Efeitos de uma intervenção educativa problematizadora para a promoção de estilos de vida saudáveis em idosos diabéticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BORBA, Anna Karla de Oliveira Tito
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18758
Resumo: O envelhecimento populacional vem ocorrendo de forma rápida, principalmente nos países em desenvolvimento, acarretando maior prevalência de doenças crônicas não-transmissíveis. Dentre elas, destaca-se o diabetes mellitus que está associado a maior mortalidade, institucionalização, redução da capacidade funcional e complicações crônicas em idosos. O consumo de uma alimentação saudável e a prática regular de atividade física são a base do tratamento para o controle da doença, contudo a adesão é insatisfatória. A educação para o autocuidado em diabetes proporciona conhecimento, habilidade, atitude e motivação para a mudança comportamental, porém existe a necessidade de definição das melhores abordagens educativas voltadas ao público idoso. Desta forma, o presente estudo teve como principal objetivo avaliar os efeitos de uma intervenção educativa problematizadora para a promoção de estilos de vida saudáveis em idosos diabéticos por meio de um ensaio clínico randomizado realizado nas Unidades de Saúde da Família da cidade do Recife, Pernambuco, entre agosto de 2014 a agosto de 2015. Duzentos e dois idosos diabéticos foram recrutados e aleatoriamente alocados em dois grupos de estudo: Intervenção que além do atendimento de rotina ao idoso com diabetes participou de educação grupal problematizadora ou Controle que participou apenas do atendimento de rotina ao idoso com diabetes, ambos monitorizados durante seis meses. Os desfechos primários incluíram as variáveis de conhecimento sobre o diabetes, atitude para o autocuidado, consumo alimentar, prática de atividade física e níveis de hemoglobina glicada. Já os secundários foram tabagismo, consumo de bebida alcoólica, peso, Índice de Massa Corporal e circunferência da cintura. Na linha de base do estudo, foi realizado um corte transversal para investigar o conhecimento sobre o diabetes, atitude para o autocuidado e os fatores associados. O modelo de regressão logística identificou que morar sozinho foi fator de proteção e a baixa escolaridade fator de risco para o conhecimento insuficiente e atitude negativa para o autocuidado, respectivamente. Após seis meses de atividade educativa grupal problematizadora, de frequência mensal e duração média de 2 horas, observou-se aumento do conhecimento sobre a doença (p<0,001), atitude positiva para o autocuidado (p=0,011), prática de atividade física (p=0,020) e variedade da dieta (p=0,002), porém não foi associada à redução dos parâmetros antropométricos e dos níveis de hemoglobina glicada (p>0,05). Conclui-se que a intervenção educativa problematizadora quando comparada ao atendimento de rotina ao idoso com diabetes na USF mostrou-se eficaz para à maior conscientização dos idosos diabéticos à promoção de estilos de vida saudáveis. Faz-se necessário, a realização de outros estudos utilizando essa abordagem metodológica, capacitação dos profissionais de saúde para o seu emprego nas atividades educativas e maior interlocução entre a equipe que compõe a Estratégia Saúde da Família e o Núcleo de Apoio a Saúde da Família no intuito de uma assistência interdisciplinar com vistas à mudança da práxis dos profissionais de saúde que prestam assistência ao idoso com diabetes na atenção primária de saúde.
