Uma comédia sobre a tristeza : desgosto, ironia e heresia no romance Glória de Victor Heringer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, Caleb Benjamim Mendes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000015q2q
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52482
Resumo: A pesquisa procura demonstrar que em Glória (2012), romance de Victor Heringer, há um duplo procedimento através do qual reconhecemos a possibilidade de apreensão de um mal-estar característico da contemporaneidade, ao mesmo tempo que o expressa não apenas tematicamente, mas sobretudo através de elementos literários formais. Segundo Joel Birman (2012), podemos caracterizar o mal-estar atual como um sentimento de vazio de existir, e que no romance ganha corpo naquilo que o narrador chama de desgosto. Tal mal-estar apresenta-se na narrativa através da articulação formal de um herói crivado pela tragicidade e cuja ação do enredo dialoga com a tradição da comédia. Glória narra a trajetória dos irmãos Alencar Costa e Oliveira – formada por Benjamim, um artista frustrado; Daniel, um burocrata bem sucedido; e Abel, um pastor em ascensão – família cujos integrantes estão fadados a morrerem não de acidente ou doença, mas de desgosto, melancolia aguda e imprevisível que os ronda de geração em geração. Assim, como resultado, percebemos que é pela redimensionalização do herói, cujo mundo não é mais sua medida (LUKACS, 2012), e atravessado pela ironia inventiva que Heringer organiza o desgosto como traço estruturante de seus heróis e com isso não apenas problematiza as supostas panaceias que davam horizonte ao sujeito, mas traz em seu bojo uma reflexão sobre a linguagem do Romance enquanto gênero literário. Por fim, observamos como a ironia heringeriana é a resposta do autor a uma das principais questões teóricas da literatura que atravessou o debate crítico do seculo XX, a crise da representabilidade, a qual Heringer incorpora ao seu modo de expressão através da heresia formal, para refletir ficcionalmente acerca de seu tempo, e sobretudo o fazer artístico de seu tempo.
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spelling BARBOSA, Caleb Benjamim Mendeshttp://lattes.cnpq.br/9168153463862824http://lattes.cnpq.br/7057435020772106VIEIRA, Anco Márcio Tenório2023-09-28T12:54:05Z2023-09-28T12:54:05Z2023-08-30BARBOSA, Caleb Benjamim Mendes. Uma comédia sobre a tristeza: desgosto, ironia e heresia no romance Glória de Victor Heringer. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52482ark:/64986/0013000015q2qA pesquisa procura demonstrar que em Glória (2012), romance de Victor Heringer, há um duplo procedimento através do qual reconhecemos a possibilidade de apreensão de um mal-estar característico da contemporaneidade, ao mesmo tempo que o expressa não apenas tematicamente, mas sobretudo através de elementos literários formais. Segundo Joel Birman (2012), podemos caracterizar o mal-estar atual como um sentimento de vazio de existir, e que no romance ganha corpo naquilo que o narrador chama de desgosto. Tal mal-estar apresenta-se na narrativa através da articulação formal de um herói crivado pela tragicidade e cuja ação do enredo dialoga com a tradição da comédia. Glória narra a trajetória dos irmãos Alencar Costa e Oliveira – formada por Benjamim, um artista frustrado; Daniel, um burocrata bem sucedido; e Abel, um pastor em ascensão – família cujos integrantes estão fadados a morrerem não de acidente ou doença, mas de desgosto, melancolia aguda e imprevisível que os ronda de geração em geração. Assim, como resultado, percebemos que é pela redimensionalização do herói, cujo mundo não é mais sua medida (LUKACS, 2012), e atravessado pela ironia inventiva que Heringer organiza o desgosto como traço estruturante de seus heróis e com isso não apenas problematiza as supostas panaceias que davam horizonte ao sujeito, mas traz em seu bojo uma reflexão sobre a linguagem do Romance enquanto gênero literário. Por fim, observamos como a ironia heringeriana é a resposta do autor a uma das principais questões teóricas da literatura que atravessou o debate crítico do seculo XX, a crise da representabilidade, a qual Heringer incorpora ao seu modo de expressão através da heresia formal, para refletir ficcionalmente acerca de seu tempo, e sobretudo o fazer artístico de seu tempo.CNPqThe research aims to demonstrate that in "Glória" (2012), a novel by Victor Heringer, there is a dual procedure through which we recognize the possibility of apprehending a characteristic malaise of contemporaneity, while it expresses this not only thematically, but especially through formal literary elements. According to Joel Birman (2012), we can characterize the current malaise as a feeling of emptiness of existence, which in the novel takes shape in what the narrator refers to as "desgosto" (disgust). This malaise is presented in the novel through the formal articulation of a hero marked by tragedy, whose plot action engages with the tradition of comedy. "Glória" narrates the trajectory of the Alencar Costa and Oliveira siblings - comprised of Benjamim, a frustrated artist; Daniel, a successful bureaucrat; and Abel, a rising pastor - a family whose members are fated to die not from accidents or illness, but from "desgosto," an acute and unpredictable melancholy that haunts them from generation to generation. Thus, as a result, it becomes evident that it is through the resizing of the hero, whose world is no longer their measure (LUKACS, 2012), and crossed by inventive irony, that Heringer organizes "desgosto" as a structuring trait of his heroes. With this, he not only problematizes the supposed panaceas that gave horizon to the subject, but also brings into his fold a reflection on the language of the Novel as a literary genre. Finally, we observe how Heringer's irony serves as the author's response to one of the main theoretical questions of literature that crossed the critical debate of the 20th century: the crisis of representability. Heringer incorporates this crisis into his mode of expression through formal heresy to fictionally reflect on his time and, above all, the artistic creation of his time.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLiteratura ContemporâneaIroniaHeresiaRomanceFormaUma comédia sobre a tristeza : desgosto, ironia e heresia no romance Glória de Victor Heringerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Caleb Benjamim Mendes Barbosa.pdfDISSERTAÇÃO Caleb Benjamim Mendes Barbosa.pdfapplication/pdf1012430https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52482/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Caleb%20Benjamim%20Mendes%20Barbosa.pdf218c9fc03c264d290b94d7c19b9e0672MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52482/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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