"Vida e vida com abundância" - teologia da prosperidade, sagrado e mercado : um estudo de afinidade eletiva entre a TP, o mercado e a ética de consumo na Igreja Universal do Reino de Deus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernando Rodrigues, Kleber
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9744
Resumo: A pesquisa sobre a teologia da prosperidade no âmbito da Igreja Universal do Reino de Deus inscreve-se nas discussões e debates sobre as insurgências e ressurgências de formas religiosas no contexto social e histórico brasileiro. O último quartel do século XX e início do século XXI foi tomado por uma efervescente (re)construção de valores religiosos que impelem a sociologia a (re)discutir o fenômeno religioso a partir de novos paradigmas doutrinários que colocaram em xeque modelos e formas antigas de religiosidade no campo evangélico, com o surgimento da Igreja Universal, representante da teologia da prosperidade, reconfigurada à realidade sócio-histórica brasileira. O objetivo geral do trabalho é identificar possíveis afinidades eletivas entre a TP, o sagrado e o mercado, dentro da perspectiva da cultura para o consumo. Estuda a localização escatológica da IURD dentre as igrejas evangélicas brasileiras, a fim de explicar a inserção, o crescimento e a visibilidade sócio-religiosa e política dessa Igreja na sociedade brasileira. Identifica a existência de uma trilogia discursiva que circula na IURD, exemplificada pelo discurso religioso ancorado em sua escolha teológica, um discurso empresarial e um discurso social, que apresentam ambivalências entre si, mas propiciam interconexões em meio à polissemia construída pela TP no espaço religioso iurdiano. Por fim, analisa a confluência ativa entre idéias teológicas e idéias que circulam na sociedade de consumo, ancoradas no mercado, além de apresentar características sócio-políticas prenunciadas pela IURD para desencadear, com maior celeridade, sua ascensão, com vistas futuras à ampliação de poder em diferentes esferas da vida política nacional
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O último quartel do século XX e início do século XXI foi tomado por uma efervescente (re)construção de valores religiosos que impelem a sociologia a (re)discutir o fenômeno religioso a partir de novos paradigmas doutrinários que colocaram em xeque modelos e formas antigas de religiosidade no campo evangélico, com o surgimento da Igreja Universal, representante da teologia da prosperidade, reconfigurada à realidade sócio-histórica brasileira. O objetivo geral do trabalho é identificar possíveis afinidades eletivas entre a TP, o sagrado e o mercado, dentro da perspectiva da cultura para o consumo. Estuda a localização escatológica da IURD dentre as igrejas evangélicas brasileiras, a fim de explicar a inserção, o crescimento e a visibilidade sócio-religiosa e política dessa Igreja na sociedade brasileira. Identifica a existência de uma trilogia discursiva que circula na IURD, exemplificada pelo discurso religioso ancorado em sua escolha teológica, um discurso empresarial e um discurso social, que apresentam ambivalências entre si, mas propiciam interconexões em meio à polissemia construída pela TP no espaço religioso iurdiano. 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