A inauguração de um museu de arte no Recife : sociedade, bastidores e exposição (1981)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CASTRO, Eduardo José de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32877
Resumo: Sob a égide das leis da escrita da história, sem improvisos e simulações, o trabalho “A Inauguração de um Museu de Arte no Recife: Bastidores, Sociedade e Exposição (1981)” nos mostra, na verdade, a história da criação e inauguração da Galeria Metropolitana de Arte do Recife (GMAR), implantada pela Prefeitura da capital pernambucana, a partir da Fundação de Cultura Cidade do Recife, contando com os trabalhos técnicos dos museólogos da Fundação Joaquim Nabuco/MEC. Inaugurado na noite de 27 de março de 1981, este espaço museológico foi instalado em um sobrado localizado no centro da cidade do Recife e apresentado como possuidor do “acervo dos mais expressivos artistas pernambucanos”, com artistas tais quais: João Câmara, Vicente do Rego Monteiro, Lula Cardoso Ayres, Abelardo da Hora, Brennand e Wellington Virgolino, além das “significativas obras dos artistas populares da Região, da Bahia ao Maranhão”. Sabendo que uma instituição museológica apresenta ao público parcela de uma complexa rede, buscamos nesta dissertação ir além de uma análise fetichista que privilegia obras e artistas. Não existe uma instituição neutra e cada detalhe material da exposição indicou possíveis matrizes conceituais e ideológicas. Investigamos todos os indícios que visualizamos e nos levaram a análises da criação desta instituição e sua primeira exposição. Destarte, foi possível e necessário colocar em diálogos várias temporalidades, mapear redes de sociabilidades que impulsionaram a concretização desse espaço: projeto percebido como ambicioso que visava dar ao Recife uma feição arrojada dentro de um projeto mais amplo de modernização e metropolização. Distintos materiais, desde fontes visuais, entrevistas de história oral, artigos e jornais de época, como catálogos de exposições e contrato de compras de obras de artes, foram mobilizados para compor a trama com cada detalhe da história da inauguração da Galeria Metropolitana de Arte do Recife.
id UFPE_96f597522aa46114f4725b392b47a9a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/32877
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling CASTRO, Eduardo José dehttp://lattes.cnpq.br/4912958244395519http://lattes.cnpq.br/9715360993005450REZENDE, Antonio Paulo de MoraisLIMA, Joana D’Arc de Sousa2019-09-13T21:28:48Z2019-09-13T21:28:48Z2018-08-31https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32877Sob a égide das leis da escrita da história, sem improvisos e simulações, o trabalho “A Inauguração de um Museu de Arte no Recife: Bastidores, Sociedade e Exposição (1981)” nos mostra, na verdade, a história da criação e inauguração da Galeria Metropolitana de Arte do Recife (GMAR), implantada pela Prefeitura da capital pernambucana, a partir da Fundação de Cultura Cidade do Recife, contando com os trabalhos técnicos dos museólogos da Fundação Joaquim Nabuco/MEC. Inaugurado na noite de 27 de março de 1981, este espaço museológico foi instalado em um sobrado localizado no centro da cidade do Recife e apresentado como possuidor do “acervo dos mais expressivos artistas pernambucanos”, com artistas tais quais: João Câmara, Vicente do Rego Monteiro, Lula Cardoso Ayres, Abelardo da Hora, Brennand e Wellington Virgolino, além das “significativas obras dos artistas populares da Região, da Bahia ao Maranhão”. Sabendo que uma instituição museológica apresenta ao público parcela de uma complexa rede, buscamos nesta dissertação ir além de uma análise fetichista que privilegia obras e artistas. Não existe uma instituição neutra e cada detalhe material da exposição indicou possíveis matrizes conceituais e ideológicas. Investigamos todos os indícios que visualizamos e nos levaram a análises da criação desta instituição e sua primeira exposição. Destarte, foi possível e necessário colocar em diálogos várias temporalidades, mapear redes de sociabilidades que impulsionaram a concretização desse espaço: projeto percebido como ambicioso que visava dar ao Recife uma feição arrojada dentro de um projeto mais amplo de modernização e metropolização. Distintos materiais, desde fontes visuais, entrevistas de história oral, artigos e jornais de época, como catálogos de exposições e contrato de compras de obras de artes, foram mobilizados para compor a trama com cada detalhe da história da inauguração da Galeria Metropolitana de Arte do Recife.CNPqFrom the perspective of the laws of historical writing, without improvisations and simulations, the article “A Inauguração de um Museu de Arte no Recife: Bastidores, Sociedade e Exposição (1981)” (The Inauguration of an Art Museum in Recife: Backstage, Society and Exhibition - 1981) actually demonstrates the history of the creation and inauguration of the Galeria Metropolitana de Arte do Recife – GMAR (Metropolitan Galary of Art Recife), implemented by the administration of the city of Recife, from the Fundação de Cultura Cidade do Recife (City of Recife Cultural Foundation), in addition to the technical works of the museologists of the Fundação Joaquim Nabuco/MEC (Joaquim Nabuco / MEC Foundation). Inaugurated on the night of March 27, 1981, this museum was housed in a townhouse located in the center of the city of Recife and had "a collection of the most expressive artists from Pernambuco", such as: João Câmara, Vicente do Rego Monteiro, Lula Cardoso Ayres, Abelardo da Hora, Francisco Brennand and Wellington Virgolino, in addition to the "significant works of art of the popular artists of the Northeast region of Brazil, from Bahia to Maranhão”. Knowing that a museological institution presents to the public part of a complex network, we seek in this dissertation to go beyond a fetishistic analysis that privileges works of art and artists. There is no neutral institution and every material detail of the exhibition indicated possible conceptual and ideological matrices. We investigated all the signs that enabled us to analyze the creation of this institution and its first exhibition. Thus, it was possible and necessary to organize in dialogues various temporalities, to map networks of sociabilities that made possible the concretization of this space: an ambitious project that aimed to give Recife a bold aspect within a broader project of modernization and metropolization. Different materials, from visual sources, oral history interviews, articles and newspapers, such as catalogs of art exhibitions and contracts for purchases of works of art, were used to compose the plot with each detail of the history of the inauguration of the Galeria Metropolitana de Arte do Recife (Metropolitan Galary of Art Recife).porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em HistoriaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessHistóriaMuseus de arteMuseus – ExposiçõesArte – ExposiçõesArte – PernambucoGalerias de arteA inauguração de um museu de arte no Recife : sociedade, bastidores e exposição (1981)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Eduardo José de Castro.