Da invisibilidade à informação : memórias reveladas de objetos tridimensionais da cultura popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, Ediane Toscano Galdino de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47114
Resumo: A pesquisa apresenta objetos tridimensionais da cultura popular que foram ressignificados e valorados com base em atributos simbólicos a partir da percepção e intenção em modificar realidades. Sob essa perspectiva, o objetivo geral constituiu-se em promover uma reflexão sobre a transformação do objeto em documento, encontrando no processo de musealização elementos que permitem valorizar, identificar e elucidar aspectos visíveis e invisíveis tomando como ponto de partida documentos e memórias ainda não reveladas. A construção teórica se baseou nas ações disciplinares entre a Ciência da Informação e a Museologia, sendo a categoria Documento o fator de integração entre as referidas áreas. Por se tratar de bens da cultura popular, o Sistema Simbólico permitiu interpretar o processo de mudança do ambiente de origem desses artefatos para um lugar de memória. Nesse processo foi considerado a atribuição de valores, sentidos, significados e a forma de classificações estabelecidas nas relações sociais e culturais. Como suporte metodológico, adotou-se a abordagem Biografia dos Objetos que permitiu o registro e reunião do maior número possível de informações acerca da trajetória e todo um contexto inexplorado da Coleção Maria dos Bichos que faz parte do acervo do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular (NUPPO), órgão subordinado a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), cujos instrumentos foram destacados nesta investigação como produtos que merecem ser reconhecidos por seu valor simbólico. Os resultados demonstraram que embora visíveis em seu estado físico, existem dados ocultos desses materiais que não foram evidenciados no tratamento da informação e que limitaram as suas potencialidades informacionais. Assim, a musealização, com ênfase na abordagem infocomunicacional, na reunião de todas as fontes de informações existentes no espaço interno e externo à instituição e na contextualização e interpretação dos fatos, permitiu visibilizar histórias da coleção, das pessoas, das instituições e dos acontecimentos que transcenderam as características tangíveis de um tipo de arte popular considerada anônima para a cultura popular da Paraíba. Renovar práticas na cadeia operatória referente ao tratamento dos documentos, indicou que a preservação eficiente e eficaz do patrimônio cultural deve ser compreendida como um processo em constante transformação.
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Sob essa perspectiva, o objetivo geral constituiu-se em promover uma reflexão sobre a transformação do objeto em documento, encontrando no processo de musealização elementos que permitem valorizar, identificar e elucidar aspectos visíveis e invisíveis tomando como ponto de partida documentos e memórias ainda não reveladas. A construção teórica se baseou nas ações disciplinares entre a Ciência da Informação e a Museologia, sendo a categoria Documento o fator de integração entre as referidas áreas. Por se tratar de bens da cultura popular, o Sistema Simbólico permitiu interpretar o processo de mudança do ambiente de origem desses artefatos para um lugar de memória. Nesse processo foi considerado a atribuição de valores, sentidos, significados e a forma de classificações estabelecidas nas relações sociais e culturais. Como suporte metodológico, adotou-se a abordagem Biografia dos Objetos que permitiu o registro e reunião do maior número possível de informações acerca da trajetória e todo um contexto inexplorado da Coleção Maria dos Bichos que faz parte do acervo do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular (NUPPO), órgão subordinado a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), cujos instrumentos foram destacados nesta investigação como produtos que merecem ser reconhecidos por seu valor simbólico. Os resultados demonstraram que embora visíveis em seu estado físico, existem dados ocultos desses materiais que não foram evidenciados no tratamento da informação e que limitaram as suas potencialidades informacionais. Assim, a musealização, com ênfase na abordagem infocomunicacional, na reunião de todas as fontes de informações existentes no espaço interno e externo à instituição e na contextualização e interpretação dos fatos, permitiu visibilizar histórias da coleção, das pessoas, das instituições e dos acontecimentos que transcenderam as características tangíveis de um tipo de arte popular considerada anônima para a cultura popular da Paraíba. Renovar práticas na cadeia operatória referente ao tratamento dos documentos, indicou que a preservação eficiente e eficaz do patrimônio cultural deve ser compreendida como um processo em constante transformação.The research presents tridimensional objects of popular culture which were resignified and valued based on symbolic attributes, from the perception and intention in modifying realities. In this perspective, the main objective is constituted in promoting a reflection about the transformation of an object into a document, finding in the process of musealization elements that permit to valorize, to identify and to elucidate visible and invisible aspects from documents and memories unrevealed yet. The theoretical foundation is based on disciplinary actions between Information Science and Museology, and the category Document is the integration factor between the mentioned areas. As it is popular culture goods, the Symbolic System permitted to interpret the change process of the origin environment of these artifacts to a place of memory. In this process, it was considered the attribution of values, senses, meanings and the way of classifications established in social and cultural relations. As methodological support, it is adopted Biography of Objects, which permitted the register and gathering as much information as possible about the trajectory and all an unexplored context of Maria dos Bichos Collection, which is part of the collection of the Nucleus of Research and Documentation of Popular Culture (NUPPO), subordinated to the Federal University of Paraíba (UFPB), whose objects were highlighted in this investigation as products that deserve to be recognized by their symbolic value. The results demonstrated that, although visible in their physical state, there are hidden data related to these artifacts that were not evidenced in information treatment and limited their information potentialities. Thus, Musealization, with emphasis on infocommunication approach, in the gathering of all information sources available in external and internal space to the institution, in the contextualization and interpretation of facts, permitted to make visible stories of objects, people, institutions and events that transcended tangible aspects of kind of popular art considered anonymous to the popular culture of Paraíba. Renewing practices in the operating chain regarding document treatment found that an efficient and effective preservation of cultural heritage may be comprehended as a process under constant transformation.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da InformacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDocumento e informaçãoMusealizaçãoCultura popularDa invisibilidade à informação : memórias reveladas de objetos tridimensionais da cultura popularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Ediane Toscano Galdino de Carvalho..pdfTESE Ediane Toscano Galdino de Carvalho..pdfapplication/pdf11165225https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/47114/1/TESE%20Ediane%20Toscano%20Galdino%20de%20Carvalho..pdff6bc644be0ba80731ee538a1dd02d857MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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