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A educação para o autocuidado em diabetes proporciona conhecimento, habilidade, atitude e motivação para a mudança comportamental, porém existe a necessidade de definição das melhores abordagens educativas voltadas ao público idoso. Desta forma, o presente estudo teve como principal objetivo avaliar os efeitos de uma intervenção educativa problematizadora para a promoção de estilos de vida saudáveis em idosos diabéticos por meio de um ensaio clínico randomizado realizado nas Unidades de Saúde da Família da cidade do Recife, Pernambuco, entre agosto de 2014 a agosto de 2015. Duzentos e dois idosos diabéticos foram recrutados e aleatoriamente alocados em dois grupos de estudo: Intervenção que além do atendimento de rotina ao idoso com diabetes participou de educação grupal problematizadora ou Controle que participou apenas do atendimento de rotina ao idoso com diabetes, ambos monitorizados durante seis meses. 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Após seis meses de atividade educativa grupal problematizadora, de frequência mensal e duração média de 2 horas, observou-se aumento do conhecimento sobre a doença (p<0,001), atitude positiva para o autocuidado (p=0,011), prática de atividade física (p=0,020) e variedade da dieta (p=0,002), porém não foi associada à redução dos parâmetros antropométricos e dos níveis de hemoglobina glicada (p>0,05). Conclui-se que a intervenção educativa problematizadora quando comparada ao atendimento de rotina ao idoso com diabetes na USF mostrou-se eficaz para à maior conscientização dos idosos diabéticos à promoção de estilos de vida saudáveis. Faz-se necessário, a realização de outros estudos utilizando essa abordagem metodológica, capacitação dos profissionais de saúde para o seu emprego nas atividades educativas e maior interlocução entre a equipe que compõe a Estratégia Saúde da Família e o Núcleo de Apoio a Saúde da Família no intuito de uma assistência interdisciplinar com vistas à mudança da práxis dos profissionais de saúde que prestam assistência ao idoso com diabetes na atenção primária de saúde.FACEPEPopulation aging is occurring rapidly, especially in developing countries, leading to a higher prevalence of chronic non-communicable diseases. Among them, there is the diabetes mellitus is associated with increased mortality, institutionalization, reduced functional capacity and chronic complications in the elderly. Consuming a healthy diet and regular physical activity are the mainstay of treatment for disease control, however the adherence is unsatisfactory. Education for self-care in diabetes provides knowledge, skills, attitudes and motivation for behavioral change, but there is the need to define the best educational approaches aimed at the elderly population. Thus, this study aimed to evaluate the effects of an intervention educational problematical to promote healthy lifestyles in elderly diabetics through a randomized clinical trial conducted in the Family Health Unit of the city of Recife, Pernambuco, from August 2014 to August 2015. Two hundred and two elderly diabetics were recruited and randomly assigned to two groups: Intervention that besides routine care to the elderly with diabetes participated in group education problematical or Control that participated only the routine care to the elderly with diabetes, both monitored for six months. Primary outcomes included the variables knowledge about diabetes, attitude for self-care, food intake, physical activity and glycated hemoglobin levels. Already secondary were smoking, consumption of alcoholic bebiba, weight, body mass index and waist circumference. In the baseline study, we performed a cross-sectional to investigate knowledge about diabetes, attitude for self-care and associated factors. The logistic regression model identified that live alone was a protective factor (OR = 0.24; 95% CI 00,9-0,65; OR = 0.22, 95% CI 0.07- 0.71) and low education risk factor (OR = 7.78, 95% CI 3.36-18.01; OR = 13.05, 95% CI 4.6336.82) for insufficient knowledge and negative attitude to self-care, respectively. After six months of activity educational problematical, monthly frequency and average duration of 2 hours, there was an increased in knowledge about the disease (p <0.001), positive attitude for self-care (p = 0.011), physical activity ( p = 0.020) and variety of diet (p = 0.002), but was not associated with reduction of anthropometric parameters and glycated hemoglobin levels (p> 0.05). It is concluded that the intervention educational problematical compared to routine care to the elderly with diabetes at USF was effective for the increased awareness of elderly diabetics to promote healthy lifestyles. It is necessary to carry out further studies using this methodological approach, training of health professionals for their use in educational activities and increased dialogue between the team that makes up the Family Health Strategy and the Nucleus for Support to Family Health in order an interdisciplinary assistance with a view to changing the practice of health professionals who provide care to the elderly with diabetes in primary health care.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em NutricaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEnvelhecimento da PopulaçãoDiabetes MellitusEstilo de VidaEducação em SaúdeAtenção Primária de SaúdeAging populationDiabetes MellitusLifestylesHealth EducationPrimary Health CareEfeitos de uma intervenção educativa problematizadora para a promoção de estilos de vida saudáveis em idosos diabéticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILPPGNUT - Tese - Efeitos de uma intervenção educativa problem.pdf.jpgPPGNUT - Tese - Efeitos de uma intervenção educativa problem.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1452https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18758/5/PPGNUT%20-%20Tese%20-%20Efeitos%20de%20uma%20interven%c3%a7%c3%a3o%20educativa%20problem.pdf.jpg07a40f7ed2c2a20af1a849092fedfa2cMD55ORIGINALPPGNUT - Tese - Efeitos de uma intervenção educativa problem.pdfPPGNUT - Tese - Efeitos de uma intervenção educativa problem.pdfapplication/pdf2200158https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18758/1/PPGNUT%20-%20Tese%20-%20Efeitos%20de%20uma%20interven%c3%a7%c3%a3o%20educativa%20problem.pdf1338cddd974c15cd8a207082253ac948MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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