Mundos-mosaicos: a estetização do cotidiano no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SALAZAR, Manuela de Mattos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25182
Resumo: Esta dissertação investiga o encontro entre a estética e o cotidiano em imagens da rede visual Instagram e questiona: o que faz algo ser instagramável? Pensa-se a partir do conceito mundomosaico de Flusser, que estabelece que atualmente a humanidade vive e conhece por meio de fotografias, compondo um grande e movente mosaico. Metodologicamente, 900 imagens foram coletadas entre as fotografias compartilhadas publicamente com a hashtag #postitfortheaesthetic. A partir de alguns parâmetros pensados por Manovich, as imagens foram catalogadas e dividas em categorias e subcategorias, compondo, dessa maneira, uma série de mosaicos que auxiliam na determinação de características estéticas recorrentes. Promoveu-se então uma discussão a respeito do entrelaçamento entre a vida cotidiana e a estética, em um debate constantemente permeado por reflexões sobre fotografia. Discutiram-se, assim, as teorias da fotografia vernacular e teóricos que abordam a sensibilidade sobre os pequenos detalhes da vida corriqueira, como Stewart, Rancière, Highmore e Saito. Também pensaram-se as conexões entre o habitual, o cotidiano, os objetos de consumo e a arte, na estetização contemporânea do cotidiano, a partir de teorias da arte com Danto, Duchamp e Warhol e de outros teóricos e artistas do século XX, como Baudrillard, Lipovetsky, Featherstone e Schmid. Com tudo isso, tornou-se possível uma reflexão a respeito da criação de imagens técnicas na cultura visual do Instagram e a determinação de algumas características estéticas e fundamentais das fotografias compartilhadas nesta rede visual.
id UFPE_94aa557d7d732ef1aa1b951addc25f0f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/25182
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling SALAZAR, Manuela de Mattoshttp://lattes.cnpq.br/5441481114559130http://lattes.cnpq.br/2462630368138314CRUZ, Nina Velasco e2018-07-23T21:23:13Z2018-07-23T21:23:13Z2017-03-06https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25182Esta dissertação investiga o encontro entre a estética e o cotidiano em imagens da rede visual Instagram e questiona: o que faz algo ser instagramável? Pensa-se a partir do conceito mundomosaico de Flusser, que estabelece que atualmente a humanidade vive e conhece por meio de fotografias, compondo um grande e movente mosaico. Metodologicamente, 900 imagens foram coletadas entre as fotografias compartilhadas publicamente com a hashtag #postitfortheaesthetic. A partir de alguns parâmetros pensados por Manovich, as imagens foram catalogadas e dividas em categorias e subcategorias, compondo, dessa maneira, uma série de mosaicos que auxiliam na determinação de características estéticas recorrentes. Promoveu-se então uma discussão a respeito do entrelaçamento entre a vida cotidiana e a estética, em um debate constantemente permeado por reflexões sobre fotografia. Discutiram-se, assim, as teorias da fotografia vernacular e teóricos que abordam a sensibilidade sobre os pequenos detalhes da vida corriqueira, como Stewart, Rancière, Highmore e Saito. Também pensaram-se as conexões entre o habitual, o cotidiano, os objetos de consumo e a arte, na estetização contemporânea do cotidiano, a partir de teorias da arte com Danto, Duchamp e Warhol e de outros teóricos e artistas do século XX, como Baudrillard, Lipovetsky, Featherstone e Schmid. Com tudo isso, tornou-se possível uma reflexão a respeito da criação de imagens técnicas na cultura visual do Instagram e a determinação de algumas características estéticas e fundamentais das fotografias compartilhadas nesta rede visual.CAPESThis research investigates the encounter of aesthetics and the everyday in pictures of Instagram’s visual network. It questions what is something instagrammable, departing from Flusser’s concept of a mosaic-world, which establishes that humanity nowadays lives and knows through pictures that eventually compose a great and moving mosaic. Methodologically, it used 900 images collected from the publicly shared pictures of Instagram’s hashtag #postitfortheaesthetic. Thinking of certain parameters established by Manovich, it catalogued and divided these pictures into categories and subcategories, and then composed a series of mosaics to help determining recurrent aesthetic features. It also promotes a discussion about the intertwinement of everyday life and aesthetics, in a debate which is constantly permeated by thoughts on photography. It discusses vernacular photography theories as well as the work of scholars that address the sensibilities created by the little details in everyday life, such as Stewart, Rancière, Highmore and Saito. It also reflects on the connections between habits, the ordinary, and objects of consumerism and of art, in the contexts of everyday life aestheticization, through the art theories of Danto, Duchamp and Warhol, and other twentieth century authors and artists such as Baudrillard, Lipovetsky, Featherstone and Schmid. With all of that, it became possible to think about the creation of technical images in the visual culture of Instagram and to determine some aesthetic and fundamental aspects of the pictures shared in this visual network.