Recapacitação de linhas aéreas de transmissão de energia elétrica através da incorporação de condutor adicional em subvãos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEIJA QUIJADA, Jonatan Esaú
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000x9sb
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33806
Resumo: MEIJA QUIJADA, Jonatan Esaú, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: QUIJADA, Jonatan Esaú
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spelling MEIJA QUIJADA, Jonatan Esaúhttp://lattes.cnpq.br/4509069725253379http://lattes.cnpq.br/0461594575161558BEZERRA, José Maurício de Barros2019-09-26T20:14:04Z2019-09-26T20:14:04Z2019-04-16https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33806ark:/64986/001300000x9sbMEIJA QUIJADA, Jonatan Esaú, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: QUIJADA, Jonatan EsaúEste trabalho introduz estruturações acadêmicas e validações práticas à tecnologia para recapacitação de linhas aéreas de transmissão de energia elétrica, através da adição de um novo condutor, afixado sob o condutor original, formando subvãos. Os estudos e análises foram direcionados para o aumento da potência natural da linha de transmissão. Como reflexo imediato da metodologia adotada, observa-se um ganho significativo das alturas dos condutores devido à divisão da corrente e consequente diminuição da temperatura do condutor original. Através da diminuição da temperatura nos condutores são obtidas flechas menores em cada vão, isso colabora na redução de vãos que estejam apresentando problemas de altura de segurança ao longo da linha de transmissão. A metodologia se apresenta viável, devido ao aproveitamento de materiais existentes e menores impactos ao meio ambiente. O trabalho evidencia que, a partir de levantamentos topográficos detalhados e com o uso de ferramentas computacionais de suporte ao projeto, é possível substancializar a tecnologia em foco. Ao longo dos estudos foram analisadas diferentes alternativas de condutores para identificar quais forneceriam os melhores resultados. Observou-se que a metodologia contribui de sobremaneira para os objetivos buscados, representando uma contribuição técnico-científica competitiva para a recapacitação de linhas em processo de superação tecnológica.This work introduces academic structuring and practical validations to the technology for uprating of electrical power transmission lines, through the addition of a new conductor, attached under the original conductor, forming sub-spans. The studies and analyses were directed to increase the transmission line’s natural power. As an immediate reflection of the adopted methodology, it is observed a significant gain in the height of the conductors due to the current division and consequent temperature decrease of the original conductor. By decreasing the temperature in the conductors are obtained smaller sag in each span, this collaborates in the reduction of spans that are presenting safety height problems along the transmission line. The methodology is feasible, due to the utilization of existing materials and lower impacts to the environment. The present work shows that from detailed topographic studies and using computational tools to support the design, it is possible to materialize the analyzed technology. Throughout the studies, different conductor alternatives were analyzed to identify which would provide the best results. It was observed that the methodology contributes greatly to the pursued objectives, representing a competitive technical-scientific contribution for the uprating of transmission lines in the process of overcoming technology.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia EletricaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia ElétricaLinha de transmissãoRecapacitação de linhas de transmissãoPotência naturalRecapacitação de linhas aéreas de transmissão de energia elétrica através da incorporação de condutor adicional em subvãosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Jonatan Esaú Mejia Quijada.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Jonatan Esaú Mejia Quijada.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1317https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33806/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jonatan%20Esa%c3%ba%20Mejia%20Quijada.pdf.jpgb9083469ac2e4cfb708fe69db67da707MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Jonatan Esaú Mejia Quijada.pdfDISSERTAÇÃO Jonatan Esaú Mejia Quijada.pdfapplication/pdf4020685https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33806/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jonatan%20Esa%c3%ba%20Mejia%20Quijada.pdf2618a7de529f5a2023a502e7489e377cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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