Uma solução simples para um problema complexo : o “Programa Educação Integrada” em municípios Pernambucanos e a privatização da educação
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44999 |
Resumo: | A Tese aborda, sob o viés dos complexos entrelaçamentos entre a educação (em tempo) integral e as ações de privatização da educação, o Programa Educação Integrada implementado em quinze Redes Municipais de Ensino pernambucanas, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco e com a iniciativa privada. Analisamos os papéis desempenhados pelas esferas pública (estadual e municipais) e privada (parceiros) na implementação e execução do Programa, apontando fragilidades e potencialidades das ações previstas para o alcance da elevação da qualidade da oferta da educação infantil e a melhoria dos indicadores educacionais no ensino fundamental – principais resultados esperados pelo Programa. Defendemos a tese de que há um enfraquecimento da educação pública no âmbito do Programa Educação Integrada, com a privatização da gestão e do currículo e as estratégias de gestão por resultados e ampliação da jornada escolar adotadas, redefinindo os limites entre o público e o privado na educação, sob o viés do gerencialismo, reorientando e reduzindo o currículo, para atender às demandas do mercado no âmbito do capitalismo. Com a intenção de produzir uma análise e interpretação crítica e compreensiva, o desenho teórico-metodológico segue o caminho que articula hermenêutica e dialética, considerando o contexto das contraditórias relações entre Estado e Sociedade no capitalismo, na perspectiva do método materialista histórico- dialético (BOSCHETTI, 2009), com trajetória analítico-interpretativa de dados ancorada no Método de Interpretação dos Sentidos (MINAYO, 2009; 2010). Os procedimentos e instrumentos metodológicos utilizados para a coleta de dados foram a análise documental, entrevistas semiestruturadas com coordenadoras do Programa, questionários com professores(as) que lecionam em escolas atendidas pelo Programa e com coordenadoras municipais. A análise e interpretação dos resultados demonstrou que no âmbito do Programa Educação Integrada, há um foco direcionado para a utilização de parcerias público-privadas para a operacionalização dos seus objetivos, com a finalidade de melhorar os resultados nas avaliações em larga escala e nortear a gestão a partir do gerencialismo, sob o viés empresarial, pautado na produtividade, eficiência e eficácia. |
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SANTOS, Maria Lucivânia Souza doshttp://lattes.cnpq.br/3530135265961814http://lattes.cnpq.br/6464562533995452SILVA, Katharine Ninive Pinto2022-07-06T16:00:21Z2022-07-06T16:00:21Z2022-02-22SANTOS, Maria Lucivânia Souza dos. Uma solução simples para um problema complexo: o “Programa Educação Integrada” em municípios Pernambucanos e a privatização da educação. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44999A Tese aborda, sob o viés dos complexos entrelaçamentos entre a educação (em tempo) integral e as ações de privatização da educação, o Programa Educação Integrada implementado em quinze Redes Municipais de Ensino pernambucanas, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco e com a iniciativa privada. Analisamos os papéis desempenhados pelas esferas pública (estadual e municipais) e privada (parceiros) na implementação e execução do Programa, apontando fragilidades e potencialidades das ações previstas para o alcance da elevação da qualidade da oferta da educação infantil e a melhoria dos indicadores educacionais no ensino fundamental – principais resultados esperados pelo Programa. Defendemos a tese de que há um enfraquecimento da educação pública no âmbito do Programa Educação Integrada, com a privatização da gestão e do currículo e as estratégias de gestão por resultados e ampliação da jornada escolar adotadas, redefinindo os limites entre o público e o privado na educação, sob o viés do gerencialismo, reorientando e reduzindo o currículo, para atender às demandas do mercado no âmbito do capitalismo. Com a intenção de produzir uma análise e interpretação crítica e compreensiva, o desenho teórico-metodológico segue o caminho que articula hermenêutica e dialética, considerando o contexto das contraditórias relações entre Estado e Sociedade no capitalismo, na perspectiva do método materialista histórico- dialético (BOSCHETTI, 2009), com trajetória analítico-interpretativa de dados ancorada no Método de Interpretação dos Sentidos (MINAYO, 2009; 2010). Os procedimentos e instrumentos metodológicos utilizados para a coleta de dados foram a análise documental, entrevistas semiestruturadas com coordenadoras do Programa, questionários com professores(as) que lecionam em escolas atendidas pelo Programa e com coordenadoras municipais. A análise e interpretação dos resultados demonstrou que no âmbito do Programa Educação Integrada, há um foco direcionado para a utilização de parcerias público-privadas para a operacionalização dos seus objetivos, com a finalidade de melhorar os resultados nas avaliações em larga escala e nortear a gestão a partir do gerencialismo, sob o viés