Estudo comportamental com eletroencefalograma (EEG) na tomada de decisão de consumidores de produtos eletrônicos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDES, Weslley Thiago Martins
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56362
Resumo: No contexto atual do setor varejista, os consumidores estão cada vez mais exigentes diante de uma grande variedade de produtos e serviços disponíveis. Embora as informações de vendas sejam um dos principais fatores que influenciam suas decisões de compra, outros fatores como as emoções e aspectos comportamentais também desempenham um papel importante. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor de produtos eletrônicos do tipo Smart TV, utilizando a ferramenta neurocientífica eletroencefalograma (EEG) que permite capturar respostas de atividades elétricas do cérebro, que indicam estados cognitivos referentes ao processo de decisão de compra. Assim, foi desenvolvido um experimento de neuromarketing no período de janeiro de 2023, com um total de 41 participantes voluntários. Neste experimento utilizou técnicas da neurociência e marketing para desenvolver estímulos com fatores de interesse que tinham o objetivo de capturar respostas neurais dos participantes durante a exibição. Esses estímulos foram desenvolvidos a partir de variações de Smart TVs de 43” e 55” com especificações técnicas e serviços de streaming, além da implementação de avaliações de consumidores. De modo geral, os resultados obtidos indicaram que os participantes demonstraram preferência por Smart TVs de 55” com serviços de streaming e avaliações altas, enquanto as especificações técnicas também apresentaram resultados significativos na decisão de escolha. Além disso, a faixa etária dos participantes influenciou em suas decisões, e os serviços de streaming tiveram um maior engajamento na presença de avaliações quando foram apresentadas junto as Smart TVs. Espera- se que as descobertas deste trabalho, possam contribuir para a compreensão do comportamento do consumidor, no segmento de produtos eletrônicos que oferecem entretenimento e podem ser aplicados para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes no atendimento às necessidades e preferências dos consumidores. Assim como também, para os impactos econômicos, sociais, ambientais. Quanto ao econômico, poderá auxiliar as empresas a criar campanhas eficazes, direcionadas ao público-alvo, aumentando as vendas e lucros. O social, permite que as empresas possam criar experiências de compra satisfatórias para os consumidores e influenciar outros na aquisição desses produtos. Em termos ambientais, os insights podem reduzir o desperdício de recursos, como materiais impressos e energia em campanhas de marketing, contribuindo para práticas mais sustentáveis.
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Nesse contexto, este estudo tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor de produtos eletrônicos do tipo Smart TV, utilizando a ferramenta neurocientífica eletroencefalograma (EEG) que permite capturar respostas de atividades elétricas do cérebro, que indicam estados cognitivos referentes ao processo de decisão de compra. Assim, foi desenvolvido um experimento de neuromarketing no período de janeiro de 2023, com um total de 41 participantes voluntários. Neste experimento utilizou técnicas da neurociência e marketing para desenvolver estímulos com fatores de interesse que tinham o objetivo de capturar respostas neurais dos participantes durante a exibição. Esses estímulos foram desenvolvidos a partir de variações de Smart TVs de 43” e 55” com especificações técnicas e serviços de streaming, além da implementação de avaliações de consumidores. 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O social, permite que as empresas possam criar experiências de compra satisfatórias para os consumidores e influenciar outros na aquisição desses produtos. Em termos ambientais, os insights podem reduzir o desperdício de recursos, como materiais impressos e energia em campanhas de marketing, contribuindo para práticas mais sustentáveis.CAPESIn the current context of the retail sector, consumers are becoming increasingly demanding, faced with a wide variety of available products and services. Sales information is one of the factors influencing their purchasing decisions, but other factors, such as emotions and other behavioral aspects, also play an important role. In this context, this study aims to analyze the behavior of consumers of electronic products like Smart TVs, using the neuroscientific tool electroencephalogram (EEG), which allows capture responses of electrical brain activities indicating cognitive states related to the purchasing decision process. Therefore, a neuromarketing experiment was developed in January 2023, with a total of 41 volunteer participants. This experiment used neuroscience techniques and marketing. Stimuli with factors of interest were created to elicit neural responses from participants during the display. These stimuli were developed based on variations of 43” and 55” Smart TVs with technical specifications and streaming services, along with the implementation of consumer ratings. Overall, the results indicated that participants showed a preference for 55” Smart TVs with streaming services and high ratings, while technical specifications also had significant results in the decision-making process. Additionally, participants' age influenced their decisions, and streaming services had higher engagement in the presence of ratings when presented alongside Smart TVs. It is expected that the findings of this work can contribute to understanding consumer behavior in the segment of electronic products offering entertainment and can be applied to the development of more effective strategies in meeting market and preferences of consumers. Also, in terms of economic, it may assist companies in creating effective campaigns targeted at the target audience, increasing sales and profits. Socially, it allows companies to create satisfactory shopping experiences for consumers and influence others in acquiring these products. In environmental terms, insights can reduce resource waste, such as printed materials and energy in marketing campaigns, contributing to more sustainable practices.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de ProducaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia de ProduçãoComportamento do consumidorNeurociênciaSmart TVEEGEstudo comportamental com eletroencefalograma (EEG) na tomada de decisão de consumidores de produtos eletrônicos.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Weslley Thiago Martins Fernandes.pdfDISSERTAÇÃO Weslley Thiago Martins Fernandes.pdfapplication/pdf5278629https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/56362/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Weslley%20Thiago%20Martins%20Fernandes.pdf939ace0aa7796486384b416570953465MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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