Uma comédia sobre a tristeza : desgosto, ironia e heresia no romance Glória de Victor Heringer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, Caleb Benjamim Mendes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52482
Resumo: A pesquisa procura demonstrar que em Glória (2012), romance de Victor Heringer, há um duplo procedimento através do qual reconhecemos a possibilidade de apreensão de um mal-estar característico da contemporaneidade, ao mesmo tempo que o expressa não apenas tematicamente, mas sobretudo através de elementos literários formais. Segundo Joel Birman (2012), podemos caracterizar o mal-estar atual como um sentimento de vazio de existir, e que no romance ganha corpo naquilo que o narrador chama de desgosto. Tal mal-estar apresenta-se na narrativa através da articulação formal de um herói crivado pela tragicidade e cuja ação do enredo dialoga com a tradição da comédia. Glória narra a trajetória dos irmãos Alencar Costa e Oliveira – formada por Benjamim, um artista frustrado; Daniel, um burocrata bem sucedido; e Abel, um pastor em ascensão – família cujos integrantes estão fadados a morrerem não de acidente ou doença, mas de desgosto, melancolia aguda e imprevisível que os ronda de geração em geração. Assim, como resultado, percebemos que é pela redimensionalização do herói, cujo mundo não é mais sua medida (LUKACS, 2012), e atravessado pela ironia inventiva que Heringer organiza o desgosto como traço estruturante de seus heróis e com isso não apenas problematiza as supostas panaceias que davam horizonte ao sujeito, mas traz em seu bojo uma reflexão sobre a linguagem do Romance enquanto gênero literário. Por fim, observamos como a ironia heringeriana é a resposta do autor a uma das principais questões teóricas da literatura que atravessou o debate crítico do seculo XX, a crise da representabilidade, a qual Heringer incorpora ao seu modo de expressão através da heresia formal, para refletir ficcionalmente acerca de seu tempo, e sobretudo o fazer artístico de seu tempo.
id UFPE_a180ef94f16a7da90e8db683a2b5a213
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/52482
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling BARBOSA, Caleb Benjamim Mendeshttp://lattes.cnpq.br/9168153463862824http://lattes.cnpq.br/7057435020772106VIEIRA, Anco Márcio Tenório2023-09-28T12:54:05Z2023-09-28T12:54:05Z2023-08-30BARBOSA, Caleb Benjamim Mendes. Uma comédia sobre a tristeza: desgosto, ironia e heresia no romance Glória de Victor Heringer. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52482A pesquisa procura demonstrar que em Glória (2012), romance de Victor Heringer, há um duplo procedimento através do qual reconhecemos a possibilidade de apreensão de um mal-estar característico da contemporaneidade, ao mesmo tempo que o expressa não apenas tematicamente, mas sobretudo através de elementos literários formais. Segundo Joel Birman (2012), podemos caracterizar o mal-estar atual como um sentimento de vazio de existir, e que no romance ganha corpo naquilo que o narrador chama de desgosto. Tal mal-estar apresenta-se na narrativa através da articulação formal de um herói crivado pela tragicidade e cuja ação do enredo dialoga com a tradição da comédia. Glória narra a trajetória dos irmãos Alencar Costa e Oliveira – formada por Benjamim, um artista frustrado; Daniel, um burocrata bem sucedido; e Abel, um pastor em ascensão – família cujos integrantes estão fadados a morrerem não de acidente ou doença, mas de desgosto, melancolia aguda e imprevisível que os ronda de geração em geração. Assim, como resultado, percebemos que é pela redimensionalização do herói, cujo mundo não é mais sua medida (LUKACS, 2012), e atravessado pela ironia inventiva que Heringer organiza o desgosto como traço estruturante de seus heróis e com isso não apenas problematiza as supostas panaceias que davam horizonte ao sujeito, mas traz em seu bojo uma reflexão sobre a linguagem do Romance enquanto gênero literário. Por fim, observamos como a ironia heringeriana é a resposta do autor a uma das principais questões teóricas da literatura que atravessou o debate crítico do seculo XX, a crise da representabilidade, a qual Heringer incorpora ao seu modo de expressão através da heresia formal, para refletir ficcionalmente acerca de seu tempo, e sobretudo o fazer artístico de seu tempo.CNPqThe research aims to demonstrate that in "Glória" (2012), a novel by Victor Heringer, there is a dual procedure through which we recognize the possibility of apprehending a characteristic malaise of contemporaneity, while it expresses this not only thematically, but especially through formal literary elements. According to Joel Birman (2012), we can characterize the current malaise as a feeling of emptiness of existence, which in the novel takes shape in what the narrator refers to as "desgosto" (disgust). This malaise is presented in the novel through the formal articulation of a hero marked by tragedy, whose plot action engages with the tradition of comedy. "Glória" narrates the trajectory of the Alencar Costa and Oliveira siblings - comprised of Benjamim, a frustrated artist; Daniel, a successful bureaucrat; and Abel, a rising pastor - a family whose members are fated to die not from accidents or illness, but from "desgosto," an acute and unpredictable melancholy that haunts them from generation to generation. Thus, as a result, it becomes evident that it is through the resizing of the hero, whose world is no longer their measure (LUKACS, 2012), and crossed by inventive irony, that Heringer organizes "desgosto" as a structuring trait of his heroes. With this, he not only problematizes the supposed panaceas that gave horizon to the subject, but also brings into his fold a reflection on the language of the Novel as a literary genre. Finally, we observe how Heringer's irony serves as the author's response to one of the main theoretical questions of literature that crossed the critical debate of the 20th century: the crisis of representability. Heringer incorporates this crisis into his mode of expression through formal heresy to fictionally reflect on his time and, above all, the artistic creation of his time.