Modelo de projeto para dimensionamento de encontros integrais de pontes sob incertezas
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Data de Publicação: | 2017 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32300 |
Resumo: | Pontes de encontros integrais são estruturas concebidas de forma que os deslocamentos horizontais, impostos pela variação de temperatura e efeitos diferidos do concreto sejam parcialmente absorvidos pelo solo situado no tardoz do encontro. Tal concepção estrutural visa reduzir os custos de implantação e manutenção das pontes, além de conferir-lhes maior rigidez. Esse tipo de estrutura tem sido largamente empregada em países da América do Norte e Europa, onde as grandes amplitudes térmicas e a ocorrência de neve criam um ambiente favorável à utilização das pontes integrais. Contudo, ao se projetar esse tipo de estrutura percebe-se que as variáveis de projeto estão sujeitas a elevado grau de incertezas e as mesmas devem ser tratadas como variáveis aleatórias com suas respectivas leis de probabilidade. Assim, nesse trabalho foram utilizados modelos estocásticos a fim de prever a probabilidade de falha e calcular o índice de confiabilidade desse tipo de estrutura. Três pontes de encontros integrais diferentes, como vigas em concreto armado foram modeladas e seu comportamento avaliado. Observouse que os valores dos índices de confiabilidade e coeficientes parciais de segurança propostos pelos códigos de projeto atuais são suficientes para que o caráter aleatório das variáveis de projeto seja levado em consideração e que as estruturas sejam consideradas seguras. |
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MARQUES FILHO, Sérgio José Priori Jovinohttp://lattes.cnpq.br/9872185814057807http://lattes.cnpq.br/8965627710203749WILLMERSDORF, Ramiro BritoARAÚJO, Ézio da Rocha2019-09-05T22:06:09Z2019-09-05T22:06:09Z2017-11-27https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32300ark:/64986/00130000144ddPontes de encontros integrais são estruturas concebidas de forma que os deslocamentos horizontais, impostos pela variação de temperatura e efeitos diferidos do concreto sejam parcialmente absorvidos pelo solo situado no tardoz do encontro. Tal concepção estrutural visa reduzir os custos de implantação e manutenção das pontes, além de conferir-lhes maior rigidez. Esse tipo de estrutura tem sido largamente empregada em países da América do Norte e Europa, onde as grandes amplitudes térmicas e a ocorrência de neve criam um ambiente favorável à utilização das pontes integrais. Contudo, ao se projetar esse tipo de estrutura percebe-se que as variáveis de projeto estão sujeitas a elevado grau de incertezas e as mesmas devem ser tratadas como variáveis aleatórias com suas respectivas leis de probabilidade. Assim, nesse trabalho foram utilizados modelos estocásticos a fim de prever a probabilidade de falha e calcular o índice de confiabilidade desse tipo de estrutura. Três pontes de encontros integrais diferentes, como vigas em concreto armado foram modeladas e seu comportamento avaliado. Observouse que os valores dos índices de confiabilidade e coeficientes parciais de segurança propostos pelos códigos de projeto atuais são suficientes para que o caráter aleatório das variáveis de projeto seja levado em consideração e que as estruturas sejam consideradas seguras.CAPESIntegral abutment bridges (IAB) are designed to the horizontal displacements, imposed by the temperature variation, creep and shrinkage are partially absorbed by the backfill. This structural design aims to reduce the costs of construction and maintenance of the bridge, in addition improve the stiffness of the structure. This type of structure has been widely used in countries of North America and Europe, where high thermal amplitudes and the occurrence of snow create a great environment to the use of integral bridges. However, when designing this type of structure, it is noticed that the design variables are subject to a high degree of uncertainty and they must be treated as random variables with their respective laws of probability. In this work, stochastic models were used to predict the probability of failure and to calculate the reliability index of this type of structure. Three Integral Abutment Bridges, with beams in precast concrete, were modeled and their behavior evaluated. It was observed that the of the reliability indices and partial safety coefficients proposed by the current project codes are enough to take in account the stochastic character of the project variables.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia CivilPontes de encontros integraisAnálise estocásticaIncertezasModelo de projeto para dimensionamento de encontros integrais de pontes sob incertezasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Sérgio José Priori Jovino Marques Filho.pdf.jpgTESE Sérgio José Priori Jovino Marques Filho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1206https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32300/5/TESE%20S%c3%a9rgio%20Jos%c3%a9%20Priori%20Jovino%20Marques%20Filho.pdf.jpg132b84058420c56f13c0d37766915d72MD55ORIGINALTESE Sérgio José Priori Jovino Marques Filho.pdfTESE Sérgio José Priori Jovino Marques Filho.pdfapplication/pdf14214105https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32300/1/TESE%20S%c3%a9rgio%20Jos%c3%a9%20Priori%20Jovino%20Marques%20Filho.pdf62191905a8741a46fcfc8a5cc39d69a7MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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