Quando Vai Falar de IDEPE, Você Fala de Bônus” – As Influências do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE) Nas Escolas Estaduais
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Data de Publicação: | 2015 |
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Resumo: | O presente trabalho versa sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE), componente do Programa de Modernização da Gestão Pública – Metas para Educação (PMGP/ME) e parte da seguinte problematização: quais as influências do Programa de Modernização da Gestão Pública no que se refere à avaliação educacional e ao Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco nas escolas da rede estadual? Assim, a pesquisa tem como objetivo analisar o IDEPE, como componente da política de avaliação educacional de Pernambuco, e suas influências nas escolas da rede estadual. Especificamente buscou analisar o discurso presente no Programa de Modernização da Gestão Pública no que se refere à relação entre avaliação educacional e a qualidade da educação no estado de Pernambuco, e analisou, também, o discurso dos profissionais que atuam na escola acerca das implicações e das influências do IDEPE. Partiu-se do pressuposto que o IDEPE influencia o trabalho da escola como um todo, trabalho esse que está voltado para os resultados dos índices. A fim de dar conta dos objetivos traçados, foi realizada a análise dos documentos que tratam a respeito do IDEPE; além de entrevistas semiestruturadas realizadas com professores e gestores que atuam em seis municípios (Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno e São Lourenço da Mata) que fazem parte da Gerência Regional da Educação Metro Sul. Para o tratamento dos dados, essa pesquisa se baseou na proposta teórico-analítica de Fairclough (2001), a Análise de Discurso Textualmente Orientada (ADTO), a qual leva em consideração a análise textual, a prática discursiva e a prática social. No que se refere aos documentos, os dados apontaram que o discurso governamental defende que haja investimentos na educação com a finalidade de contribuir para o crescimento econômico de Pernambuco. Também colocam os professores e os gestores como responsáveis pelo sucesso ou fracasso no desempenho dos estudantes nas avaliações do Sistema de Avaliação de Educação Básica de Pernambuco (SAEPE), bem como inserem na escola a cultura gerencial e meritocrática, numa clara assunção de política de responsabilização. O discurso dos sujeitos entrevistados revela as influências da política governamental no cotidiano das escolas, sejam elas na importância dada ao IDEPE, e a determinadas áreas do conhecimento (Português e Matemática, via SAEPE), além do aumento de trabalhos burocráticos realizados pelos profissionais da escola. O estudo revelou também que a partir da implantação do IDEPE e do Bônus de Desempenho criou-se uma cultura de competição e atrelado a isso o rankiamento entre as escolas. Diante desse fato, professores e gestores passam a trabalhar em função do Bônus. Em suma, percebeu-se que essa “nova” política implementada no governo de Eduardo Campos proporcionou uma mudança discursiva nos padrões de ação educacional em Pernambuco, o que não significa afirmar que tal mudança contribuiu positivamente para a educação, principalmente no que se refere ao trabalho dos professores e dos gestores. |
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Melo, Danila Vieira deSantos, Ana Lúcia Félix dos2016-03-17T12:42:18Z2016-03-17T12:42:18Z2015-05-15https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16024ark:/64986/0013000005w8vO presente trabalho versa sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE), componente do Programa de Modernização da Gestão Pública – Metas para Educação (PMGP/ME) e parte da seguinte problematização: quais as influências do Programa de Modernização da Gestão Pública no que se refere à avaliação educacional e ao Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco nas escolas da rede estadual? Assim, a pesquisa tem como objetivo analisar o IDEPE, como componente da política de avaliação educacional de Pernambuco, e suas influências nas escolas da rede estadual. Especificamente buscou analisar o discurso presente no Programa de Modernização da Gestão Pública no que se refere à relação entre avaliação educacional e a qualidade da educação no estado de Pernambuco, e analisou, também, o discurso dos profissionais que atuam na escola acerca das implicações e das influências do IDEPE. Partiu-se do pressuposto que o IDEPE influencia o trabalho da escola como um todo, trabalho esse que está voltado para os resultados dos índices. A fim de dar conta dos objetivos traçados, foi realizada a análise dos documentos que tratam a respeito do IDEPE; além de entrevistas semiestruturadas realizadas com professores e gestores que atuam em seis municípios (Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno e São Lourenço da Mata) que fazem parte da Gerência Regional da Educação Metro Sul. Para o tratamento dos dados, essa pesquisa se baseou na proposta teórico-analítica de Fairclough (2001), a Análise de Discurso Textualmente Orientada (ADTO), a qual leva em consideração a análise textual, a prática discursiva e a prática social. No que se refere aos documentos, os dados apontaram que o discurso governamental defende que haja investimentos na educação com a finalidade de contribuir para o crescimento econômico de Pernambuco. Também colocam os professores e os gestores como responsáveis pelo sucesso ou fracasso no desempenho dos estudantes nas avaliações do Sistema de Avaliação de Educação Básica de Pernambuco (SAEPE), bem como inserem na escola a cultura gerencial e meritocrática, numa clara assunção de política de responsabilização. O discurso dos sujeitos entrevistados revela as influências da política