surgimento de novas práticas a serem empregadas na organização. E, ainda, a aprendizagem dos atores se desdobrou em uma composição temporal específica com os indivíduos conciliando aspectos relativos ao tempo e à temporalidade, tais como estruturas temporais, ritmos de tempo-chronos e tempo-kairós e trabalho temporal, buscando interpretar as situações vivenciadas.
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spelling SILVA, Simone Costahttp://lattes.cnpq.br/5339837796115908http://lattes.cnpq.br/0801402521183018PRIMO, Marcos André Mendes2021-02-02T15:51:23Z2021-02-02T15:51:23Z2020-02-27SILVA, Simone Costa. Aprendizagem de atores no processo de inovação: um estudo de caso em uma empresa do setor de Tecnologia de Informação e Comunicação. 2020. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39184Este estudo teve como objetivo principal compreender como ocorre a aprendizagem dos atores envolvidos no processo de inovação de uma organização do setor de Tecnologia de Informação e Comunicação. Para consecução desse objetivo foram elencadas três perguntas que norteiam a pesquisa: Quais os principais eventos de aprendizagem vivenciados pelos atores durante a trajetória da organização? Como são executadas as fases do processo de inovação estudado? Quais aspectos do tempo e da temporalidade se destacaram durante as ações e interações dos atores? Para tal, inicialmente disserta-se sobre os fundamentos da aprendizagem organizacional e sobre experiência, interação e interpretação em aprendizagem organizacional. Em seguida, são expostos os fundamentos gerais sobre o tempo e a temporalidade e sobre os eventos de aprendizagem. Por fim, foram expostos os conceitos e aspectos relativos à inovação e sobre inovação como um processo. O percurso metodológico envolveu um estudo de caso qualitativo, tendo realizado 20 entrevistas com os sujeitos atuantes em um projeto de inovação administrativa, denominado Mutatis, em uma empresa do Setor de Tecnologia de Inovação, localizada na cidade do Recife/PE. Também foram coletados dados documentais e realizadas observações mediante a participação em reuniões de acompanhamento do projeto, a partir das quais foram confeccionadas notas de campo. Para análise de dados foram empregadas técnicas da Teoria Fundamentada. Durante análise dos dados coletados foram elaborados códigos e memorandos iniciais, posteriormente refinados a partir da codificação focalizada, até emergirem categorias. Os resultados da pesquisa revelam que os atores aprendem a partir da vivência de eventos significativos, sendo identificados quatro desses eventos, a saber: a) começando a empregar a metodologia ágil; b) perdendo um importante cliente; c) enfrentando problemas com o capital humano da organização; d) envidando esforços para intensificar a transformação ágil. No desdobramento do processo de inovação, os atores executaram as fases de concepção, desenvolvimento e teste/avaliação da inovação, dando ênfase aos momentos de feedback. Desse processo resultou o surgimento de novas práticas a serem empregadas na organização. E, ainda, a aprendizagem dos atores se desdobrou em uma composição temporal específica com os indivíduos conciliando aspectos relativos ao tempo e à temporalidade, tais como estruturas temporais, ritmos de tempo-chronos e tempo-kairós e trabalho temporal, buscando interpretar as situações vivenciadas.This study had the main objective to understand how the learning of actors involved in the innovation process of na organization in the Information and Communication Technology sector occurs. To achieve this objective, three questions were listed in the research guide: What are the main learning events experienced by the actors during the organization's trajectory?; How are the phases of the studied innovation process carried out?; What aspects of time and temporality are highlighted during the actors' actions and interactions? To end up this, it initially talks about the the organizational learning and experience basis, interaction and interpretation in the organizational learning. Then, the general basis about time and temporality , and learning events as well are exposed. Finally, the concepts and aspects related to innovation and about innovation as a process were exposed. The methodological path involved a qualitative case study, having conducted 20 interviews with the subjects working on an administrative innovation project, called Mutatis, in a company in the Innovation Technology Sector, located in Recife, city-/PE. Documentary data were also collected and observations were made through participation in the project follow-up meetings, from which field notes were made. For data analysis, Grounded Theory techniques were used. During the analysis of the collected data, initial codes and memos were elaborated, later refined from the focused coding, until categories emerged. The results of the research reveal that the actors learn from the experience of significant events, with four of these events being identified, namely: a) beginning to use a fast methodology; b) losing an important customer; c) facing problems with the organization's human capital; d) making efforts to intensify fast transformation. In the unfolding of the innovation process, the actors performed the conception phases , development and test/evaluation of the innovation, emphasizing the feedback moments. This process resulted from the emergence of new practices to be employed in the organization. And, still, the learning of the actors unfolded in a specific temporal composition with the individuals reconciling aspects related to time and temporality, such as temporal structures, chronos-time and kairós-time rhythms, temporal work, seeking to interpret the situations experiencied.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAprendizagemProcesso de inovaçãoEstruturas temporaisAprendizagem de atores no processo de inovação : um estudo de caso em uma empresa do setor de Tecnologia de Informação e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Simone Costa Silva.pdfTESE Simone Costa Silva.pdfapplication/pdf1351596https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39184/1/TESE%20Simone%20Costa%20Silva.pdfb2b36acabdbf4e78184f2fbed81e8fa4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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