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLiteratura ContemporâneaIroniaHeresiaRomanceFormaUma comédia sobre a tristeza : desgosto, ironia e heresia no romance Glória de Victor Heringerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Caleb Benjamim Mendes Barbosa.pdfDISSERTAÇÃO Caleb Benjamim Mendes Barbosa.pdfapplication/pdf1012430https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52482/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Caleb%20Benjamim%20Mendes%20Barbosa.pdf218c9fc03c264d290b94d7c19b9e0672MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52482/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52482/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53TEXTDISSERTAÇÃO Caleb Benjamim Mendes Barbosa.pdf.txtDISSERTAÇÃO Caleb Benjamim Mendes Barbosa.pdf.txtExtracted texttext/plain528123https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52482/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Caleb%20Benjamim%20Mendes%20Barbosa.pdf.txtf8d4053f0d27f3ea2148e14fcedc31ecMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Caleb Benjamim Mendes Barbosa.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Caleb Benjamim Mendes Barbosa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1211https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52482/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Caleb%20Benjamim%20Mendes%20Barbosa.pdf.jpg2d60a39fbe8b344aa469a20be8a84e23MD55123456789/524822023-09-29 02:57:56.07oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212023-09-29T05:57:56Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma comédia sobre a tristeza : desgosto, ironia e heresia no romance Glória de Victor Heringer
title Uma comédia sobre a tristeza : desgosto, ironia e heresia no romance Glória de Victor Heringer
spellingShingle Uma comédia sobre a tristeza : desgosto, ironia e heresia no romance Glória de Victor Heringer
BARBOSA, Caleb Benjamim Mendes
Literatura Contemporânea
Ironia
Heresia
Romance
Forma
title_short Uma comédia sobre a tristeza : desgosto, ironia e heresia no romance Glória de Victor Heringer
title_full Uma comédia sobre a tristeza : desgosto, ironia e heresia no romance Glória de Victor Heringer
title_fullStr Uma comédia sobre a tristeza : desgosto, ironia e heresia no romance Glória de Victor Heringer
title_full_unstemmed Uma comédia sobre a tristeza : desgosto, ironia e heresia no romance Glória de Victor Heringer
title_sort Uma comédia sobre a tristeza : desgosto, ironia e heresia no romance Glória de Victor Heringer
author BARBOSA, Caleb Benjamim Mendes
author_facet BARBOSA, Caleb Benjamim Mendes
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9168153463862824
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7057435020772106
dc.contributor.author.fl_str_mv BARBOSA, Caleb Benjamim Mendes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv VIEIRA, Anco Márcio Tenório
contributor_str_mv VIEIRA, Anco Márcio Tenório
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura Contemporânea
Ironia
Heresia
Romance
Forma
topic Literatura Contemporânea
Ironia
Heresia
Romance
Forma
description A pesquisa procura demonstrar que em Glória (2012), romance de Victor Heringer, há um duplo procedimento através do qual reconhecemos a possibilidade de apreensão de um mal-estar característico da contemporaneidade, ao mesmo tempo que o expressa não apenas tematicamente, mas sobretudo através de elementos literários formais. Segundo Joel Birman (2012), podemos caracterizar o mal-estar atual como um sentimento de vazio de existir, e que no romance ganha corpo naquilo que o narrador chama de desgosto. Tal mal-estar apresenta-se na narrativa através da articulação formal de um herói crivado pela tragicidade e cuja ação do enredo dialoga com a tradição da comédia. Glória narra a trajetória dos irmãos Alencar Costa e Oliveira – formada por Benjamim, um artista frustrado; Daniel, um burocrata bem sucedido; e Abel, um pastor em ascensão – família cujos integrantes estão fadados a morrerem não de acidente ou doença, mas de desgosto, melancolia aguda e imprevisível que os ronda de geração em geração. Assim, como resultado, percebemos que é pela redimensionalização do herói, cujo mundo não é mais sua medida (LUKACS, 2012), e atravessado pela ironia inventiva que Heringer organiza o desgosto como traço estruturante de seus heróis e com isso não apenas problematiza as supostas panaceias que davam horizonte ao sujeito, mas traz em seu bojo uma reflexão sobre a linguagem do Romance enquanto gênero literário. Por fim, observamos como a ironia heringeriana é a resposta do autor a uma das principais questões teóricas da literatura que atravessou o debate crítico do seculo XX, a crise da representabilidade, a qual Heringer incorpora ao seu modo de expressão através da heresia formal, para refletir ficcionalmente acerca de seu tempo, e sobretudo o fazer artístico de seu tempo.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-28T12:54:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-28T12:54:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-08-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARBOSA, Caleb Benjamim Mendes. Uma comédia sobre a tristeza: desgosto, ironia e heresia no romance Glória de Victor Heringer. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52482
identifier_str_mv BARBOSA, Caleb Benjamim Mendes. Uma comédia sobre a tristeza: desgosto, ironia e heresia no romance Glória de Victor Heringer. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52482/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Caleb%20Benjamim%20Mendes%20Barbosa.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52482/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52482/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52482/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Caleb%20Benjamim%20Mendes%20Barbosa.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52482/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Caleb%20Benjamim%20Mendes%20Barbosa.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 218c9fc03c264d290b94d7c19b9e0672
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973
f8d4053f0d27f3ea2148e14fcedc31ec
2d60a39fbe8b344aa469a20be8a84e23
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310903952048128