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Eduardo José de Castro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1216https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32877/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Eduardo%20Jos%c3%a9%20de%20Castro.pdf.jpg41075546fad13b68c9765f866ccdc874MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Eduardo José de Castro.pdfDISSERTAÇÃO Eduardo José de Castro.pdfapplication/pdf4349074https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32877/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Eduardo%20Jos%c3%a9%20de%20Castro.pdf557fa21432832906ef3727d69e0d6179MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32877/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32877/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Eduardo José de Castro.pdf.txtDISSERTAÇÃO Eduardo José de Castro.pdf.txtExtracted texttext/plain521822https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32877/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Eduardo%20Jos%c3%a9%20de%20Castro.pdf.txtbe4ae0268b3e7c11889b12bec72b5fa4MD54123456789/328772019-10-25 10:57:37.159oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T13:57:37Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A inauguração de um museu de arte no Recife : sociedade, bastidores e exposição (1981)
title A inauguração de um museu de arte no Recife : sociedade, bastidores e exposição (1981)
spellingShingle A inauguração de um museu de arte no Recife : sociedade, bastidores e exposição (1981)
CASTRO, Eduardo José de
História
Museus de arte
Museus – Exposições
Arte – Exposições
Arte – Pernambuco
Galerias de arte
title_short A inauguração de um museu de arte no Recife : sociedade, bastidores e exposição (1981)
title_full A inauguração de um museu de arte no Recife : sociedade, bastidores e exposição (1981)
title_fullStr A inauguração de um museu de arte no Recife : sociedade, bastidores e exposição (1981)
title_full_unstemmed A inauguração de um museu de arte no Recife : sociedade, bastidores e exposição (1981)
title_sort A inauguração de um museu de arte no Recife : sociedade, bastidores e exposição (1981)
author CASTRO, Eduardo José de
author_facet CASTRO, Eduardo José de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4912958244395519
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9715360993005450
dc.contributor.author.fl_str_mv CASTRO, Eduardo José de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv REZENDE, Antonio Paulo de Morais
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv LIMA, Joana D’Arc de Sousa
contributor_str_mv REZENDE, Antonio Paulo de Morais
LIMA, Joana D’Arc de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv História
Museus de arte
Museus – Exposições
Arte – Exposições
Arte – Pernambuco
Galerias de arte
topic História
Museus de arte
Museus – Exposições
Arte – Exposições
Arte – Pernambuco
Galerias de arte
description Sob a égide das leis da escrita da história, sem improvisos e simulações, o trabalho “A Inauguração de um Museu de Arte no Recife: Bastidores, Sociedade e Exposição (1981)” nos mostra, na verdade, a história da criação e inauguração da Galeria Metropolitana de Arte do Recife (GMAR), implantada pela Prefeitura da capital pernambucana, a partir da Fundação de Cultura Cidade do Recife, contando com os trabalhos técnicos dos museólogos da Fundação Joaquim Nabuco/MEC. Inaugurado na noite de 27 de março de 1981, este espaço museológico foi instalado em um sobrado localizado no centro da cidade do Recife e apresentado como possuidor do “acervo dos mais expressivos artistas pernambucanos”, com artistas tais quais: João Câmara, Vicente do Rego Monteiro, Lula Cardoso Ayres, Abelardo da Hora, Brennand e Wellington Virgolino, além das “significativas obras dos artistas populares da Região, da Bahia ao Maranhão”. Sabendo que uma instituição museológica apresenta ao público parcela de uma complexa rede, buscamos nesta dissertação ir além de uma análise fetichista que privilegia obras e artistas. Não existe uma instituição neutra e cada detalhe material da exposição indicou possíveis matrizes conceituais e ideológicas. Investigamos todos os indícios que visualizamos e nos levaram a análises da criação desta instituição e sua primeira exposição. Destarte, foi possível e necessário colocar em diálogos várias temporalidades, mapear redes de sociabilidades que impulsionaram a concretização desse espaço: projeto percebido como ambicioso que visava dar ao Recife uma feição arrojada dentro de um projeto mais amplo de modernização e metropolização. Distintos materiais, desde fontes visuais, entrevistas de história oral, artigos e jornais de época, como catálogos de exposições e contrato de compras de obras de artes, foram mobilizados para compor a trama com cada detalhe da história da inauguração da Galeria Metropolitana de Arte do Recife.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-13T21:28:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-13T21:28:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32877
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Historia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32877/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Eduardo%20Jos%c3%a9%20de%20Castro.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32877/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Eduardo%20Jos%c3%a9%20de%20Castro.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32877/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32877/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32877/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Eduardo%20Jos%c3%a9%20de%20Castro.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 41075546fad13b68c9765f866ccdc874
557fa21432832906ef3727d69e0d6179
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
be4ae0268b3e7c11889b12bec72b5fa4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310694602801152