Avaliação do efeito do design de embalagens no comportamento do consumidor : um estudo experimental utilizando o eletroencefalograma
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46851 |
Resumo: | Todos os dias os consumidores são expostos à diversos estímulos visuais provenientes das embalagens, e, entender quais aspectos visuais são mais atraentes para os clientes pode auxiliar às áreas de marketing e engenharia do produto e fornecer uma vantagem competitivas para as empresas. O objetivo deste trabalho foi investigar se variações no posicionamento de determinados elementos de design de embalagens afetam de forma inconsciente o comportamento do consumidor. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa com objetivo de coletar os dados de um experimento que utilizou o Eletroencefalograma (EEG) para captar dados de atividade elétrica cerebral enquanto os participantes eram expostos à estímulos visuais na forma de caixas de pizza congelada. O experimento foi realizado com 50 participantes. As embalagens contemplavam quatro elementos de design (imagem do produto, logotipo, sabor e informações adicionais) variando entre os quatro quadrantes da caixa (superior direito, superior esquerdo, inferior direito e inferior esquerdo). A partir dos valores de potência das ondas cerebrais Alpha e Theta, foi possível monitorar os níveis de engajamento e esforço cognitivo dos participantes ao longo do experimento, e, assim, construir o Diagrama Alpha-Theta para identificação quatro tipos de comportamentos possíveis: diligência, envolvimento, relaxamento e indefinição. Os resultados apresentaram que as variações no posicionamento dos elementos de design geraram mudanças nos níveis de engajamento e esforço cognitivo dos participantes, e a partir disso, foi possível sugerir uma posição mais adequada para cada elemento. Em uma segunda etapa do experimento foram aplicados questionários para coletar informações pessoais e preferenciais dos participantes. As análises realizadas com essas informações mostraram relação entre os comportamentos observados com informações como sexo, sabor favorito, e frequência de consumo de pizza. Portanto, esta pesquisa pode fornecer insights úteis para a melhoria das estratégias de marketing e desenvolvimento de produtos, impactando de forma social, econômica e ambiental no crescimento e avanço das organizações, visto que as empresas poderão ofertar produtos mais interessantes para seus clientes, alocando de forma mais eficiente seus recursos e reduzindo desperdícios. |
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O objetivo deste trabalho foi investigar se variações no posicionamento de determinados elementos de design de embalagens afetam de forma inconsciente o comportamento do consumidor. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa com objetivo de coletar os dados de um experimento que utilizou o Eletroencefalograma (EEG) para captar dados de atividade elétrica cerebral enquanto os participantes eram expostos à estímulos visuais na forma de caixas de pizza congelada. O experimento foi realizado com 50 participantes. As embalagens contemplavam quatro elementos de design (imagem do produto, logotipo, sabor e informações adicionais) variando entre os quatro quadrantes da caixa (superior direito, superior esquerdo, inferior direito e inferior esquerdo). 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Portanto, esta pesquisa pode fornecer insights úteis para a melhoria das estratégias de marketing e desenvolvimento de produtos, impactando de forma social, econômica e ambiental no crescimento e avanço das organizações, visto que as empresas poderão ofertar produtos mais interessantes para seus clientes, alocando de forma mais eficiente seus recursos e reduzindo desperdícios.CAPESEvery day, consumers are exposed to various visual stimuli from packaging, and understanding which visual aspects are most attractive to customers can help marketing and product engineering areas and provide a competitive advantage for companies. This study has been conducted to investigate if variations in the positioning of certain packaging design elements affect consumer behavior. Data were collected from an experiment that used the Electroencephalogram (EEG) to capture electrical brain activity while participants were exposed to visual stimuli in the form of frozen pizza boxes. The experiment was carried out with 50 participants. The packages had four design elements (product image, logo, flavor, and additional information) varying between the four quadrants of the box (top-right, top-left, bottom-right and bottom-left). From the Alpha and Theta brain waves power values, it was possible to analyze the engagement levels and cognitive effort of the participants throughout the experiment, and thus, Alpha-Theta Diagrams were constructed to identify four types of behavior: diligence, involvement, relaxing and indefinition. The results showed that variations in the positioning of the design elements generated changes in the participants' levels of engagement and cognitive effort, and it was possible to suggest a more adequate position for each element. In a second stage of the experiment, questionnaires were also applied to collect personal and preferential information from the participants. Analyzes performed with this information showed a correlation between observed behaviors with information such as sex, favorite flavor, and frequency of pizza consumption. Therefore, this research can provide useful insights for the improvement of marketing strategies and product development, impacting socially, economically and environmentally in the growth and advancement of organizations, since companies will be able to offer more interesting products to their customers, allocating resources more efficiently and reducing waste.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de ProducaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia de ProduçãoEmbalagemElementos de designEEGDiagrama alpha-thetaNeuromarketingAvaliação do efeito do design de embalagens no comportamento do consumidor : um estudo experimental utilizando o eletroencefalogramainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTDISSERTAÇÃO Vanessa Regina Vieira Santos.pdf.txtDISSERTAÇÃO Vanessa Regina Vieira Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain137361https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46851/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Vanessa%20Regina%20Vieira%20Santos.pdf.txt1f3cf6e114a9ff650d7dd4b0fa61f81aMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Vanessa Regina Vieira Santos.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Vanessa Regina Vieira Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1225https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46851/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Vanessa%20Regina%20Vieira%20Santos.pdf.jpg3a227e101ac270bdb171603bcfbc6e6aMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Vanessa Regina Vieira Santos.pdfDISSERTAÇÃO Vanessa Regina Vieira Santos.pdfapplication/pdf2810350https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46851/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Vanessa%20Regina%20Vieira%20Santos.pdf68af76a7acd28f0c820c3a1636b7c3d6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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