Uma abordagem cultural da moda-vestuário infantil : estudo entre as camadas médias no Recife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DOUNIS, Amanda Menezes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48401
Resumo: A presente pesquisa em dissertação de mestrado tem como objetivo analisar quais princípios culturais os pais e mães utilizam na hora de comprar as roupas de suas crianças diante das ofertas de mercado da cidade do Recife. Para tal, foram entrevistados pais e mães de crianças entre 02 e 07 anos da classe média e classe média-alta recifense, que estão matriculadas em escolas de pequeno porte do Recife. Os objetivos específicos foram o de compreender o conceito de infância; elaborar um breve histórico da monda infantil; conceituar moda e categorias culturais; introduzir conceitos de marketing infantil; investigar se os pais consideram que o mercado da moda infantil contempla todos as suas exigências como consumidor; investigar a relevância da opinião da criança na escolha das peças de seu vestuário; investigar se as categorias culturais explicadas por Sahlins estão presentes nas escolhas dos pais; e investigar se há alguma dificuldade ou facilidade específica de compra para cada gênero. Na pretensão de compreender melhor o objeto pesquisado, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa utilizando-se a análise de conteúdo do Método de Interpretação de Sentidos proposto por Minayo. O estudo concluiu que o mercado da moda infantil ainda não está saturado como o mercado da moda para adultos e tem espaço para ser explorado por profissionais como os designers de moda. Apreendeu-se que o consumo de roupas infantis está diretamente ligado ao conceito de infância, por isso, o conforto, como visto nas palavras dos entrevistados, está diretamente relacionado à ideia de cuidado e respeito com os filhos. Observou-se também que as roupas infantis, embora tenham evoluído, ainda refletem muitos conceitos da moda adulta e isso pode gerar roupas desconfortáveis, que limitam a movimentação das crianças, assim como roupas muito presas à ideia de diferenciação de gêneros.
id UFPE_950505346f22f56276b96bea52b48129
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/48401
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling DOUNIS, Amanda Menezeshttp://lattes.cnpq.br/5031360536339773http://lattes.cnpq.br/5152362661566613http://lattes.cnpq.br/2450643941158970ARAÚJO, Kátia Medeiros deCARDOSO, Maria Grázia Cribari2022-12-26T11:50:32Z2022-12-26T11:50:32Z2021-12-20DOUNIS, Amanda Menezes. Uma abordagem cultural da moda-vestuário infantil: estudo entre as camadas médias no Recife. 2021. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48401A presente pesquisa em dissertação de mestrado tem como objetivo analisar quais princípios culturais os pais e mães utilizam na hora de comprar as roupas de suas crianças diante das ofertas de mercado da cidade do Recife. Para tal, foram entrevistados pais e mães de crianças entre 02 e 07 anos da classe média e classe média-alta recifense, que estão matriculadas em escolas de pequeno porte do Recife. Os objetivos específicos foram o de compreender o conceito de infância; elaborar um breve histórico da monda infantil; conceituar moda e categorias culturais; introduzir conceitos de marketing infantil; investigar se os pais consideram que o mercado da moda infantil contempla todos as suas exigências como consumidor; investigar a relevância da opinião da criança na escolha das peças de seu vestuário; investigar se as categorias culturais explicadas por Sahlins estão presentes nas escolhas dos pais; e investigar se há alguma dificuldade ou facilidade específica de compra para cada gênero. Na pretensão de compreender melhor o objeto pesquisado, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa utilizando-se a análise de conteúdo do Método de Interpretação de Sentidos proposto por Minayo. O estudo concluiu que o mercado da moda infantil ainda não está saturado como o mercado da moda para adultos e tem espaço para ser explorado por profissionais como os designers de moda. Apreendeu-se que o consumo de roupas infantis está diretamente ligado ao conceito de infância, por isso, o conforto, como visto nas palavras dos entrevistados, está diretamente relacionado à ideia de cuidado e respeito com os filhos. Observou-se também que as roupas infantis, embora tenham evoluído, ainda refletem muitos conceitos da moda adulta e isso pode gerar roupas desconfortáveis, que limitam a movimentação das crianças, assim como roupas muito presas à ideia de diferenciação de gêneros.CAPESThe present research in a master's thesis aims to analyze which cultural principles fathers and mothers use when buying clothes for their children in the face of market offers in the city of Recife. To this end, we interviewed fathers and mothers of children between 2 and 7 years old, from Recife's middle and upper-middle class, who are enrolled in small schools in Recife. The specific objectives that served as a way to reach the main objective were to understand the concept of childhood; prepare a brief history of child weeding; conceptualizes fashion and cultural categories; introduce children's marketing concepts; investigate whether parents consider that the children's fashion market meets all their requirements as a consumer; investigate the relevance of the child's opinion in the choice of clothing items; investigate whether the cultural categories explained by Sahlins are present in the parents' choices; and investigate ifthere is any specific difficulty or ease of purchase for each genre. In order to better understand the researched object, a qualitative approach research was chosen, using the content analysis of the Method of Interpretation of Meanings proposed by Minayo. The study concluded that the children's fashion market is not saturated like the adult fashion market and there is a possibility to be explored by fashion designers. The research apprehended that the consumption of children's clothes is directly linked to the concept of childhood, so comfort as seen in the words of the interviewees is directly related to the idea of care and respect for children. It was also observed that children's clothes, although they have evolved, still reflect many concepts of adult fashion and this can generate uncomfortable clothes which limit children's movement, as well as clothes that are very attached to the idea of gender differentiation.