Articulações institucionais da governança da água : um estudo no campo do neoinstitucionalismo ambiental no semiárido pernambucano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, Eduardo Cardoso
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300001083z
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46574
Resumo: As recentes pesquisas voltadas para a governança em sistemas complexos apontam para o entendimento acerca de atores - seus papéis e suas inter-relações como agências estratégicas – e de variáveis exógenas que impactam o contexto social na arena de ação. O estudo se propôs aprofundar as reflexões a respeito das articulações institucionais no âmbito da governança da água, sob a ótica do neoinstitucionalismo, tendo como locus de investigação o Projeto de Transposição do Rio São Francisco, implantado no semiárido do estado de Pernambuco. Os pressupostos do estudo apontaram para a dependência da efetividade das ações institucionais do Estado, na sua forma de se inserir na sociedade. Isso contempla a possibilidade de compartilhamento de objetivos e o atendimento a demandas sociais na perspectiva institucional da governança da água. Os atores sociais e seus domicílios, as condições de cada localidade impactada pelo projeto da transposição, os acordos coletivos, o monitoramento ativo dos recursos comuns e a facilidade de acesso aos meios de resolução de conflitos a baixo custo são considerados extratos das fronteiras entre recursos de bem comum. O método de análise e desenvolvimento institucional proposto por Ostrom (1990) foi utilizado para a análise das interações humanas diante dos recursos comuns e serviu para aprimorar o entendimento acerca do modo como ocorrem as articulações dos atores que operam naquela arena de ação repleta de regras e de campos de proximidades e de antagonismos. Os resultados apontaram para a busca de uma abordagem sistêmica da governança em meio às políticas públicas executadas pelo Estado. Esse esforço de articulação ocorre por serem consideradas as conexões e sobreposições de atividades como retrabalhos, cujos protagonistas contam com marcos regulatórios e busca por engajamento daquelas partes interagentes. Ações educativas focadas no desenvolvimento de cidadãos e de grupos presentes no ambiente político de governança da água e a disponibilização de informações podem garantir a conscientização dos atores envolvidos nessa governança em meio a um processo de intervenção tecnológica.
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O estudo se propôs aprofundar as reflexões a respeito das articulações institucionais no âmbito da governança da água, sob a ótica do neoinstitucionalismo, tendo como locus de investigação o Projeto de Transposição do Rio São Francisco, implantado no semiárido do estado de Pernambuco. Os pressupostos do estudo apontaram para a dependência da efetividade das ações institucionais do Estado, na sua forma de se inserir na sociedade. Isso contempla a possibilidade de compartilhamento de objetivos e o atendimento a demandas sociais na perspectiva institucional da governança da água. Os atores sociais e seus domicílios, as condições de cada localidade impactada pelo projeto da transposição, os acordos coletivos, o monitoramento ativo dos recursos comuns e a facilidade de acesso aos meios de resolução de conflitos a baixo custo são considerados extratos das fronteiras entre recursos de bem comum. O método de análise e desenvolvimento institucional proposto por Ostrom (1990) foi utilizado para a análise das interações humanas diante dos recursos comuns e serviu para aprimorar o entendimento acerca do modo como ocorrem as articulações dos atores que operam naquela arena de ação repleta de regras e de campos de proximidades e de antagonismos. Os resultados apontaram para a busca de uma abordagem sistêmica da governança em meio às políticas públicas executadas pelo Estado. Esse esforço de articulação ocorre por serem consideradas as conexões e sobreposições de atividades como retrabalhos, cujos protagonistas contam com marcos regulatórios e busca por engajamento daquelas partes interagentes. Ações educativas focadas no desenvolvimento de cidadãos e de grupos presentes no ambiente político de governança da água e a disponibilização de informações podem garantir a conscientização dos atores envolvidos nessa governança em meio a um processo de intervenção tecnológica.Recent research focused on governance in complex systems points to the understanding about actors - their roles and their interrelations as strategic agencies - and exogenous variables that impact the social context in the action arena. The study was proposed to deepen the reflections about institutional articulations in the scope of water governance, from the perspective of neoinstitutionalism, having as research locus the São Francisco River Transposition Project, implemented in the semi-arid region of the state of Pernambuco. The assumptions of the study indicated to the dependence on the effectiveness of the state's institutional actions, in its way of inserting itself in society. This contemplates the possibility of sharing objectives and meeting social demands from the institutional perspective of water governance. Social actors and their households, the conditions of each locality impacted by the transposition project, collective agreements, active monitoring of common resources and easy access to means of conflict resolution at low cost are considered extracts from the boundaries between common good resources. The method of analysis and institutional development proposed by Ostrom (1990) was used for the analysis of human interactions in front of common resources and served to improve the understanding of how the articulations of the actors operating in that arena of action full of rules and fields of proximity and antagonisms occur. The results pointed to the search for a systemic approach to governance in the midst of public policies implemented by the State. This effort of articulation occurs because the connections and overlaps of activities such as rework are considered, whose protagonists have regulatory frameworks and the search for engagement of those interagent parties. Educational actions focused on the development of citizens and groups present in the political environment of water governance and the provision of information can ensure the awareness of the actors involved in this governance in the midst of a process of technological intervention.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessNeoinstitucionalismoEconomia institucionalDesvio de águas – São Francisco, RioArticulações institucionais da governança da água : um estudo no campo do neoinstitucionalismo ambiental no semiárido pernambucanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTTESE Eduardo Cardoso Gonçalves.pdf.txtTESE Eduardo Cardoso Gonçalves.pdf.txtExtracted texttext/plain496553https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46574/4/TESE%20Eduardo%20Cardoso%20Gon%c3%a7alves.pdf.txtab6aeda36ee9d42a6a6a2e779c44b974MD54THUMBNAILTESE Eduardo Cardoso Gonçalves.pdf.jpgTESE Eduardo Cardoso Gonçalves.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1420https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46574/5/TESE%20Eduardo%20Cardoso%20Gon%c3%a7alves.pdf.jpg2e7d51cbe23847a82d25efae8e04f10eMD55ORIGINALTESE Eduardo Cardoso Gonçalves.pdfTESE Eduardo Cardoso Gonçalves.pdfapplication/pdf2099734https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46574/1/TESE%20Eduardo%20Cardoso%20Gon%c3%a7alves.pdff9dc8a13462dba99386799ed2359f629MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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