Uma abordagem cultural da moda-vestuário infantil : estudo entre as camadas médias no Recife
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48401 |
Resumo: | A presente pesquisa em dissertação de mestrado tem como objetivo analisar quais princípios culturais os pais e mães utilizam na hora de comprar as roupas de suas crianças diante das ofertas de mercado da cidade do Recife. Para tal, foram entrevistados pais e mães de crianças entre 02 e 07 anos da classe média e classe média-alta recifense, que estão matriculadas em escolas de pequeno porte do Recife. Os objetivos específicos foram o de compreender o conceito de infância; elaborar um breve histórico da monda infantil; conceituar moda e categorias culturais; introduzir conceitos de marketing infantil; investigar se os pais consideram que o mercado da moda infantil contempla todos as suas exigências como consumidor; investigar a relevância da opinião da criança na escolha das peças de seu vestuário; investigar se as categorias culturais explicadas por Sahlins estão presentes nas escolhas dos pais; e investigar se há alguma dificuldade ou facilidade específica de compra para cada gênero. Na pretensão de compreender melhor o objeto pesquisado, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa utilizando-se a análise de conteúdo do Método de Interpretação de Sentidos proposto por Minayo. O estudo concluiu que o mercado da moda infantil ainda não está saturado como o mercado da moda para adultos e tem espaço para ser explorado por profissionais como os designers de moda. Apreendeu-se que o consumo de roupas infantis está diretamente ligado ao conceito de infância, por isso, o conforto, como visto nas palavras dos entrevistados, está diretamente relacionado à ideia de cuidado e respeito com os filhos. Observou-se também que as roupas infantis, embora tenham evoluído, ainda refletem muitos conceitos da moda adulta e isso pode gerar roupas desconfortáveis, que limitam a movimentação das crianças, assim como roupas muito presas à ideia de diferenciação de gêneros. |
id |
UFPE_950505346f22f56276b96bea52b48129 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/48401 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
DOUNIS, Amanda Menezeshttp://lattes.cnpq.br/5031360536339773http://lattes.cnpq.br/5152362661566613http://lattes.cnpq.br/2450643941158970ARAÚJO, Kátia Medeiros deCARDOSO, Maria Grázia Cribari2022-12-26T11:50:32Z2022-12-26T11:50:32Z2021-12-20DOUNIS, Amanda Menezes. Uma abordagem cultural da moda-vestuário infantil: estudo entre as camadas médias no Recife. 2021. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48401A presente pesquisa em dissertação de mestrado tem como objetivo analisar quais princípios culturais os pais e mães utilizam na hora de comprar as roupas de suas crianças diante das ofertas de mercado da cidade do Recife. Para tal, foram entrevistados pais e mães de crianças entre 02 e 07 anos da classe média e classe média-alta recifense, que estão matriculadas em escolas de pequeno porte do Recife. Os objetivos específicos foram o de compreender o conceito de infância; elaborar um breve histórico da monda infantil; conceituar moda e categorias culturais; introduzir conceitos de marketing infantil; investigar se os pais consideram que o mercado da moda infantil contempla todos as suas exigências como consumidor; investigar a relevância da opinião da criança na escolha das peças de seu vestuário; investigar se as categorias culturais explicadas por Sahlins estão presentes nas escolhas dos pais; e investigar se há alguma dificuldade ou facilidade específica de compra para cada gênero. Na pretensão de compreender melhor o objeto pesquisado, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa utilizando-se a análise de conteúdo do Método de Interpretação de Sentidos proposto por Minayo. O estudo concluiu que o mercado da moda infantil ainda não está saturado como o mercado da moda para adultos e tem espaço para ser explorado por profissionais como os designers de moda. Apreendeu-se que o consumo de roupas infantis está diretamente ligado ao conceito de infância, por isso, o conforto, como visto nas palavras dos entrevistados, está diretamente relacionado à ideia de cuidado e respeito com os filhos. Observou-se também que as roupas infantis, embora tenham evoluído, ainda refletem muitos conceitos da moda adulta e isso pode gerar roupas desconfortáveis, que limitam a movimentação das crianças, assim como roupas muito presas à ideia de diferenciação de gêneros.CAPESThe present research in a master's thesis aims to analyze which cultural principles fathers and mothers use when buying clothes for their children in the face of market offers in the city of Recife. To this end, we interviewed fathers and mothers of children between 2 and 7 years old, from Recife's middle and upper-middle class, who are enrolled in small schools in Recife. The specific objectives that served as a way to reach the main objective were to understand the concept of childhood; prepare a brief history of child weeding; conceptualizes fashion and cultural categories; introduce children's marketing concepts; investigate whether parents consider that the children's fashion market meets all their requirements as a consumer; investigate the relevance of the child's opinion in the choice of clothing items; investigate whether the cultural categories explained by Sahlins are present in the parents' choices; and investigate ifthere is any specific difficulty or ease of purchase for each genre. In order to better understand the researched object, a qualitative approach research was chosen, using the content analysis of the Method of Interpretation of Meanings proposed by Minayo. The study concluded that the children's fashion market is not saturated like the adult fashion market and there is a possibility to be explored by fashion designers. The research apprehended that the consumption of children's clothes is directly linked to the concept of childhood, so comfort as seen in the words of the interviewees is directly related to the idea of care and respect for children. It was also observed that children's clothes, although they have evolved, still reflect many concepts of adult fashion and this can generate uncomfortable clothes which limit children's movement, as well as clothes that are very attached to the idea of gender differentiation.