Telenovela transmídia na Rede Globo: o papel das controvérsias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Cecília Almeida Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29837
Resumo: Esta tese identifica e analisa o papel estratégico da controvérsia no modelo de produção transmídia adotado pelas telenovelas da Rede Globo. Para isso, assume que: 1) a telenovela é um produto televisivo especialmente vocacionado para produzir controvérsias, devido às características do gênero (sua processualidade e origens ligadas ao melodrama), 2) a controvérsia é constitutiva da cultura de fãs e das interações de redes sociais digitais, no contexto da cultura participativa. Apoiada nesses pressupostos, a tese mostra como a Globo faz um uso deliberado da controvérsia, a partir das conversações em rede sobre e a partir dos enredos de suas telenovelas promovidas por suas estratégias de TV Social. Mostra também como a principal emissora do país monitora essas conversações em rede e faz um uso estratégico das informações propiciadas pelas controvérsias para gerenciar a participação do público, mesmo quando esse tipo de troca polêmica não resulta de suas provocações e propósitos. Baseada no acompanhamento das 25 telenovelas da Rede Globo exibidas entre janeiro de 2014 e outubro de 2017, a tese realiza por meio de análise de conteúdo a categorização dessas controvérsias, a partir das práticas interpretativas, tópicos conversacionais e nos interagentes envolvidos (fãs, produtores, espectadores casuais, anti-fãs e não-espectadores). Para chegar a esses resultados, foi observado, pelo mesmo período e com a ajuda de ferramentas de monitoramento, o Gshow, portal de entretenimento da Rede Globo, e seus perfis nas plataformas Twitter e Facebook. Foi realizado também um extenso levantamento bibliográfico que envolveu desde estudos sobre culturas de fãs e transmidiação às teorias da controvérsia e da conversação em rede. Comprovando que as controvérsias são um recurso preponderante nas conversações em rede em torno das telenovelas da Globo, esta tese espera colaborar para uma melhor compreensão dos modos de interação numa cultura de convergência e participativa na qual as trocas entre produção e recepção estabelecem fronteiras cada vez mais embaçadas.
id UFPE_93f85beb19f6ee06aa9c938ced03ee91
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/29837
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling LIMA, Cecília Almeida Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/0022671868840293http://lattes.cnpq.br/9747239620879117BRITO, Yvana Carla Fechine de2019-03-21T12:50:45Z2019-03-21T12:50:45Z2018-02-28https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29837Esta tese identifica e analisa o papel estratégico da controvérsia no modelo de produção transmídia adotado pelas telenovelas da Rede Globo. Para isso, assume que: 1) a telenovela é um produto televisivo especialmente vocacionado para produzir controvérsias, devido às características do gênero (sua processualidade e origens ligadas ao melodrama), 2) a controvérsia é constitutiva da cultura de fãs e das interações de redes sociais digitais, no contexto da cultura participativa. Apoiada nesses pressupostos, a tese mostra como a Globo faz um uso deliberado da controvérsia, a partir das conversações em rede sobre e a partir dos enredos de suas telenovelas promovidas por suas estratégias de TV Social. Mostra também como a principal emissora do país monitora essas conversações em rede e faz um uso estratégico das informações propiciadas pelas controvérsias para gerenciar a participação do público, mesmo quando esse tipo de troca polêmica não resulta de suas provocações e propósitos. Baseada no acompanhamento das 25 telenovelas da Rede Globo exibidas entre janeiro de 2014 e outubro de 2017, a tese realiza por meio de análise de conteúdo a categorização dessas controvérsias, a partir das práticas interpretativas, tópicos conversacionais e nos interagentes envolvidos (fãs, produtores, espectadores casuais, anti-fãs e não-espectadores). Para chegar a esses resultados, foi observado, pelo mesmo período e com a ajuda de ferramentas de monitoramento, o Gshow, portal de entretenimento da Rede Globo, e seus perfis nas plataformas Twitter e Facebook. Foi realizado também um extenso levantamento bibliográfico que envolveu desde estudos sobre culturas de fãs e transmidiação às teorias da controvérsia e da conversação em rede. Comprovando que as controvérsias são um recurso preponderante nas conversações em rede em torno das telenovelas da Globo, esta tese espera colaborar para uma melhor compreensão dos modos de interação numa cultura de convergência e participativa na qual as trocas entre produção e recepção estabelecem fronteiras cada vez mais embaçadas.This thesis identifies and analyzes the strategic role of the controversy in the model of transmedia production adopted by Rede Globo in its telenovelas. To this end, it assumes that: 1) the telenovela is a television product especially designed to produce controversy, due to the characteristics of the genre (its procedurality and origins linked to melodrama), 2) the controversy is constitutive of fan cultures and network interactions in the context of participatory cultures. Based on these assumptions, the thesis shows how Globo makes a deliberate use of the controversy, starting from the network talks about and from the plots of its telenovelas promoted by its Social TV strategies. It also shows how the country's top broadcaster makes strategic use of the information provided by the controversies to manage public participation, even when this type of polemical exchange is not the result of its provocations and purposes. Based on the follow-up of 25 Rede Globo telenovelas shown between January 2014 and October 2017, the thesis classifies these controversies using content analysis, based on interpretive practices, conversational topics and the interactors involved (fans, producers, casual spectators, anti-fans and non-viewers). To reach these results, Gshow, Globo's entertainment portal, and its profiles on Twitter and Facebook platforms were observed for the same period and with the help of monitoring tools. An extensive bibliographical survey was also carried out, from studies on fan cultures and transmedia to theories of controversy and network conversation. By proving that controversies are a preeminent feature of network conversations around Globo telenovelas, this thesis hopes to collaborate to a better understanding of the modes of interaction in a culture of convergence and participation in which the exchanges between production and reception establish borders increasingly blurried.