Contribuição da Ergonomia para melhoria de uma linha de montagem de componentes metálicos na indústria automotiva
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39011 |
Resumo: | Os fatores ergonômicos têm sido cada vez mais evidenciados no conforto e satisfação dos trabalhadores. Na indústria, a ergonomia torna-se fundamental, considerando o risco potencial de agravamento à saúde, já que a natureza das tarefas desempenhadas apresentam características mais monótonas e repetitivas. Esta realidade é vivenciada na indústria automobilística, uma vez que este setor industrial integra inúmeras linhas de montagem. Face a tais circunstâncias, esta pesquisa avaliou as condições ergonômicas em uma célula produtiva de uma indústria de componentes metálicos, avaliando os fatores físicos, cognitivos e organizacionais das tarefas, além da prevalência de dores e desconfortos musculoesqueléticos nos operadores. Estudo do tipo descritivo e exploratório de campo nas atividades de 30 operadores de uma linha montagem de componentes metálicos da indústria automotiva. Utilizou-se entrevista aberta sobre a percepção do trabalho, questionário sociodemográfico, questionário nórdico, e aplicação dos métodos NIOSH e o OCRA. Como resultados restou demonstrado que duas das cinco atividades principais realizadas na linha de montagem apresentavam fatores de risco biomecânicos. Contudo, pela baixa taxa de ocupação nas atividades risco, minimizadas pela realização de job rotation, este estudo evidenciou menor frequência de queixas osteomusculares nos operadores quando comparado a outros estudos, apresentando dentre as queixas que causaram afastamento do trabalho, costas superior e inferior (6,7%), e quadris/coxas (6,7%), tornozelo/pé (6,7%). Quanto ao relacionamento interpessoal dos trabalhadores foi observado que o setor apresenta uma boa sintonia, tanto com os colegas como com a chefia. Foi identificado que o ambiente de trabalho gera satisfação por parte de todos os trabalhadores, o que é de grande valia do ponto de vista organizacional. A empresa estimula a inclusão e escuta dos operadores no processo de melhoria contínua do processo produtivo, sendo de suma importância para o fator organizacional do ambiente laboral. Por fim, o estudo aponta algumas recomendações ergonômicas, bem como a continuidade do monitoramento e aplicação da ergonomia na empresa. Sugere-se a necessidade de investigação das percepções sobre essa prática e seus resultados na saúde dos trabalhadores, correlacionando aos resultados financeiros positivos da empresa, contribuindo para uma maior ponderação sobre a importância dos aspetos ergonômicos na concepção e organização dos postos de trabalho. |
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CARVALHO, Raquel Ferreira Araruna dehttp://lattes.cnpq.br/8414115073839817http://lattes.cnpq.br/3081728421145648MARÇAL, Márcio Alves2021-01-11T17:29:30Z2021-01-11T17:29:30Z2020-01-30CARVALHO, Raquel Ferreira Araruna de. Contribuição da Ergonomia para melhoria de uma linha de montagem de componentes metálicos na indústria automotiva. 2020. Dissertação (Mestrado em Ergonomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39011Os fatores ergonômicos têm sido cada vez mais evidenciados no conforto e satisfação dos trabalhadores. Na indústria, a ergonomia torna-se fundamental, considerando o risco potencial de agravamento à saúde, já que a natureza das tarefas desempenhadas apresentam características mais monótonas e repetitivas. Esta realidade é vivenciada na indústria automobilística, uma vez que este setor industrial integra inúmeras linhas de montagem. Face a tais circunstâncias, esta pesquisa avaliou as condições ergonômicas em uma célula produtiva de uma indústria de componentes metálicos, avaliando os fatores físicos, cognitivos e organizacionais das tarefas, além da prevalência de dores e desconfortos musculoesqueléticos nos operadores. Estudo do tipo descritivo e exploratório de campo nas atividades de 30 operadores de uma linha montagem de componentes metálicos da indústria automotiva. Utilizou-se entrevista aberta sobre a percepção do trabalho, questionário sociodemográfico, questionário nórdico, e aplicação dos métodos NIOSH e o OCRA. Como resultados restou demonstrado que duas das cinco atividades principais realizadas na linha de montagem apresentavam fatores de risco biomecânicos. 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Sugere-se a necessidade de investigação das percepções sobre essa prática e seus resultados na saúde dos trabalhadores, correlacionando aos resultados financeiros positivos da empresa, contribuindo para uma maior ponderação sobre a importância dos aspetos ergonômicos na concepção e organização dos postos de trabalho.CAPESErgonomic factors have been increasingly evident in the comfort and satisfaction of workers. In the industry, ergonomics becomes essential, considering the potential risk of worsening health, since the nature of the tasks performed has more monotonous and repetitive characteristics. This reality is experienced in the automobile industry,since thisindustrialsector includes numerous assembly lines. In view of these circumstances, this research evaluated the ergonomic conditions in a productive cell of a metal components industry, evaluating the physical, cognitive and organizational factors of the tasks, in addition to the prevalence of musculoskeletal pain and discomfort in the operators. Descriptive and exploratory field study in the activities of 30 operators of an assembly line of metallic components in the automotive industry. An open interview on the perception of work, a sociodemographic questionnaire, a Nordic questionnaire, and the application of NIOSH and OCRA methods were used. As a result, it was demonstrated that two of the five main activities carried out on the assembly line had biomechanical risk factors. However, due to the low occupancy rate in risk activities, minimized by performing job rotation, this study showed a lower frequency of musculoskeletal complaints in operators when compared to other studies, presenting among the complaints that caused absence from work, upper and lower back (6 , 7%), and hips / thighs (6.7%), ankle / foot (6.7%). As for the workers' interpersonal relationship, it was observed that the sector presents a good harmony, both with colleagues and with the leadership. It was identified that the work environment generates satisfaction on the part of all workers, which is of great value from an organizational point of view. The company encourages the inclusion and listening of operators in the process of continuous improvement of the production process, being of paramount importance for the organizational factor of the work environment. Finally, the study points out some ergonomic recommendations, as well as the continuity of monitoring and application of ergonomics in the company. It is suggested that there is a need to investigate the perceptions about this practice and its results in the health of workers, correlating it to the positive financial results of the company, contributing to a greater consideration of the importance of ergonomic aspects in the design and organization of jobs.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós Graduação em ErgonomiaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessErgonomiaIndústria AutomotivaMelhoriasContribuição da Ergonomia para melhoria de uma linha de montagem de componentes metálicos na indústria automotivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39011/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Raquel Ferreira Araruna de Carvalho.pdf.txtDISSERTAÇÃO Raquel Ferreira Araruna de Carvalho.pdf.txtExtracted texttext/plain186642https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39011/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Raquel%20Ferreira%20Araruna%20de%20Carvalho.pdf.txtb1222d78d7e73a0a4b1c136ce1272055MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Raquel Ferreira Araruna de Carvalho.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Raquel Ferreira Araruna de Carvalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1214https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39011/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Raquel%20Ferreira%20Araruna%20de%20Carvalho.pdf.jpg7e59a25395b41b76428eeb94e0e91600MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Raquel Ferreira Araruna de Carvalho.pdfDISSERTAÇÃO Raquel Ferreira Araruna de Carvalho.pdfapplication/pdf2435171https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39011/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Raquel%20Ferreira%20Araruna%20de%20Carvalho.pdf42e9e6caf05f53b031e9c5ee5f22c821MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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