A prefixação no léxico da publicidade na mídia escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
dARK ID: | ark:/64986/0013000002gvq |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7664 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo discutir aspectos importantes relacionados ao estudo prefixação lexical em língua portuguesa a partir de anúncios publicitários, e as estratégias discursivas inerentes a cada criação de palavras. Como a sociedade está em constante mudança e evolução, a publicidade necessita renovar sua linguagem para acompanhar tais mudanças e atingir seu objetivo, que é o da venda de seu produto, através de recursos de língua e seleção de palavras que seduzam os possíveis compradores, buscando saciar, assim, as novas necessidades da sociedade de consumo. Desse modo, a presente pesquisa busca analisar a linguagem publicitária veiculada em outdoors e anúncios de revistas e jornais, atentando para as informações que emanam das formações prefixais, destacando o papel social publicidade como instrumento de leitura do mundo. A partir de tal análise, é possível verificar que no discurso publicitário a publicidade constróise por meio da palavra, que leva a descoberta dos desejos e aspirações de um TU, que ela se propõe a realizar (CARVALHO, 1996, p. 22). Assim, para convencer o TU (sujeito destinatário) a tornarse consumidor de determinado produto, as palavras são escolhidas de forma minuciosa. Portanto, tal escolha de palavras não é arbitrária, mas sim estratégica e ideológica |
id |
UFPE_9a36b8933e42d010a440f82b892ed660 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/7664 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
Ferreira de Albuquerque, AmandaMedeiros de Carvalho, Nelly 2014-06-12T18:34:20Z2014-06-12T18:34:20Z2010-01-31Ferreira de Albuquerque, Amanda; Medeiros de Carvalho, Nelly. A prefixação no léxico da publicidade na mídia escrita. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7664ark:/64986/0013000002gvqEste trabalho tem por objetivo discutir aspectos importantes relacionados ao estudo prefixação lexical em língua portuguesa a partir de anúncios publicitários, e as estratégias discursivas inerentes a cada criação de palavras. Como a sociedade está em constante mudança e evolução, a publicidade necessita renovar sua linguagem para acompanhar tais mudanças e atingir seu objetivo, que é o da venda de seu produto, através de recursos de língua e seleção de palavras que seduzam os possíveis compradores, buscando saciar, assim, as novas necessidades da sociedade de consumo. Desse modo, a presente pesquisa busca analisar a linguagem publicitária veiculada em outdoors e anúncios de revistas e jornais, atentando para as informações que emanam das formações prefixais, destacando o papel social publicidade como instrumento de leitura do mundo. A partir de tal análise, é possível verificar que no discurso publicitário a publicidade constróise por meio da palavra, que leva a descoberta dos desejos e aspirações de um TU, que ela se propõe a realizar (CARVALHO, 1996, p. 22). Assim, para convencer o TU (sujeito destinatário) a tornarse consumidor de determinado produto, as palavras são escolhidas de forma minuciosa. Portanto, tal escolha de palavras não é arbitrária, mas sim estratégica e ideológicaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPublicidadePrefixação;Léxico;A prefixação no léxico da publicidade na mídia escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo449_1.pdf.jpgarquivo449_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1152https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7664/4/arquivo449_1.pdf.jpg35e6fb57cd6b08074e647d814a71b567MD54ORIGINALarquivo449_1.pdfapplication/pdf3046843https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7664/1/arquivo449_1.pdf1d28073eeffc833dba9ab4c48a2d980eMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7664/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo449_1.pdf.txtarquivo449_1.pdf.txtExtracted texttext/plain190039https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7664/3/arquivo449_1.pdf.txt1566eda4f257914b60a8244300b0c545MD53123456789/76642019-10-25 14:58:15.263oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T17:58:15Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A prefixação no léxico da publicidade na mídia escrita |
title |
A prefixação no léxico da publicidade na mídia escrita |
spellingShingle |
A prefixação no léxico da publicidade na mídia escrita Ferreira de Albuquerque, Amanda Publicidade Prefixação; Léxico; |
title_short |
A prefixação no léxico da publicidade na mídia escrita |
title_full |
A prefixação no léxico da publicidade na mídia escrita |
title_fullStr |
A prefixação no léxico da publicidade na mídia escrita |
title_full_unstemmed |
A prefixação no léxico da publicidade na mídia escrita |
title_sort |
A prefixação no léxico da publicidade na mídia escrita |
author |
Ferreira de Albuquerque, Amanda |
author_facet |
Ferreira de Albuquerque, Amanda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira de Albuquerque, Amanda |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Medeiros de Carvalho, Nelly |
contributor_str_mv |
Medeiros de Carvalho, Nelly |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Prefixação; Léxico; |
topic |
Publicidade Prefixação; Léxico; |
description |
Este trabalho tem por objetivo discutir aspectos importantes relacionados ao estudo prefixação lexical em língua portuguesa a partir de anúncios publicitários, e as estratégias discursivas inerentes a cada criação de palavras. Como a sociedade está em constante mudança e evolução, a publicidade necessita renovar sua linguagem para acompanhar tais mudanças e atingir seu objetivo, que é o da venda de seu produto, através de recursos de língua e seleção de palavras que seduzam os possíveis compradores, buscando saciar, assim, as novas necessidades da sociedade de consumo. Desse modo, a presente pesquisa busca analisar a linguagem publicitária veiculada em outdoors e anúncios de revistas e jornais, atentando para as informações que emanam das formações prefixais, destacando o papel social publicidade como instrumento de leitura do mundo. A partir de tal análise, é possível verificar que no discurso publicitário a publicidade constróise por meio da palavra, que leva a descoberta dos desejos e aspirações de um TU, que ela se propõe a realizar (CARVALHO, 1996, p. 22). Assim, para convencer o TU (sujeito destinatário) a tornarse consumidor de determinado produto, as palavras são escolhidas de forma minuciosa. Portanto, tal escolha de palavras não é arbitrária, mas sim estratégica e ideológica |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-01-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-12T18:34:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-06-12T18:34:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Ferreira de Albuquerque, Amanda; Medeiros de Carvalho, Nelly. A prefixação no léxico da publicidade na mídia escrita. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7664 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/64986/0013000002gvq |
identifier_str_mv |
Ferreira de Albuquerque, Amanda; Medeiros de Carvalho, Nelly. A prefixação no léxico da publicidade na mídia escrita. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. ark:/64986/0013000002gvq |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7664/4/arquivo449_1.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7664/1/arquivo449_1.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7664/2/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7664/3/arquivo449_1.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
35e6fb57cd6b08074e647d814a71b567 1d28073eeffc833dba9ab4c48a2d980e 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 1566eda4f257914b60a8244300b0c545 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1815172700789800960 |