Realidade expandida: narrativas do digital, edição e produção de sentidos no telejornalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CABRAL, Águeda Miranda
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000s5k2
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10518
Resumo: A ideia central desta tese é a de que a Manipulação de imagens gravadas pelas câmeras e a criação de imagens no computador utilizadas na edição digital como estratégia jornalística para produzir efeitos de realidade ajudam a dar um sentido mais verossímil e inteligível às notícias, considerando que o uso da tecnologia potencializa o ato comunicativo, acrescentando camadas de sentido às notícias de TV no contemporâneo. Apresentamos a “manipulação” jornalística como uma abordagem de construção do real e a relacionamos, de forma particular, ao fato de que os editores de telejornais, como estratégia de edição, para criar efeitos de realidade, em suas rotinas de trabalho, escolhem algumas imagens, em detrimento de outras, para manipular e tratar, na intenção de provocar no telespectador um entendimento diferente da montagem seca da notícia televisiva. Fazemos a mesma relação com a “simulação” jornalística, não privilegiando seu sentido falseador do real, mas sim seu sentido de potência. Preocupamo-nos em situá-la como uma dupla potência: a “simulação” do real praticada pelos jornalistas de TV a partir da seleção dos fatos e temas que vão se transformar em notícia e a Simulação como um processo de edição e uma estratégia proporcionada pela tecnologia digital, usada para criar imagens e ambientes interativos no computador e cobrir as matérias para mostrar aos telespectadores de telejornais o que eles jamais veriam, por não haver gravação de imagens pelas câmeras. Os efeitos de realidade produzidos pelos editores de texto, de imagem e de arte nos processos de Manipulação, de Simulação e de Infoimagem constroem a notícia com múltiplas camadas de sentidos, criando alguns, reforçando e/ou encobrindo outros. Acreditamos que com a Manipulação das imagens gravadas e a criação de imagens no computador nos processos de edição digital, os jornalistas de TV estão criando uma nova realidade, acrescentando sentidos (sociais, subliminares e cognitivos) às notícias e que estamos denominando de Realidade Expandida. A hipótese da Realidade Expandida pode ser assim enunciada: trata-se de uma capacidade estendida de construir, apresentar e perceber os sentidos de mundos muito mais possíveis que o jornalista de TV busca realizar atualmente nas dimensões técnica e social de sua missão. Os editores da era digital estão produzindo efeitos e sentidos originados e sustentados por uma Realidade Expandida, adicional à realidade midiática costumeiramente construída no processo de edição do telejornalismo da era analógica para possibilitar que um fato do cotidiano seja contado.
id UFPE_976870b378ef1f19edde9759c954698c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/10518
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling CABRAL, Águeda MirandaPEREIRA JÚNIOR, Alfredo Eurico Vizeu2015-03-04T18:59:41Z2015-03-04T18:59:41Z2011-02CABRAL, Águeda Miranda. Realidade expandida: narrativas do digital, edição e produção de sentidos no telejornalismo. Recife, 2012. 319 f. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2012..https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10518ark:/64986/001300000s5k2A ideia central desta tese é a de que a Manipulação de imagens gravadas pelas câmeras e a criação de imagens no computador utilizadas na edição digital como estratégia jornalística para produzir efeitos de realidade ajudam a dar um sentido mais verossímil e inteligível às notícias, considerando que o uso da tecnologia potencializa o ato comunicativo, acrescentando camadas de sentido às notícias de TV no contemporâneo. Apresentamos a “manipulação” jornalística como uma abordagem de construção do real e a relacionamos, de forma particular, ao fato de que os editores de telejornais, como estratégia de edição, para criar efeitos de realidade, em suas rotinas de trabalho, escolhem algumas imagens, em detrimento de outras, para manipular e tratar, na intenção de provocar no telespectador um entendimento diferente da montagem seca da notícia televisiva. Fazemos a mesma relação com a “simulação” jornalística, não privilegiando seu sentido falseador do real, mas sim seu sentido de potência. Preocupamo-nos em situá-la como uma dupla potência: a “simulação” do real praticada pelos jornalistas de TV a partir da seleção dos fatos e temas que vão se transformar em notícia e a Simulação como um processo de edição e uma estratégia proporcionada pela tecnologia digital, usada para criar imagens e ambientes interativos no computador e cobrir as matérias para mostrar aos telespectadores de telejornais o que eles jamais veriam, por não haver gravação de imagens pelas câmeras. Os efeitos de realidade produzidos pelos editores de texto, de imagem e de arte nos processos de Manipulação, de Simulação e de Infoimagem constroem a notícia com múltiplas camadas de sentidos, criando alguns, reforçando e/ou encobrindo outros. Acreditamos que com a Manipulação das imagens gravadas e a criação de imagens no computador nos processos de edição digital, os jornalistas de TV estão criando uma nova realidade, acrescentando sentidos (sociais, subliminares e cognitivos) às notícias e que estamos denominando de Realidade Expandida. A hipótese da Realidade Expandida pode ser assim enunciada: trata-se de uma capacidade estendida de construir, apresentar e perceber os sentidos de mundos muito mais possíveis que o jornalista de TV busca realizar atualmente nas dimensões técnica e social de sua missão. Os editores da era digital estão produzindo efeitos e sentidos originados e sustentados por uma Realidade Expandida, adicional à realidade midiática costumeiramente construída no processo de edição do telejornalismo da era analógica para possibilitar que um fato do cotidiano seja contado.FACEPE - Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de PernambucoporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTelejornalismoEdição digitalProdução de sentidosRealidade ExpandidaRealidade expandida: narrativas do digital, edição e produção de sentidos no telejornalismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTese_Final_Águeda_Miranda_Cabral.pdf.jpgTese_Final_Águeda_Miranda_Cabral.