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTelenovelaTransmidiaçãoControvérsiaPlataformas de redes sociais digitaisFãsTelenovela transmídia na Rede Globo: o papel das controvérsiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Cecília Almeida Rodrigues Lima.pdf.jpgTESE Cecília Almeida Rodrigues Lima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1167https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29837/5/TESE%20Cec%c3%adlia%20Almeida%20Rodrigues%20Lima.pdf.jpg012548ba9a21a2fe483e00cd24deb98aMD55ORIGINALTESE Cecília Almeida Rodrigues Lima.pdfTESE Cecília Almeida Rodrigues Lima.pdfapplication/pdf3982186https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29837/1/TESE%20Cec%c3%adlia%20Almeida%20Rodrigues%20Lima.pdf1aacf0830152ee2c1fc973890b46f81dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29837/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29837/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTTESE Cecília Almeida Rodrigues Lima.pdf.txtTESE Cecília Almeida Rodrigues Lima.pdf.txtExtracted texttext/plain625081https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29837/4/TESE%20Cec%c3%adlia%20Almeida%20Rodrigues%20Lima.pdf.txt443de9969f9283ca361107fa9b658dd2MD54123456789/298372019-10-25 09:36:10.084oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T12:36:10Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Telenovela transmídia na Rede Globo: o papel das controvérsias
title Telenovela transmídia na Rede Globo: o papel das controvérsias
spellingShingle Telenovela transmídia na Rede Globo: o papel das controvérsias
LIMA, Cecília Almeida Rodrigues
Telenovela
Transmidiação
Controvérsia
Plataformas de redes sociais digitais
Fãs
title_short Telenovela transmídia na Rede Globo: o papel das controvérsias
title_full Telenovela transmídia na Rede Globo: o papel das controvérsias
title_fullStr Telenovela transmídia na Rede Globo: o papel das controvérsias
title_full_unstemmed Telenovela transmídia na Rede Globo: o papel das controvérsias
title_sort Telenovela transmídia na Rede Globo: o papel das controvérsias
author LIMA, Cecília Almeida Rodrigues
author_facet LIMA, Cecília Almeida Rodrigues
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0022671868840293
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9747239620879117
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Cecília Almeida Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv BRITO, Yvana Carla Fechine de
contributor_str_mv BRITO, Yvana Carla Fechine de
dc.subject.por.fl_str_mv Telenovela
Transmidiação
Controvérsia
Plataformas de redes sociais digitais
Fãs
topic Telenovela
Transmidiação
Controvérsia
Plataformas de redes sociais digitais
Fãs
description Esta tese identifica e analisa o papel estratégico da controvérsia no modelo de produção transmídia adotado pelas telenovelas da Rede Globo. Para isso, assume que: 1) a telenovela é um produto televisivo especialmente vocacionado para produzir controvérsias, devido às características do gênero (sua processualidade e origens ligadas ao melodrama), 2) a controvérsia é constitutiva da cultura de fãs e das interações de redes sociais digitais, no contexto da cultura participativa. Apoiada nesses pressupostos, a tese mostra como a Globo faz um uso deliberado da controvérsia, a partir das conversações em rede sobre e a partir dos enredos de suas telenovelas promovidas por suas estratégias de TV Social. Mostra também como a principal emissora do país monitora essas conversações em rede e faz um uso estratégico das informações propiciadas pelas controvérsias para gerenciar a participação do público, mesmo quando esse tipo de troca polêmica não resulta de suas provocações e propósitos. Baseada no acompanhamento das 25 telenovelas da Rede Globo exibidas entre janeiro de 2014 e outubro de 2017, a tese realiza por meio de análise de conteúdo a categorização dessas controvérsias, a partir das práticas interpretativas, tópicos conversacionais e nos interagentes envolvidos (fãs, produtores, espectadores casuais, anti-fãs e não-espectadores). Para chegar a esses resultados, foi observado, pelo mesmo período e com a ajuda de ferramentas de monitoramento, o Gshow, portal de entretenimento da Rede Globo, e seus perfis nas plataformas Twitter e Facebook. Foi realizado também um extenso levantamento bibliográfico que envolveu desde estudos sobre culturas de fãs e transmidiação às teorias da controvérsia e da conversação em rede. Comprovando que as controvérsias são um recurso preponderante nas conversações em rede em torno das telenovelas da Globo, esta tese espera colaborar para uma melhor compreensão dos modos de interação numa cultura de convergência e participativa na qual as trocas entre produção e recepção estabelecem fronteiras cada vez mais embaçadas.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-21T12:50:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-03-21T12:50:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29837
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Comunicacao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29837/5/TESE%20Cec%c3%adlia%20Almeida%20Rodrigues%20Lima.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29837/1/TESE%20Cec%c3%adlia%20Almeida%20Rodrigues%20Lima.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29837/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29837/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29837/4/TESE%20Cec%c3%adlia%20Almeida%20Rodrigues%20Lima.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 012548ba9a21a2fe483e00cd24deb98a
1aacf0830152ee2c1fc973890b46f81d
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
443de9969f9283ca361107fa9b658dd2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310836280098816