Mundos-mosaicos: a estetização do cotidiano no Instagram
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25182 |
Resumo: | Esta dissertação investiga o encontro entre a estética e o cotidiano em imagens da rede visual Instagram e questiona: o que faz algo ser instagramável? Pensa-se a partir do conceito mundomosaico de Flusser, que estabelece que atualmente a humanidade vive e conhece por meio de fotografias, compondo um grande e movente mosaico. Metodologicamente, 900 imagens foram coletadas entre as fotografias compartilhadas publicamente com a hashtag #postitfortheaesthetic. A partir de alguns parâmetros pensados por Manovich, as imagens foram catalogadas e dividas em categorias e subcategorias, compondo, dessa maneira, uma série de mosaicos que auxiliam na determinação de características estéticas recorrentes. Promoveu-se então uma discussão a respeito do entrelaçamento entre a vida cotidiana e a estética, em um debate constantemente permeado por reflexões sobre fotografia. Discutiram-se, assim, as teorias da fotografia vernacular e teóricos que abordam a sensibilidade sobre os pequenos detalhes da vida corriqueira, como Stewart, Rancière, Highmore e Saito. Também pensaram-se as conexões entre o habitual, o cotidiano, os objetos de consumo e a arte, na estetização contemporânea do cotidiano, a partir de teorias da arte com Danto, Duchamp e Warhol e de outros teóricos e artistas do século XX, como Baudrillard, Lipovetsky, Featherstone e Schmid. Com tudo isso, tornou-se possível uma reflexão a respeito da criação de imagens técnicas na cultura visual do Instagram e a determinação de algumas características estéticas e fundamentais das fotografias compartilhadas nesta rede visual. |
id |
UFPE_94aa557d7d732ef1aa1b951addc25f0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/25182 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
SALAZAR, Manuela de Mattoshttp://lattes.cnpq.br/5441481114559130http://lattes.cnpq.br/2462630368138314CRUZ, Nina Velasco e2018-07-23T21:23:13Z2018-07-23T21:23:13Z2017-03-06https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25182Esta dissertação investiga o encontro entre a estética e o cotidiano em imagens da rede visual Instagram e questiona: o que faz algo ser instagramável? Pensa-se a partir do conceito mundomosaico de Flusser, que estabelece que atualmente a humanidade vive e conhece por meio de fotografias, compondo um grande e movente mosaico. Metodologicamente, 900 imagens foram coletadas entre as fotografias compartilhadas publicamente com a hashtag #postitfortheaesthetic. A partir de alguns parâmetros pensados por Manovich, as imagens foram catalogadas e dividas em categorias e subcategorias, compondo, dessa maneira, uma série de mosaicos que auxiliam na determinação de características estéticas recorrentes. Promoveu-se então uma discussão a respeito do entrelaçamento entre a vida cotidiana e a estética, em um debate constantemente permeado por reflexões sobre fotografia. Discutiram-se, assim, as teorias da fotografia vernacular e teóricos que abordam a sensibilidade sobre os pequenos detalhes da vida corriqueira, como Stewart, Rancière, Highmore e Saito. Também pensaram-se as conexões entre o habitual, o cotidiano, os objetos de consumo e a arte, na estetização contemporânea do cotidiano, a partir de teorias da arte com Danto, Duchamp e Warhol e de outros teóricos e artistas do século XX, como Baudrillard, Lipovetsky, Featherstone e Schmid. Com tudo isso, tornou-se possível uma reflexão a respeito da criação de imagens técnicas na cultura visual do Instagram e a determinação de algumas características estéticas e fundamentais das fotografias compartilhadas nesta rede visual.CAPESThis research investigates the encounter of aesthetics and the everyday in pictures of Instagram’s visual network. It questions what is something instagrammable, departing from Flusser’s concept of a mosaic-world, which establishes that humanity nowadays lives and knows through pictures that eventually compose a great and moving mosaic. Methodologically, it used 900 images collected from the publicly shared pictures of Instagram’s hashtag #postitfortheaesthetic. Thinking of certain parameters established by Manovich, it catalogued and divided these pictures into categories and subcategories, and then composed a series of mosaics to help determining recurrent aesthetic features. It also promotes a discussion about the intertwinement of everyday life and aesthetics, in a debate which is constantly permeated by thoughts on photography. It discusses vernacular photography theories as well as the work of scholars that address the sensibilities created by the little details in everyday life, such as Stewart, Rancière, Highmore and Saito. It also reflects on the connections between habits, the ordinary, and objects of consumerism and of art, in the contexts of everyday life aestheticization, through the art theories of Danto, Duchamp and Warhol, and other twentieth century authors and artists such as Baudrillard, Lipovetsky, Featherstone and Schmid. With all of that, it became possible to think about the creation of technical images in the visual culture of Instagram and to determine some aesthetic and fundamental aspects of the pictures shared in this visual network.