empresarial, pautado na produtividade, eficiência e eficácia.CAPESThe thesis addresses, under the bias of the complex intertwining between full-time (full- time) education and the actions of privatization of education, the Integrated Education Program implemented in fifteen Municipal Education Networks in Pernambuco, in partnership with the Government of the State of Pernambuco and with the private initiative. We analyzed the roles played by the public (state and municipal) and private (partners) spheres in the implementation and execution of the Program, pointing out weaknesses and potentialities of the actions foreseen to reach the improvement of the quality of the offer of early childhood education and the improvement of educational indicators in the elementary education – main results expected by the Program. We defend the thesis that there is a weakening of public education within the scope of the Integrated Education Program, with the privatization of management and curriculum and the strategies of management by results and expansion of the school day adopted, redefining the limits between the public and the private in the education, under the bias of managerialism, reorienting and reducing the curriculum, to meet the demands of the market in the ambit of capitalism. With the intention of producing a critical and comprehensive analysis and interpretation, the theoretical-methodological design follows the path that articulates hermeneutics and dialectics, considering the context of the contradictory relations between State and Society in capitalism, in the perspective of the historical-dialectical materialist method (BOSCHETTI, 2009), with an analytical-interpretative trajectory of data anchored in the Method of Interpretation of Senses (MINAYO, 2009; 2010). The procedures and methodological instruments used for data collection were document analysis, semi-structured interviews with Program coordinators, questionnaires with teachers who teach in schools served by the Program and with municipal coordinators. The analysis and interpretation of the results showed that within the scope of the Integrated Education Program, there is a focus on the use of public-private partnerships for the operationalization of its objectives, in order to improve the results in large-scale evaluations and guide management. from managerialism, under the corporate bias, based on productivity, efficiency and effectiveness.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação IntegralPrivatização da EducaçãoPrograma Educação IntegradaPernambuco – Rede Municipal de EnsinoUFPE - Pós- graduaçãoUma solução simples para um problema complexo : o “Programa Educação Integrada” em municípios Pernambucanos e a privatização da educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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A Tese aborda, sob o viés dos complexos entrelaçamentos entre a educação (em tempo) integral e as ações de privatização da educação, o Programa Educação Integrada implementado em quinze Redes Municipais de Ensino pernambucanas, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco e com a iniciativa privada. Analisamos os papéis desempenhados pelas esferas pública (estadual e municipais) e privada (parceiros) na implementação e execução do Programa, apontando fragilidades e potencialidades das ações previstas para o alcance da elevação da qualidade da oferta da educação infantil e a melhoria dos indicadores educacionais no ensino fundamental – principais resultados esperados pelo Programa. Defendemos a tese de que há um enfraquecimento da educação pública no âmbito do Programa Educação Integrada, com a privatização da gestão e do currículo e as estratégias de gestão por resultados e ampliação da jornada escolar adotadas, redefinindo os limites entre o público e o privado na educação, sob o viés do gerencialismo, reorientando e reduzindo o currículo, para atender às demandas do mercado no âmbito do capitalismo. Com a intenção de produzir uma análise e interpretação crítica e compreensiva, o desenho teórico-metodológico segue o caminho que articula hermenêutica e dialética, considerando o contexto das contraditórias relações entre Estado e Sociedade no capitalismo, na perspectiva do método materialista histórico- dialético (BOSCHETTI, 2009), com trajetória analítico-interpretativa de dados ancorada no Método de Interpretação dos Sentidos (MINAYO, 2009; 2010). Os procedimentos e instrumentos metodológicos utilizados para a coleta de dados foram a análise documental, entrevistas semiestruturadas com coordenadoras do Programa, questionários com professores(as) que lecionam em escolas atendidas pelo Programa e com coordenadoras municipais. A análise e interpretação dos resultados demonstrou que no âmbito do Programa Educação Integrada, há um foco direcionado para a utilização de parcerias público-privadas para a operacionalização dos seus objetivos, com a finalidade de melhorar os resultados nas avaliações em larga escala e nortear a gestão a partir do gerencialismo, sob o viés empresarial, pautado na produtividade, eficiência e eficácia. |
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