Fluxos de comunicação Fulni-ô : cosmologia, territorialidade e performance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BITTENCOURT, Miguel Colaço
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51506
Resumo: REESINK, Edwin B., também é conhecido em citações bibliográficas por: REESINK, Edwin Boudewijn.
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spelling BITTENCOURT, Miguel Colaçohttp://lattes.cnpq.br/6176840479012777http://lattes.cnpq.br/9566407902205153REESINK, Edwin B.2023-07-18T18:15:38Z2023-07-18T18:15:38Z2022-09-09BITTENCOURT, Miguel Colaço. Fluxos de comunicação Fulni-ô: cosmologia, territorialidade e performance. 2022. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51506ark:/64986/0013000008cqsREESINK, Edwin B., também é conhecido em citações bibliográficas por: REESINK, Edwin Boudewijn.A tese - Fluxos de comunicação Fulni-ô: cosmologia, territorialidade e performance - é resultado de um estudo de caso com a etnia Fulni-ô, localizada na microrregião da bacia do Ipanema, na região hidrográfica do Baixo São Francisco, situada nas caatingas do sertão e agreste nordestino. Tal estudo propõe conciliar temáticas da cosmologia, noções/ processos territoriais e ações performáticas para destacar no contexto da interculturalidade sistemas de classificação, identificação, saberes e conhecimentos que estão em interação e contraste. A partir das considerações e análises das interações entre humanos, entidades, plantas e objetos tal trabalho apresenta uma tentativa de observar e reanimar os estudos cosmológicos localizados em uma parte especifica das Terras Baixas da América do Sul, visto atualmente como o Nordeste indígena brasileiro. Logo, diversos complexos e práticas Fulni-ô são etnografadas para descrever a dinamicidade e criatividade cultural através de rituais, “trabalhos”, saberes, concepções e expressões da vida social, associadas às práticas do Ouricuri [da palmeira Syagrus coronatta], das juremas [mimosas] e do juazeiro [Ziziphus joazeiro Mart.]. Ao descrever tais relações apresentam-se as transformações sociais em que os Fulni-ô estão envolvidos e quais as formas de preservação da noção de pessoa Fulni-ô para ser e estar em diversos locais (áreas rituais, zonas rurais, cidades). Concomitantemente, realiza-se uma revisão histórica para inserir a articulação étnica Fulni-ô na contemporaneidade, de tal modo que apresentamos situações históricas e atuais como o processo de territorialização, modulações socioeconômicas e ritualísticas, o calendário cosmológico e um conjunto de proposições, apontamentos e elaborações em torno das performances Fulni-ô associadas com as suas noções cosmológicas e territoriais.FACEPEThe thesis - Fulni-ô communication flows: cosmology, territoriality and performance - is the result of a case study with the Fulni-ô ethnic group, located in the micro-region of the Ipanema basin, in the Low São Francisco hydrographic region, located in the caatingas of the sertão and northeastern agreste. This study proposes to reconcile themes of cosmology, territorial processes/ notions and performative actions to highlight in the context of interculturality systems of classification, identification, traditional knowledge and academic knowledge that are in interaction and contrast. From the considerations and analyzes of the interactions between humans, entities, plants and objects, this work presents an attempt to observe and reanimate the cosmological studies located in a specific part of the Lowlands of South America, currently seen as the Brazilian indigenous Northeast. Therefore, several Fulni- ô complexes and practices are ethnographed to describe the dynamics and cultural creativity through rituals, “works”, knowledge, conceptions and expressions of social life, associated with the practices of Ouricuri [of the Syagrus coronatta palm], of the juremas [ mimosas] and juazeiro [Ziziphus joazeiro Mart.]. In describing such relationships, are presented the social transformations in which the Fulni-ô are involved and what are the ways of preserving the notion of the Fulni-ô person to be and be in different places (ritual areas, rural areas, cities). At the same time, a historical review is carried out to insert the Fulni-ô ethnic articulation in contemporary times, in such a way that we present historical and current situations such as the territorialization process, socioeconomic and ritualistic modulations, the cosmological calendar and a set of propositions, notes and elaborations around the Fulni-ô performances associated with their cosmological and territorial notions.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AntropologiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAntropologiaÍndios Fulni-ôEtnicidadeCosmologiaTerritorialidadePerformancesPráticas tradicionaisFluxos de comunicação Fulni-ô : cosmologia, territorialidade e performanceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Miguel Colaço Bittencourt.pdfTESE Miguel Colaço Bittencourt.pdfapplication/pdf4616969https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51506/1/TESE%20Miguel%20Colac%cc%a7o%20Bittencourt.pdfb446510595c818c7adccaba2a6d08483MD51TEXTTESE Miguel Colaço Bittencourt.pdf.txtTESE Miguel Colaço Bittencourt.pdf.txtExtracted texttext/plain1123701https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51506/4/TESE%20Miguel%20Colac%cc%a7o%20Bittencourt.pdf.txtc1d54ecad7e585bd343caf7374d1f6b9MD54THUMBNAILTESE Miguel Colaço Bittencourt.pdf.jpgTESE Miguel Colaço Bittencourt.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1441https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51506/5/TESE%20Miguel%20Colac%cc%a7o%20Bittencourt.pdf.jpg877ce51e78acf2494cca55a320392c3eMD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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