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessInstagramEstetização do cotidianoFotografia vernacularMundos-mosaicos: a estetização do cotidiano no Instagraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Manuela de Mattos Salazar.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Manuela de Mattos Salazar.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1188https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25182/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Manuela%20de%20Mattos%20Salazar.pdf.jpg85aac5e2f5c602fea1bf2d4b6ac881abMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Manuela de Mattos Salazar.pdfDISSERTAÇÃO Manuela de Mattos Salazar.pdfapplication/pdf9346101https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25182/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Manuela%20de%20Mattos%20Salazar.pdfa868139972c4ef638f35e81dd25ea058MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25182/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25182/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDISSERTAÇÃO Manuela de Mattos Salazar.pdf.txtDISSERTAÇÃO Manuela de Mattos Salazar.pdf.txtExtracted texttext/plain292905https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25182/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Manuela%20de%20Mattos%20Salazar.pdf.txtab23733fedcded87da0e5661f36f16a8MD54123456789/251822019-10-26 01:02:26.682oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T04:02:26Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mundos-mosaicos: a estetização do cotidiano no Instagram |
title |
Mundos-mosaicos: a estetização do cotidiano no Instagram |
spellingShingle |
Mundos-mosaicos: a estetização do cotidiano no Instagram SALAZAR, Manuela de Mattos Estetização do cotidiano Fotografia vernacular |
title_short |
Mundos-mosaicos: a estetização do cotidiano no Instagram |
title_full |
Mundos-mosaicos: a estetização do cotidiano no Instagram |
title_fullStr |
Mundos-mosaicos: a estetização do cotidiano no Instagram |
title_full_unstemmed |
Mundos-mosaicos: a estetização do cotidiano no Instagram |
title_sort |
Mundos-mosaicos: a estetização do cotidiano no Instagram |
author |
SALAZAR, Manuela de Mattos |
author_facet |
SALAZAR, Manuela de Mattos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5441481114559130 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2462630368138314 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SALAZAR, Manuela de Mattos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
CRUZ, Nina Velasco e |
contributor_str_mv |
CRUZ, Nina Velasco e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instagram Estetização do cotidiano Fotografia vernacular |
topic |
Instagram Estetização do cotidiano Fotografia vernacular |
description |
Esta dissertação investiga o encontro entre a estética e o cotidiano em imagens da rede visual Instagram e questiona: o que faz algo ser instagramável? Pensa-se a partir do conceito mundomosaico de Flusser, que estabelece que atualmente a humanidade vive e conhece por meio de fotografias, compondo um grande e movente mosaico. Metodologicamente, 900 imagens foram coletadas entre as fotografias compartilhadas publicamente com a hashtag #postitfortheaesthetic. A partir de alguns parâmetros pensados por Manovich, as imagens foram catalogadas e dividas em categorias e subcategorias, compondo, dessa maneira, uma série de mosaicos que auxiliam na determinação de características estéticas recorrentes. Promoveu-se então uma discussão a respeito do entrelaçamento entre a vida cotidiana e a estética, em um debate constantemente permeado por reflexões sobre fotografia. Discutiram-se, assim, as teorias da fotografia vernacular e teóricos que abordam a sensibilidade sobre os pequenos detalhes da vida corriqueira, como Stewart, Rancière, Highmore e Saito. Também pensaram-se as conexões entre o habitual, o cotidiano, os objetos de consumo e a arte, na estetização contemporânea do cotidiano, a partir de teorias da arte com Danto, Duchamp e Warhol e de outros teóricos e artistas do século XX, como Baudrillard, Lipovetsky, Featherstone e Schmid. Com tudo isso, tornou-se possível uma reflexão a respeito da criação de imagens técnicas na cultura visual do Instagram e a determinação de algumas características estéticas e fundamentais das fotografias compartilhadas nesta rede visual. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-03-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-23T21:23:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-07-23T21:23:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25182 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Comunicacao |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25182/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Manuela%20de%20Mattos%20Salazar.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25182/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Manuela%20de%20Mattos%20Salazar.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25182/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25182/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25182/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Manuela%20de%20Mattos%20Salazar.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
85aac5e2f5c602fea1bf2d4b6ac881ab a868139972c4ef638f35e81dd25ea058 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08 ab23733fedcded87da0e5661f36f16a8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310838089940992 |