Mulheres artistas no Recife : entre obras, modos de vida e subjetividades desviantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44507 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo principal discutir as relações entre a arte e a “vida de artista” com o intuito de localizar processos de desvio e de desconstrução de padrões normativos de gênero vigentes a partir da análise de obras e modos de vida de dez artistas mulheres que estão produzindo contemporaneamente (entre os anos de 2016 e 2021), na Região Metropolitana do Recife, em Pernambuco. Para desenvolver esses questionamentos tenho como base a relação entre o conceito de estética da existência - desenvolvido pelo filósofo francês Michel Foucault, no qual a função do dizer-a-verdade, enquanto prática de construção ética de si mesmo, deve ser exercida - e a arte, já que para o autor ela é um potente lugar de fala da verdade, através do qual podem haver rompimentos com valores sociais e estéticos estabelecidos culturalmente. Para falar desses processos de rompimento utilizei o conceito de “desvio” do sociólogo Howard Becker. Já Nicolas Bourriaud contribuiu com o debate dentro do campo da teoria da arte especificamente, sobre a arte como modo de vida. Griselda Pollock e Luciana Loponte trazem importantes aportes no que toca a forma como a arte produzida por mulheres foi sendo historiografada, bem como no que se refere a outras possibilidades de olharmos e escrevermos sobre essas produções. Autoras como Bell Hooks, Marcia Tiburi, Margareth Rago e Djamila Ribeiro, contribuíram para os debates que tocam o tema da mulheridade em seus mais diversos âmbitos nesta pesquisa. Dessa forma, o ato de criação pode surgir como um ato de ruptura social, do qual pode brotar, além do objeto, um modo de vida outro. |
id |
UFPE_9a13213dddd1d8822bc57026b94c8c0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/44507 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
GALLO, Marina Didier Nuneshttp://lattes.cnpq.br/4094848044666830http://lattes.cnpq.br/2205907145171008PORTO FILHO, Gentil Alfredo Magalhães Duque2022-05-18T19:05:58Z2022-05-18T19:05:58Z2021-05-28GALLO, Marina Didier Nunes. Mulheres artistas no Recife: entre obras, modos de vida e subjetividades desviantes. 2021. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44507O presente trabalho tem como objetivo principal discutir as relações entre a arte e a “vida de artista” com o intuito de localizar processos de desvio e de desconstrução de padrões normativos de gênero vigentes a partir da análise de obras e modos de vida de dez artistas mulheres que estão produzindo contemporaneamente (entre os anos de 2016 e 2021), na Região Metropolitana do Recife, em Pernambuco. Para desenvolver esses questionamentos tenho como base a relação entre o conceito de estética da existência - desenvolvido pelo filósofo francês Michel Foucault, no qual a função do dizer-a-verdade, enquanto prática de construção ética de si mesmo, deve ser exercida - e a arte, já que para o autor ela é um potente lugar de fala da verdade, através do qual podem haver rompimentos com valores sociais e estéticos estabelecidos culturalmente. Para falar desses processos de rompimento utilizei o conceito de “desvio” do sociólogo Howard Becker. Já Nicolas Bourriaud contribuiu com o debate dentro do campo da teoria da arte especificamente, sobre a arte como modo de vida. Griselda Pollock e Luciana Loponte trazem importantes aportes no que toca a forma como a arte produzida por mulheres foi sendo historiografada, bem como no que se refere a outras possibilidades de olharmos e escrevermos sobre essas produções. Autoras como Bell Hooks, Marcia Tiburi, Margareth Rago e Djamila Ribeiro, contribuíram para os debates que tocam o tema da mulheridade em seus mais diversos âmbitos nesta pesquisa. Dessa forma, o ato de criação pode surgir como um ato de ruptura social, do qual pode brotar, além do objeto, um modo de vida outro.CAPESThe main objective of this work is to discuss the relationship between art and the “life of an artist” in order to locate processes of deviation and deconstruction of normative gender standards in force based on the analysis of works and ways of life of artists women who are producing contemporaneously (between the years 2016 and 2021), in the Metropolitan Region of Recife, in Pernambuco. To develop these questions I have as a basis the relationship between the concept of aesthetics of existence, developed by the French philosopher Michel Foucault, in which the function of telling the truth, as a practice of ethical construction of oneself, must be exercised, and the art, since for the author it is a powerful way of speaking the truth, through which there can be breaks with cultural and social values established culturally. To speak of these processes of disruption I used the concept of “deviation” by sociologist Howard Becker. Nicolas Bourriaud contributed to the debate within the field of art theory specifically, about art as a way of life. Griselda Pollock and Luciana Loponte bring important contributions to the way in which art produced by women has been historiographed, as well as to other possibilities for looking at and writing about these productions. Authors such as Bell Hooks, Marcia Tiburi, Margareth Rago and Djamila Ribeiro, contributed immensely to the debates that touch the theme of women in its most diverse spheres in this research. In this way, the act of creation can appear as an act of social disruption, from which, in addition to the object, another way of life can emerge.