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1337https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10518/5/Tese_Final_%c3%81gueda_Miranda_Cabral.pdf.jpgcd89dbc7e01189357e446fa138f14f1dMD55ORIGINALTese_Final_Águeda_Miranda_Cabral.pdfTese_Final_Águeda_Miranda_Cabral.pdfapplication/pdf7603693https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10518/1/Tese_Final_%c3%81gueda_Miranda_Cabral.pdf09ccee63ed7c4f8154d6d16bf585d1d8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10518/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10518/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTTese_Final_Águeda_Miranda_Cabral.pdf.txtTese_Final_Águeda_Miranda_Cabral.pdf.txtExtracted texttext/plain793500https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10518/4/Tese_Final_%c3%81gueda_Miranda_Cabral.pdf.txt0e0090b6787a014626d86da9aad82059MD54123456789/105182019-10-25 17:00:03.838oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T20:00:03Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Realidade expandida: narrativas do digital, edição e produção de sentidos no telejornalismo
title Realidade expandida: narrativas do digital, edição e produção de sentidos no telejornalismo
spellingShingle Realidade expandida: narrativas do digital, edição e produção de sentidos no telejornalismo
CABRAL, Águeda Miranda
Telejornalismo
Edição digital
Produção de sentidos
Realidade Expandida
title_short Realidade expandida: narrativas do digital, edição e produção de sentidos no telejornalismo
title_full Realidade expandida: narrativas do digital, edição e produção de sentidos no telejornalismo
title_fullStr Realidade expandida: narrativas do digital, edição e produção de sentidos no telejornalismo
title_full_unstemmed Realidade expandida: narrativas do digital, edição e produção de sentidos no telejornalismo
title_sort Realidade expandida: narrativas do digital, edição e produção de sentidos no telejornalismo
author CABRAL, Águeda Miranda
author_facet CABRAL, Águeda Miranda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CABRAL, Águeda Miranda
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv PEREIRA JÚNIOR, Alfredo Eurico Vizeu
contributor_str_mv PEREIRA JÚNIOR, Alfredo Eurico Vizeu
dc.subject.por.fl_str_mv Telejornalismo
Edição digital
Produção de sentidos
Realidade Expandida
topic Telejornalismo
Edição digital
Produção de sentidos
Realidade Expandida
description A ideia central desta tese é a de que a Manipulação de imagens gravadas pelas câmeras e a criação de imagens no computador utilizadas na edição digital como estratégia jornalística para produzir efeitos de realidade ajudam a dar um sentido mais verossímil e inteligível às notícias, considerando que o uso da tecnologia potencializa o ato comunicativo, acrescentando camadas de sentido às notícias de TV no contemporâneo. Apresentamos a “manipulação” jornalística como uma abordagem de construção do real e a relacionamos, de forma particular, ao fato de que os editores de telejornais, como estratégia de edição, para criar efeitos de realidade, em suas rotinas de trabalho, escolhem algumas imagens, em detrimento de outras, para manipular e tratar, na intenção de provocar no telespectador um entendimento diferente da montagem seca da notícia televisiva. Fazemos a mesma relação com a “simulação” jornalística, não privilegiando seu sentido falseador do real, mas sim seu sentido de potência. Preocupamo-nos em situá-la como uma dupla potência: a “simulação” do real praticada pelos jornalistas de TV a partir da seleção dos fatos e temas que vão se transformar em notícia e a Simulação como um processo de edição e uma estratégia proporcionada pela tecnologia digital, usada para criar imagens e ambientes interativos no computador e cobrir as matérias para mostrar aos telespectadores de telejornais o que eles jamais veriam, por não haver gravação de imagens pelas câmeras. Os efeitos de realidade produzidos pelos editores de texto, de imagem e de arte nos processos de Manipulação, de Simulação e de Infoimagem constroem a notícia com múltiplas camadas de sentidos, criando alguns, reforçando e/ou encobrindo outros. Acreditamos que com a Manipulação das imagens gravadas e a criação de imagens no computador nos processos de edição digital, os jornalistas de TV estão criando uma nova realidade, acrescentando sentidos (sociais, subliminares e cognitivos) às notícias e que estamos denominando de Realidade Expandida. A hipótese da Realidade Expandida pode ser assim enunciada: trata-se de uma capacidade estendida de construir, apresentar e perceber os sentidos de mundos muito mais possíveis que o jornalista de TV busca realizar atualmente nas dimensões técnica e social de sua missão. Os editores da era digital estão produzindo efeitos e sentidos originados e sustentados por uma Realidade Expandida, adicional à realidade midiática costumeiramente construída no processo de edição do telejornalismo da era analógica para possibilitar que um fato do cotidiano seja contado.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T18:59:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T18:59:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CABRAL, Águeda Miranda. Realidade expandida: narrativas do digital, edição e produção de sentidos no telejornalismo. Recife, 2012. 319 f. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2012..
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10518
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/001300000s5k2
identifier_str_mv CABRAL, Águeda Miranda. Realidade expandida: narrativas do digital, edição e produção de sentidos no telejornalismo. Recife, 2012. 319 f. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2012..
ark:/64986/001300000s5k2
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10518/5/Tese_Final_%c3%81gueda_Miranda_Cabral.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10518/1/Tese_Final_%c3%81gueda_Miranda_Cabral.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10518/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10518/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/10518/4/Tese_Final_%c3%81gueda_Miranda_Cabral.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cd89dbc7e01189357e446fa138f14f1d
09ccee63ed7c4f8154d6d16bf585d1d8
66e71c371cc565284e70f40736c94386
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
0e0090b6787a014626d86da9aad82059
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815172902825230336