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessModa-vestuário infantilMarcadores culturaisModaDesign de modaUma abordagem cultural da moda-vestuário infantil : estudo entre as camadas médias no Recifeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48401/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48401/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO Amanda Menezes Dounis.pdfDISSERTAÇÃO Amanda Menezes Dounis.pdfapplication/pdf2417979https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48401/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Amanda%20Menezes%20Dounis.pdf325ae4ab104660587646c6c825c0e80bMD51TEXTDISSERTAÇÃO Amanda Menezes Dounis.pdf.txtDISSERTAÇÃO Amanda Menezes Dounis.pdf.txtExtracted texttext/plain215693https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48401/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Amanda%20Menezes%20Dounis.pdf.txtcb75263758df72646e86bf1f36272e17MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Amanda Menezes Dounis.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Amanda Menezes Dounis.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1209https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48401/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Amanda%20Menezes%20Dounis.pdf.jpga215ad0ff3795d3a9a2566a505478c6cMD55123456789/484012022-12-27 02:22:07.459oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212022-12-27T05:22:07Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma abordagem cultural da moda-vestuário infantil : estudo entre as camadas médias no Recife |
title |
Uma abordagem cultural da moda-vestuário infantil : estudo entre as camadas médias no Recife |
spellingShingle |
Uma abordagem cultural da moda-vestuário infantil : estudo entre as camadas médias no Recife DOUNIS, Amanda Menezes Moda-vestuário infantil Marcadores culturais Moda Design de moda |
title_short |
Uma abordagem cultural da moda-vestuário infantil : estudo entre as camadas médias no Recife |
title_full |
Uma abordagem cultural da moda-vestuário infantil : estudo entre as camadas médias no Recife |
title_fullStr |
Uma abordagem cultural da moda-vestuário infantil : estudo entre as camadas médias no Recife |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem cultural da moda-vestuário infantil : estudo entre as camadas médias no Recife |
title_sort |
Uma abordagem cultural da moda-vestuário infantil : estudo entre as camadas médias no Recife |
author |
DOUNIS, Amanda Menezes |
author_facet |
DOUNIS, Amanda Menezes |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5031360536339773 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5152362661566613 |
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2450643941158970 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DOUNIS, Amanda Menezes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
ARAÚJO, Kátia Medeiros de |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
CARDOSO, Maria Grázia Cribari |
contributor_str_mv |
ARAÚJO, Kátia Medeiros de CARDOSO, Maria Grázia Cribari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Moda-vestuário infantil Marcadores culturais Moda Design de moda |
topic |
Moda-vestuário infantil Marcadores culturais Moda Design de moda |
description |
A presente pesquisa em dissertação de mestrado tem como objetivo analisar quais princípios culturais os pais e mães utilizam na hora de comprar as roupas de suas crianças diante das ofertas de mercado da cidade do Recife. Para tal, foram entrevistados pais e mães de crianças entre 02 e 07 anos da classe média e classe média-alta recifense, que estão matriculadas em escolas de pequeno porte do Recife. Os objetivos específicos foram o de compreender o conceito de infância; elaborar um breve histórico da monda infantil; conceituar moda e categorias culturais; introduzir conceitos de marketing infantil; investigar se os pais consideram que o mercado da moda infantil contempla todos as suas exigências como consumidor; investigar a relevância da opinião da criança na escolha das peças de seu vestuário; investigar se as categorias culturais explicadas por Sahlins estão presentes nas escolhas dos pais; e investigar se há alguma dificuldade ou facilidade específica de compra para cada gênero. Na pretensão de compreender melhor o objeto pesquisado, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa utilizando-se a análise de conteúdo do Método de Interpretação de Sentidos proposto por Minayo. O estudo concluiu que o mercado da moda infantil ainda não está saturado como o mercado da moda para adultos e tem espaço para ser explorado por profissionais como os designers de moda. Apreendeu-se que o consumo de roupas infantis está diretamente ligado ao conceito de infância, por isso, o conforto, como visto nas palavras dos entrevistados, está diretamente relacionado à ideia de cuidado e respeito com os filhos. Observou-se também que as roupas infantis, embora tenham evoluído, ainda refletem muitos conceitos da moda adulta e isso pode gerar roupas desconfortáveis, que limitam a movimentação das crianças, assim como roupas muito presas à ideia de diferenciação de gêneros. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-26T11:50:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-26T11:50:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DOUNIS, Amanda Menezes. Uma abordagem cultural da moda-vestuário infantil: estudo entre as camadas médias no Recife. 2021. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48401 |
identifier_str_mv |
DOUNIS, Amanda Menezes. Uma abordagem cultural da moda-vestuário infantil: estudo entre as camadas médias no Recife. 2021. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Design |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48401/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48401/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48401/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Amanda%20Menezes%20Dounis.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48401/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Amanda%20Menezes%20Dounis.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48401/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Amanda%20Menezes%20Dounis.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973 325ae4ab104660587646c6c825c0e80b cb75263758df72646e86bf1f36272e17 a215ad0ff3795d3a9a2566a505478c6c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310899117064192 |