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPlanejamento e Contextualização de ArtefatosArte contemporâneaMulheres artistasArte e FeminismosGênero e SexualidadesEstética da existênciaMulheres artistas no Recife : entre obras, modos de vida e subjetividades desviantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Marina Didier Nunes Gallo.pdfTESE Marina Didier Nunes Gallo.pdfapplication/pdf9240464https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44507/1/TESE%20Marina%20Didier%20Nunes%20Gallo.pdf72b1cb0ce2c75ec8e2ed86f84cd68255MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44507/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82142https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44507/3/license.txt6928b9260b07fb2755249a5ca9903395MD53TEXTTESE Marina Didier Nunes Gallo.pdf.txtTESE Marina Didier Nunes Gallo.pdf.txtExtracted texttext/plain626642https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44507/4/TESE%20Marina%20Didier%20Nunes%20Gallo.pdf.txt6b7662d90e099ee0d33096029dae1d08MD54THUMBNAILTESE Marina Didier Nunes Gallo.pdf.jpgTESE Marina Didier Nunes Gallo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1228https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44507/5/TESE%20Marina%20Didier%20Nunes%20Gallo.pdf.jpge6a664e3df05ae0b5475bb749cfaed05MD55123456789/445072022-05-19 02:21:34.845oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212022-05-19T05:21:34Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mulheres artistas no Recife : entre obras, modos de vida e subjetividades desviantes |
title |
Mulheres artistas no Recife : entre obras, modos de vida e subjetividades desviantes |
spellingShingle |
Mulheres artistas no Recife : entre obras, modos de vida e subjetividades desviantes GALLO, Marina Didier Nunes Planejamento e Contextualização de Artefatos Arte contemporânea Mulheres artistas Arte e Feminismos Gênero e Sexualidades Estética da existência |
title_short |
Mulheres artistas no Recife : entre obras, modos de vida e subjetividades desviantes |
title_full |
Mulheres artistas no Recife : entre obras, modos de vida e subjetividades desviantes |
title_fullStr |
Mulheres artistas no Recife : entre obras, modos de vida e subjetividades desviantes |
title_full_unstemmed |
Mulheres artistas no Recife : entre obras, modos de vida e subjetividades desviantes |
title_sort |
Mulheres artistas no Recife : entre obras, modos de vida e subjetividades desviantes |
author |
GALLO, Marina Didier Nunes |
author_facet |
GALLO, Marina Didier Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4094848044666830 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2205907145171008 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GALLO, Marina Didier Nunes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
PORTO FILHO, Gentil Alfredo Magalhães Duque |
contributor_str_mv |
PORTO FILHO, Gentil Alfredo Magalhães Duque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento e Contextualização de Artefatos Arte contemporânea Mulheres artistas Arte e Feminismos Gênero e Sexualidades Estética da existência |
topic |
Planejamento e Contextualização de Artefatos Arte contemporânea Mulheres artistas Arte e Feminismos Gênero e Sexualidades Estética da existência |
description |
O presente trabalho tem como objetivo principal discutir as relações entre a arte e a “vida de artista” com o intuito de localizar processos de desvio e de desconstrução de padrões normativos de gênero vigentes a partir da análise de obras e modos de vida de dez artistas mulheres que estão produzindo contemporaneamente (entre os anos de 2016 e 2021), na Região Metropolitana do Recife, em Pernambuco. Para desenvolver esses questionamentos tenho como base a relação entre o conceito de estética da existência - desenvolvido pelo filósofo francês Michel Foucault, no qual a função do dizer-a-verdade, enquanto prática de construção ética de si mesmo, deve ser exercida - e a arte, já que para o autor ela é um potente lugar de fala da verdade, através do qual podem haver rompimentos com valores sociais e estéticos estabelecidos culturalmente. Para falar desses processos de rompimento utilizei o conceito de “desvio” do sociólogo Howard Becker. Já Nicolas Bourriaud contribuiu com o debate dentro do campo da teoria da arte especificamente, sobre a arte como modo de vida. Griselda Pollock e Luciana Loponte trazem importantes aportes no que toca a forma como a arte produzida por mulheres foi sendo historiografada, bem como no que se refere a outras possibilidades de olharmos e escrevermos sobre essas produções. Autoras como Bell Hooks, Marcia Tiburi, Margareth Rago e Djamila Ribeiro, contribuíram para os debates que tocam o tema da mulheridade em seus mais diversos âmbitos nesta pesquisa. Dessa forma, o ato de criação pode surgir como um ato de ruptura social, do qual pode brotar, além do objeto, um modo de vida outro. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-05-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-18T19:05:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-18T19:05:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GALLO, Marina Didier Nunes. Mulheres artistas no Recife: entre obras, modos de vida e subjetividades desviantes. 2021. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44507 |
identifier_str_mv |
GALLO, Marina Didier Nunes. Mulheres artistas no Recife: entre obras, modos de vida e subjetividades desviantes. 2021. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44507 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Design |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44507/1/TESE%20Marina%20Didier%20Nunes%20Gallo.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44507/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44507/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44507/4/TESE%20Marina%20Didier%20Nunes%20Gallo.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44507/5/TESE%20Marina%20Didier%20Nunes%20Gallo.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
72b1cb0ce2c75ec8e2ed86f84cd68255 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 6928b9260b07fb2755249a5ca9903395 6b7662d90e099ee0d33096029dae1d08 e6a664e3df05ae0b5475bb749cfaed05 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310754608611328 |