Experiência de compra de deficientes visuais em Centro Comercial Planejado: o papel do ambiente de varejo
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19876 |
Resumo: | Buscando o entendimento da relação entre o ambiente de um centro comercial planejado, na cidade de Recife, e a experiência de compra dos deficientes visuais, esta dissertação foi estruturada, com ênfase nos estímulos presentes em tal ambiente. Dessa forma, busca-se, também, a compreensão da interpretação da experiência de compra das PcD’s visual através da percepção de elementos do ambiente físico e social. A escolha do tema foi motivada pela necessidade de uma pesquisa transformativa, que contemple temas e atores sociais pouco estudados, como é o caso dos deficientes visuais, como consumidores ativos, porém fora do âmbito de loja, apenas no ambiente comum de um shopping, no intuito de apresentar uma perspectiva de inclusão e acessibilidade pré compra. Para tanto, foram realizadas 12 entrevistas episódicas e semiestruturadas com integrantes do Instituto dos Cegos de Pernambuco e APEC, na cidade de Recife. Houve, ainda, a observação participante por meio de um passeio no shopping, precedida de uma experiência de campo vivida pela pesquisadora, na condição de deficiente visual, de olhos vendados, que proporcionou uma imersão na realidade dos informantes e das condições do ambiente. O estudo tem abordagem interpretativista e caracteriza-se por pesquisa qualitativa básica descritiva, com base fenomenológica, fundamentada no construtivismo social. Os dados coletados foram analisados de acordo com a técnica de análise de discurso, tendo como principal resultado a constatação de que um ambiente planejado com elementos sensoriais nem sempre se adéqua à realidade das PcD’s visual. No contexto estudado, os elementos físicos constantes no ambiente de varejo acabam por afastar os consumidores com deficiência visual, sendo determinante o comportamento das pessoas, tanto funcionários quanto frequentadores do lugar. Embora a literatura apresente as pessoas como parte do ambiente social, com base nos resultados, esta pesquisa inclui estas, também, no ambiente físico, configurando-as como barreiras à acessibilidade. Assim, propõese uma postura mais humanizada, a fim de que o ambiente de varejo torne-se inclusivo e adequado para as PcD’s visual. |
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A escolha do tema foi motivada pela necessidade de uma pesquisa transformativa, que contemple temas e atores sociais pouco estudados, como é o caso dos deficientes visuais, como consumidores ativos, porém fora do âmbito de loja, apenas no ambiente comum de um shopping, no intuito de apresentar uma perspectiva de inclusão e acessibilidade pré compra. Para tanto, foram realizadas 12 entrevistas episódicas e semiestruturadas com integrantes do Instituto dos Cegos de Pernambuco e APEC, na cidade de Recife. Houve, ainda, a observação participante por meio de um passeio no shopping, precedida de uma experiência de campo vivida pela pesquisadora, na condição de deficiente visual, de olhos vendados, que proporcionou uma imersão na realidade dos informantes e das condições do ambiente. O estudo tem abordagem interpretativista e caracteriza-se por pesquisa qualitativa básica descritiva, com base fenomenológica, fundamentada no construtivismo social. 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Assim, propõese uma postura mais humanizada, a fim de que o ambiente de varejo torne-se inclusivo e adequado para as PcD’s visual.FACEPESearching for the understanding of the relationship between the environment of a planned shopping center in the city of Recife, and the shopping experience of the visually impaired, this thesis was structured, emphasizing the stimuli present in such an environment. Thus, it seeks to also understanding the interpretation of the shopping experience of the people with disabilities visual perception through the elements of the physical and social environment. The choice of subject was motivated by the need for transformative research, covering topics and social actors little studied, as is the case of the visually impaired, as active consumers, but outside of the store, only in common a shopping environment, order to present a perspective of inclusion and pre-purchase affordability. Therefore, there were 12 episodic interviews and semi structured interviews with members of theBlind Pernambuco Institute and APEC in the city of Recife. There was also a participant observation through a walk at the mall, preceded by a field experience lived by the researcher, provided visually impaired, blindfolded, which provided an immersion in the reality of informants and environmental conditions. The study has interpretative approach and is characterized by basic descriptive qualitative research, with phenomenological basis, based on social constructivism theory. The data were analyzed according to the discourse analysis technique, the main result the realization that an environment designed with sensory elements not always fits in the reality of the people with disabilities visual. In the context studied, the physical elements contained in the retail environment end up away consumers with visual impairments, and determining the behavior of the people, both employees and regulars of the mall. Although the literature presents people as part of the social environment, based on the results, this research includes these, too, also in the physical environment, setting them up as barriers to accessibility. Thus, we propose a more humane posture, so that the retail environment to become inclusive and suitable for the the people with disabilities visual.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessConsumidores com Deficiência VisualAmbiente de VarejoPesquisa Transformativa do ConsumidorConsumers Visually ImpairedRetail environmentTransformative Consumer ResearchExperiência de compra de deficientes visuais em Centro Comercial Planejado: o papel do ambiente de varejoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILKARLA KARINA DE OLIVEIRA.pdf.jpgKARLA KARINA DE OLIVEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1478https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/19876/5/KARLA%20KARINA%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpg79bc2c02c43b220f51f7856b02536b54MD55ORIGINALKARLA KARINA DE OLIVEIRA.pdfKARLA KARINA DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf9057689https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/19876/1/KARLA%20KARINA%20DE%20OLIVEIRA.pdf7d3d512f42ca71d57bd81ff0ff9543d9MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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