Pernambuco em desenvolvimento: investimento em infraestrutura econômico-produtiva, incentivos fiscais e marketing urbano como estratégias para a descentralização e crescimento econômico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SARABIA, Mônica Luize
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29829
Resumo: Este trabalho objetiva mostrar que as iniciativas do Estado em promover a descentralização e crescimento econômico por meio de investimento em infraestrutura econômico-produtiva, incentivos fiscais e a incorporação de estratégias de Marketing Urbano criam um ambiente propício para estimular a acumulação de capital industrial para atrair investidores diante do mercado Global, Nacional e Regional. Nessa concepção, defendemos a tese de que o Estado com a meta de alavancar sua economia e promover a distribuição da renda e produção em seu território, embora com um discurso de ―promotor de desenvolvimento‖, pode se revestir de dois papéis, o de Investidor e o de Incentivador da economia. Como Estado Investidor, promove investimentos em infraestrutura econômico-produtiva, a fim de estruturar espaços específicos para a prática da produção industrial, a exemplo disso, tem-se um conjunto de infraestrutura, logística e energética, ou da estruturação e oferta de espaços adequados em distritos industriais. Como Estado Incentivador, determinamos duas subdivisões, Incentivador Direto e Incentivador Indireto. O Estado Incentivador Direto busca incentivar sua economia por meio de políticas públicas específicas como os incentivos fiscais, que têm em seus princípios descentralizar a produção industrial para as diversas regiões de seu território, por meio de alíquotas diferenciadas que aumentam os subsídios à medida que aumenta a distância da sua Região mais desenvolvida economicamente. Por outro lado, o Estado Incentivador Indireto age de forma estratégica planejando as formas de atuação que serão tomadas com essa política de incentivos, atuando na construção de uma imagem de um local propício para atrair os investidores do capital industrial global, nacional e regional, levando em conta um composto de ferramentas determinadas pelo Marketing Urbano. O objeto de estudo escolhido foi o estado de Pernambuco. A priorização da compreensão dos antecedentes e das causas da estagnação da economia pernambucana foi importante para justificar as inspirações na escolha do objeto. Consideramos como recorte temporal o registro desse momento especial vivido pela economia do estado de 2007 a 2014. Adotamos as categorias de análise infraestrutura econômico-produtiva, incentivos fiscais e estratégias do Marketing Urbano. Como premissas metodológicas consideramos abordagens conceitual, histórica e descritiva, pois valorizamos na pesquisa mostrar os resultados das ações. Nesse sentido, trazemos um arcabouço teórico necessário para a compreensão dos conflitos conceituais acerca de crescimento e desenvolvimento econômico, da infraestrutura econômico-produtiva, do papel do Estado na economia e do Marketing Urbano. E, por fim, a apresentação dos resultados de investigações e levantamentos de dados relativos ao objeto, sendo apresentada a postura estratégica do governo estadual objetivado a construir a imagem de um estado em franco desenvolvimento, para com isso atrair mais e mais investidores. A avaliação de informações disponíveis na tentativa de explicar ao máximo os pressupostos desta investigação teve maior foco na descoberta de fatos e de evidências capazes de demonstrar o tipo de desenvolvimento induzido, pensado e promovido para o estado de Pernambuco. Ademais, o modelo de investigação aqui proposto, do papel do Estado atuante na economia, é bastante usual nessa era global, o que nos faz concluir que deixamos uma importante contribuição para futuros pesquisadores.