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessInstagramEstetização do cotidianoFotografia vernacularMundos-mosaicos: a estetização do cotidiano no Instagraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Manuela de Mattos Salazar.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Manuela de Mattos Salazar.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1188https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25182/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Manuela%20de%20Mattos%20Salazar.pdf.jpg85aac5e2f5c602fea1bf2d4b6ac881abMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Manuela de Mattos Salazar.pdfDISSERTAÇÃO Manuela de Mattos Salazar.pdfapplication/pdf9346101https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25182/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Manuela%20de%20Mattos%20Salazar.pdfa868139972c4ef638f35e81dd25ea058MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25182/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25182/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDISSERTAÇÃO Manuela de Mattos Salazar.pdf.txtDISSERTAÇÃO Manuela de Mattos Salazar.pdf.txtExtracted texttext/plain292905https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25182/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Manuela%20de%20Mattos%20Salazar.pdf.txtab23733fedcded87da0e5661f36f16a8MD54123456789/251822019-10-26 01:02:26.682oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T04:02:26Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mundos-mosaicos: a estetização do cotidiano no Instagram
title Mundos-mosaicos: a estetização do cotidiano no Instagram
spellingShingle Mundos-mosaicos: a estetização do cotidiano no Instagram
SALAZAR, Manuela de Mattos
Instagram
Estetização do cotidiano
Fotografia vernacular
title_short Mundos-mosaicos: a estetização do cotidiano no Instagram
title_full Mundos-mosaicos: a estetização do cotidiano no Instagram
title_fullStr Mundos-mosaicos: a estetização do cotidiano no Instagram
title_full_unstemmed Mundos-mosaicos: a estetização do cotidiano no Instagram
title_sort Mundos-mosaicos: a estetização do cotidiano no Instagram
author SALAZAR, Manuela de Mattos
author_facet SALAZAR, Manuela de Mattos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5441481114559130
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2462630368138314
dc.contributor.author.fl_str_mv SALAZAR, Manuela de Mattos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CRUZ, Nina Velasco e
contributor_str_mv CRUZ, Nina Velasco e
dc.subject.por.fl_str_mv Instagram
Estetização do cotidiano
Fotografia vernacular
topic Instagram
Estetização do cotidiano
Fotografia vernacular
description Esta dissertação investiga o encontro entre a estética e o cotidiano em imagens da rede visual Instagram e questiona: o que faz algo ser instagramável? Pensa-se a partir do conceito mundomosaico de Flusser, que estabelece que atualmente a humanidade vive e conhece por meio de fotografias, compondo um grande e movente mosaico. Metodologicamente, 900 imagens foram coletadas entre as fotografias compartilhadas publicamente com a hashtag #postitfortheaesthetic. A partir de alguns parâmetros pensados por Manovich, as imagens foram catalogadas e dividas em categorias e subcategorias, compondo, dessa maneira, uma série de mosaicos que auxiliam na determinação de características estéticas recorrentes. Promoveu-se então uma discussão a respeito do entrelaçamento entre a vida cotidiana e a estética, em um debate constantemente permeado por reflexões sobre fotografia. Discutiram-se, assim, as teorias da fotografia vernacular e teóricos que abordam a sensibilidade sobre os pequenos detalhes da vida corriqueira, como Stewart, Rancière, Highmore e Saito. Também pensaram-se as conexões entre o habitual, o cotidiano, os objetos de consumo e a arte, na estetização contemporânea do cotidiano, a partir de teorias da arte com Danto, Duchamp e Warhol e de outros teóricos e artistas do século XX, como Baudrillard, Lipovetsky, Featherstone e Schmid. Com tudo isso, tornou-se possível uma reflexão a respeito da criação de imagens técnicas na cultura visual do Instagram e a determinação de algumas características estéticas e fundamentais das fotografias compartilhadas nesta rede visual.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-23T21:23:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-07-23T21:23:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25182
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Comunicacao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25182/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Manuela%20de%20Mattos%20Salazar.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25182/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Manuela%20de%20Mattos%20Salazar.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25182/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25182/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25182/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Manuela%20de%20Mattos%20Salazar.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 85aac5e2f5c602fea1bf2d4b6ac881ab
a868139972c4ef638f35e81dd25ea058
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
ab23733fedcded87da0e5661f36f16a8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310838089940992