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessModa-vestuário infantilMarcadores culturaisModaDesign de modaUma abordagem cultural da moda-vestuário infantil : estudo entre as camadas médias no Recifeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48401/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48401/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO Amanda Menezes Dounis.pdfDISSERTAÇÃO Amanda Menezes Dounis.pdfapplication/pdf2417979https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48401/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Amanda%20Menezes%20Dounis.pdf325ae4ab104660587646c6c825c0e80bMD51TEXTDISSERTAÇÃO Amanda Menezes Dounis.pdf.txtDISSERTAÇÃO Amanda Menezes Dounis.pdf.txtExtracted texttext/plain215693https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48401/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Amanda%20Menezes%20Dounis.pdf.txtcb75263758df72646e86bf1f36272e17MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Amanda Menezes Dounis.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Amanda Menezes Dounis.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1209https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48401/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Amanda%20Menezes%20Dounis.pdf.jpga215ad0ff3795d3a9a2566a505478c6cMD55123456789/484012022-12-27 02:22:07.459oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212022-12-27T05:22:07Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma abordagem cultural da moda-vestuário infantil : estudo entre as camadas médias no Recife
title Uma abordagem cultural da moda-vestuário infantil : estudo entre as camadas médias no Recife
spellingShingle Uma abordagem cultural da moda-vestuário infantil : estudo entre as camadas médias no Recife
DOUNIS, Amanda Menezes
Moda-vestuário infantil
Marcadores culturais
Moda
Design de moda
title_short Uma abordagem cultural da moda-vestuário infantil : estudo entre as camadas médias no Recife
title_full Uma abordagem cultural da moda-vestuário infantil : estudo entre as camadas médias no Recife
title_fullStr Uma abordagem cultural da moda-vestuário infantil : estudo entre as camadas médias no Recife
title_full_unstemmed Uma abordagem cultural da moda-vestuário infantil : estudo entre as camadas médias no Recife
title_sort Uma abordagem cultural da moda-vestuário infantil : estudo entre as camadas médias no Recife
author DOUNIS, Amanda Menezes
author_facet DOUNIS, Amanda Menezes
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5031360536339773
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5152362661566613
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2450643941158970
dc.contributor.author.fl_str_mv DOUNIS, Amanda Menezes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ARAÚJO, Kátia Medeiros de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv CARDOSO, Maria Grázia Cribari
contributor_str_mv ARAÚJO, Kátia Medeiros de
CARDOSO, Maria Grázia Cribari
dc.subject.por.fl_str_mv Moda-vestuário infantil
Marcadores culturais
Moda
Design de moda
topic Moda-vestuário infantil
Marcadores culturais
Moda
Design de moda
description A presente pesquisa em dissertação de mestrado tem como objetivo analisar quais princípios culturais os pais e mães utilizam na hora de comprar as roupas de suas crianças diante das ofertas de mercado da cidade do Recife. Para tal, foram entrevistados pais e mães de crianças entre 02 e 07 anos da classe média e classe média-alta recifense, que estão matriculadas em escolas de pequeno porte do Recife. Os objetivos específicos foram o de compreender o conceito de infância; elaborar um breve histórico da monda infantil; conceituar moda e categorias culturais; introduzir conceitos de marketing infantil; investigar se os pais consideram que o mercado da moda infantil contempla todos as suas exigências como consumidor; investigar a relevância da opinião da criança na escolha das peças de seu vestuário; investigar se as categorias culturais explicadas por Sahlins estão presentes nas escolhas dos pais; e investigar se há alguma dificuldade ou facilidade específica de compra para cada gênero. Na pretensão de compreender melhor o objeto pesquisado, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa utilizando-se a análise de conteúdo do Método de Interpretação de Sentidos proposto por Minayo. O estudo concluiu que o mercado da moda infantil ainda não está saturado como o mercado da moda para adultos e tem espaço para ser explorado por profissionais como os designers de moda. Apreendeu-se que o consumo de roupas infantis está diretamente ligado ao conceito de infância, por isso, o conforto, como visto nas palavras dos entrevistados, está diretamente relacionado à ideia de cuidado e respeito com os filhos. Observou-se também que as roupas infantis, embora tenham evoluído, ainda refletem muitos conceitos da moda adulta e isso pode gerar roupas desconfortáveis, que limitam a movimentação das crianças, assim como roupas muito presas à ideia de diferenciação de gêneros.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-26T11:50:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-26T11:50:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DOUNIS, Amanda Menezes. Uma abordagem cultural da moda-vestuário infantil: estudo entre as camadas médias no Recife. 2021. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48401
identifier_str_mv DOUNIS, Amanda Menezes. Uma abordagem cultural da moda-vestuário infantil: estudo entre as camadas médias no Recife. 2021. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Design
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48401/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48401/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48401/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Amanda%20Menezes%20Dounis.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48401/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Amanda%20Menezes%20Dounis.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48401/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Amanda%20Menezes%20Dounis.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973
325ae4ab104660587646c6c825c0e80b
cb75263758df72646e86bf1f36272e17
a215ad0ff3795d3a9a2566a505478c6c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310899117064192