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Como Estado Investidor, promove investimentos em infraestrutura econômico-produtiva, a fim de estruturar espaços específicos para a prática da produção industrial, a exemplo disso, tem-se um conjunto de infraestrutura, logística e energética, ou da estruturação e oferta de espaços adequados em distritos industriais. Como Estado Incentivador, determinamos duas subdivisões, Incentivador Direto e Incentivador Indireto. O Estado Incentivador Direto busca incentivar sua economia por meio de políticas públicas específicas como os incentivos fiscais, que têm em seus princípios descentralizar a produção industrial para as diversas regiões de seu território, por meio de alíquotas diferenciadas que aumentam os subsídios à medida que aumenta a distância da sua Região mais desenvolvida economicamente. Por outro lado, o Estado Incentivador Indireto age de forma estratégica planejando as formas de atuação que serão tomadas com essa política de incentivos, atuando na construção de uma imagem de um local propício para atrair os investidores do capital industrial global, nacional e regional, levando em conta um composto de ferramentas determinadas pelo Marketing Urbano. O objeto de estudo escolhido foi o estado de Pernambuco. A priorização da compreensão dos antecedentes e das causas da estagnação da economia pernambucana foi importante para justificar as inspirações na escolha do objeto. Consideramos como recorte temporal o registro desse momento especial vivido pela economia do estado de 2007 a 2014. Adotamos as categorias de análise infraestrutura econômico-produtiva, incentivos fiscais e estratégias do Marketing Urbano. Como premissas metodológicas consideramos abordagens conceitual, histórica e descritiva, pois valorizamos na pesquisa mostrar os resultados das ações. Nesse sentido, trazemos um arcabouço teórico necessário para a compreensão dos conflitos conceituais acerca de crescimento e desenvolvimento econômico, da infraestrutura econômico-produtiva, do papel do Estado na economia e do Marketing Urbano. E, por fim, a apresentação dos resultados de investigações e levantamentos de dados relativos ao objeto, sendo apresentada a postura estratégica do governo estadual objetivado a construir a imagem de um estado em franco desenvolvimento, para com isso atrair mais e mais investidores. A avaliação de informações disponíveis na tentativa de explicar ao máximo os pressupostos desta investigação teve maior foco na descoberta de fatos e de evidências capazes de demonstrar o tipo de desenvolvimento induzido, pensado e promovido para o estado de Pernambuco. Ademais, o modelo de investigação aqui proposto, do papel do Estado atuante na economia, é bastante usual nessa era global, o que nos faz concluir que deixamos uma importante contribuição para futuros pesquisadores.This thesis targets to show that the State's decisions to promote decentralization and economic growth through investment in economic-productive infrastructure, fiscal incentives and the incorporation of Urban Marketing strategies create a favorable environment to stimulate the accumulation of industrial capital to attract investors from the Global, National and Regional markets. In this conception, the thesis defended is that the State, trying to expand its economy and promote the distribution of income and production in its territory, although with a discourse of "promoter of development", can take on two roles, the one of the Investor and the other of the Incentivator of the economy. As an Investor State it promotes investments in economic-productive infrastructure, in order to structure specific spaces for the industrial practice, for instance, it has a set of infrastructure, logistics and energy, or of structuring and offer of adequate spaces in industrial districts. As an Incentivator State, two subdivisions are determined, Direct Incentivator and Indirect Incentivator. The Direct Incentive State seeks to encourage its economy through specific public policies such as fiscal incentives, which have as principles to decentralize the industrial production to different regions of its territory through distinguished rates that increase subsidies as the distance from its most economically developed Region grows. On the other hand, the Indirect Incentivator State acts strategically planning the forms of action that will be taken with this incentive policy, acting in the construction of an image of a suitable place to attract the investors of the global, national and regional industrial capital, taking into account a set of tools determined by the Urban Marketing. The case study chosen was the state of Pernambuco. The prioritization of the antecedents‘ understanding and the causes of the stagnation of Pernambuco economy was important to justify the inspirations in the choice of object. It was considered as a period of study the record of this special moment lived by the state economy from 2007 to 2014. They were adopted as the categories of analysis economic-productive infrastructure, fiscal incentives and the Urban Marketing strategies. As methodological premises, we considered conceptual, historical and descriptive approaches, since we value to show the results of the actions in the research. In this sense, we present a theoretical framework necessary to understand the conceptual conflicts about the economic growth and development, the economic-productive infrastructure, the role of the State in the economy and the Urban Marketing. Lastly, as the presentation of the results of the investigations and data surveys related to the object, the strategic position of the state government aiming to build an image of a state in full development, in order to attract more and more investors. The evaluation of available information in an attempt to explain to the maximum the assumptions of this investigation was more focused on the discovery of facts and evidences capable of demonstrating the type of development induced, thought and promoted for the state of Pernambuco. Moreover, since the research model proposed here, the one of the role of the State acting on the economy is quite usual in this global era, which leads us to conclude that we leave an important contribution to future researchers.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento UrbanoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEstado investidorEstado incentivadorInvestimento em infraestrutura econômico-produtivaIncentivos fiscaisMarketing urbanoPernambuco em desenvolvimento: investimento em infraestrutura econômico-produtiva, incentivos fiscais e marketing urbano como estratégias para a descentralização e crescimento econômicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Mônica Luize Sarabia.pdf.jpgTESE Mônica Luize Sarabia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1352https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29829/6/TESE%20M%c3%b4nica%20Luize%20Sarabia.pdf.jpg258ecda89d5c3e4b41d661043dcb4c8bMD56ORIGINALTESE Mônica Luize Sarabia.pdfTESE Mônica Luize Sarabia.pdfapplication/pdf6718561https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29829/1/TESE%20M%c3%b4nica%20Luize%20Sarabia.pdf7828e89303ccdc647b58a1a662aa8ce4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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