Tribunais de contas subnacionais e as auditorias de desempenho em políticas públicas
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Data de Publicação: | 2021 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41718 |
Resumo: | Após a promulgação da Constituição de 1988, novas competências foram atribuídas aos Tribunais de Contas brasileiros, entre as quais se destaca a de realizar auditorias de desempenho, usualmente voltadas para o controle de políticas públicas e programas governamentais. A referida modalidade de fiscalização busca verificar a aplicação de recursos públicos de acordo com critérios que vão além da legislação e das normas jurídicas, tais como estudos científicos ou boas práticas reconhecidas internacionalmente para melhorar a gestão e a governança da administração pública. A investigação, de caráter qualitativo, selecionou 74 auditorias julgadas por 22 Tribunais de Contas subnacionais, tendo a análise de conteúdo como ferramenta analítica que permitiu responder sobre de que forma esses órgãos de controle externo realizaram essas fiscalizações com foco no aprimoramento de políticas públicas no período de 2017 a 2019. Os resultados apontam a existência de 13 categorias de políticas públicas auditadas por essas instituições, uma concentração de ações de controle voltadas para a segurança pública e educação no período analisado e uma maior capilaridade de atuação por meio dessa modalidade fiscalizatória pelos Tribunais de Contas dos Estados do Paraná, de Santa Catarina, e do Tribunal de Contas do Distrito Federal. O estudo ainda revela a existência de incentivo institucional da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, do Instituto Rui Barbosa e do Tribunal de Contas da União na escolha das políticas públicas a serem auditadas em 44% das auditorias. Sobre as formas de intervenção no ciclo de políticas públicas, constata-se que o controle exercido pelos Tribunais de Contas subnacionais ocorre, principalmente, por meio de determinações e recomendações aos órgãos auditados, além do envio dos resultados das auditorias a outros órgãos da administração pública, buscando fortalecer o controle substancial dos atos de gestão dos órgãos auditados e promover maior participação das instituições de auditoria para fins de accountability horizontal. A despeito da ausência de instrumentos legais que permitam superar barreiras delimitadas entre os Tribunais de Contas subnacionais e, consequentemente, aprimorar as competências que lhes são incumbidas, conclui-se que os Tribunais de Contas subnacionais têm condições normativas para não utilizarem somente uma lógica estritamente jurídica sobre seus processos, mas também atuarem de maneira mais relevante no ciclo de políticas públicas, sendo necessária uma especial atenção na comunicação dos resultados de suas auditorias e no estreitamento de relações com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e Ministérios Públicos. |
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A referida modalidade de fiscalização busca verificar a aplicação de recursos públicos de acordo com critérios que vão além da legislação e das normas jurídicas, tais como estudos científicos ou boas práticas reconhecidas internacionalmente para melhorar a gestão e a governança da administração pública. A investigação, de caráter qualitativo, selecionou 74 auditorias julgadas por 22 Tribunais de Contas subnacionais, tendo a análise de conteúdo como ferramenta analítica que permitiu responder sobre de que forma esses órgãos de controle externo realizaram essas fiscalizações com foco no aprimoramento de políticas públicas no período de 2017 a 2019. Os resultados apontam a existência de 13 categorias de políticas públicas auditadas por essas instituições, uma concentração de ações de controle voltadas para a segurança pública e educação no período analisado e uma maior capilaridade de atuação por meio dessa modalidade fiscalizatória pelos Tribunais de Contas dos Estados do Paraná, de Santa Catarina, e do Tribunal de Contas do Distrito Federal. O estudo ainda revela a existência de incentivo institucional da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, do Instituto Rui Barbosa e do Tribunal de Contas da União na escolha das políticas públicas a serem auditadas em 44% das auditorias. Sobre as formas de intervenção no ciclo de políticas públicas, constata-se que o controle exercido pelos Tribunais de Contas subnacionais ocorre, principalmente, por meio de determinações e recomendações aos órgãos auditados, além do envio dos resultados das auditorias a outros órgãos da administração pública, buscando fortalecer o controle substancial dos atos de gestão dos órgãos auditados e promover maior participação das instituições de auditoria para fins de accountability horizontal. A despeito da ausência de instrumentos legais que permitam superar barreiras delimitadas entre os Tribunais de Contas subnacionais e, consequentemente, aprimorar as competências que lhes são incumbidas, conclui-se que os Tribunais de Contas subnacionais têm condições normativas para não utilizarem somente uma lógica estritamente jurídica sobre seus processos, mas também atuarem de maneira mais relevante no ciclo de políticas públicas, sendo necessária uma especial atenção na comunicação dos resultados de suas auditorias e no estreitamento de relações com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e Ministérios Públicos.After the promulgation of the Constitution of 1988, new powers were assigned to the Brazilian Courts of Auditors, among which the one to carry out performance audits, usually aimed at the control of public policies and government programs, stands out. This type of audit seeks to verify the application of public resources in accordance with criteria that go beyond legislation and legal norms, such as scientific studies or internationally recognized good practices to improve the management and governance of public administration. The qualitative investigation selected 74 audits judged by 22 subnational Courts of Auditors, with content analysis as an analytical tool that allowed to answer how these external control institutions carried out these inspections with a focus on improving public policies in the period from 2017 to 2019. The results point to the existence of 13 categories of public policies audited by these institutions, a concentration of control actions aimed at public safety and education in the period analyzed, and greater capillarity of action through this inspection modality by the Courts of Auditors from the States of Paraná, Santa Catarina, and Federal District. The study also reveals the existence of institutional incentive from the Membership Association of Brazilian Courts of Auditors, the Rui Barbosa Institute, and the Federal Court of Auditors in choosing public policies to be audited in 44% of audits. Regarding the forms of intervention in the public policy cycle, it appears that the control exercised by the subnational Courts of Auditors occurs mainly through determinations and recommendations to audited institutions, in addition to sending the results of audits to other public institutions, seeking to strengthen the substantial control of the management acts of the audited institutions and promote greater participation of audit institutions for the purposes of horizontal accountability. Despite the absence of legal instruments that allow to overcome delimited barriers between the subnational Courts of Auditors and, consequently, improve the powers entrusted to them, it is concluded that the subnational Courts of Auditors have normative conditions to not only use a strictly legal logic on their processes, but also to act in a more relevant way in the public policy cycle, requiring special attention in communicating the results of their audits and in the strengthening of relations with the Executive, Legislative and Judiciary powers, and Prosecution services.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do NordesteUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAuditoria públicaTribunais de contas - BrasilPolíticas públicasTribunais de contas subnacionais e as auditorias de desempenho em políticas públicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestrado profissionalreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTDISSERTAÇÃO João Marcelo Nogueira Tavares.pdf.txtDISSERTAÇÃO João Marcelo Nogueira Tavares.pdf.txtExtracted texttext/plain233193https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41718/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jo%c3%a3o%20Marcelo%20Nogueira%20Tavares.pdf.txt957b0f36e55a91422d203719f1e14525MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO João Marcelo Nogueira Tavares.pdf.jpgDISSERTAÇÃO João Marcelo Nogueira Tavares.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1274https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41718/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jo%c3%a3o%20Marcelo%20Nogueira%20Tavares.pdf.jpgb7be7466da3950e265f0218775c30130MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO João Marcelo Nogueira Tavares.pdfDISSERTAÇÃO João Marcelo Nogueira Tavares.pdfapplication/pdf878569https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41718/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jo%c3%a3o%20Marcelo%20Nogueira%20Tavares.pdfde28d569f750d6aaa4d15a99d49db28dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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