governamental no cotidiano das escolas, sejam elas na importância dada ao IDEPE, e a determinadas áreas do conhecimento (Português e Matemática, via SAEPE), além do aumento de trabalhos burocráticos realizados pelos profissionais da escola. O estudo revelou também que a partir da implantação do IDEPE e do Bônus de Desempenho criou-se uma cultura de competição e atrelado a isso o rankiamento entre as escolas. Diante desse fato, professores e gestores passam a trabalhar em função do Bônus. Em suma, percebeu-se que essa “nova” política implementada no governo de Eduardo Campos proporcionou uma mudança discursiva nos padrões de ação educacional em Pernambuco, o que não significa afirmar que tal mudança contribuiu positivamente para a educação, principalmente no que se refere ao trabalho dos professores e dos gestores.This essay traverses about the Educational Development Index of Pernambuco (IDEPE), a component of the Program of Modernization of Public Management - Goal of Education (PMGP/ME) starts from the questioning: How can the Program of Modernization of Public Management influences, with educational evaluation and the Educational Development Index of Pernambuco, the state schools? Therefore, this search intends to analyse IDEPE, as a component of Policy of Educational Evaluation of Pernambuco and its influences on the state schools. Specifically, it searches to analyze the present speech in the Program of Modernization of Public Management referring to the relation between educational evaluation and the quality of education of Pernambuco state and, also, analized the speech of professionals that work at these schools about the implications and the influences of IDEPE. From the premise that IDEPE influences all activities at school, activities directed to index results. In order to get outline goals, an analysis of documents about IDEPE was done; besides semi-structured interviews with teachers and principals who work in six towns (Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno e São Lourenço da Mata) that are part of Regional Management of Education Metro Sul. For data handling, this search was based in the theoricanalytical purpose of Fairclough (2001), the Textually Oriented Discourse Analysis, which considers textual analysis, the discursive practice and social practice. About the documents, the information points to a governmental discourse that defends investments in education with functions of contributions to economical increase of Pernambuco. It also puts teachers and principals as responsible for the success or the failure in the performance of students' evaluations of the System of Evaluation of Basic Education of Pernambuco (SAEPE), as well as insert in the school the meritorious management culture, in a clear assumption of accountability politics. The speech of interviewed people reveals the influences of governmental policy in the daily routine schools, which gives importance to IDEPE, and determined areas of knowledge (Portuguese and Mathematics, via SAEPE), besides the increase of bureaucratic works made by professionals of schools. This study revealed that from the implement of IDEPE and the bonus of performances, a culture of competition was created with a rating among schools. On this fact, teachers and principals sarted to work in function of bonus. In short, it was realized this "new" policy implemented during the govern of Eduardo Campos provided a discursive change in the patterns of educational action in Pernambuco, this doesn't mean that asserts that such change contributed positively to education, specially in what refers to the teachers and principals' job.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAvaliação EducacionalÍndice de Desenvolvimento da Educação de PernambucoBônus de Desempenho EducacionalPernambucoEducational evaluationEducational Development Index of PernambucoBonus of Educational PerformancePernambucoQuando Vai Falar de IDEPE, Você Fala de Bônus” – As Influências do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE) Nas Escolas Estaduaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDanila 2.pdf.jpgDanila 2.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1234https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16024/5/Danila%202.pdf.jpgf8f75aea3cf6623bf1c0a97b5c064f9aMD55ORIGINALDanila 2.pdfDanila 2.pdfapplication/pdf993231https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16024/1/Danila%202.pdfc267b889f918ed1722b8b397934122f2MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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O presente trabalho versa sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE), componente do Programa de Modernização da Gestão Pública – Metas para Educação (PMGP/ME) e parte da seguinte problematização: quais as influências do Programa de Modernização da Gestão Pública no que se refere à avaliação educacional e ao Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco nas escolas da rede estadual? Assim, a pesquisa tem como objetivo analisar o IDEPE, como componente da política de avaliação educacional de Pernambuco, e suas influências nas escolas da rede estadual. Especificamente buscou analisar o discurso presente no Programa de Modernização da Gestão Pública no que se refere à relação entre avaliação educacional e a qualidade da educação no estado de Pernambuco, e analisou, também, o discurso dos profissionais que atuam na escola acerca das implicações e das influências do IDEPE. Partiu-se do pressuposto que o IDEPE influencia o trabalho da escola como um todo, trabalho esse que está voltado para os resultados dos índices. A fim de dar conta dos objetivos traçados, foi realizada a análise dos documentos que tratam a respeito do IDEPE; além de entrevistas semiestruturadas realizadas com professores e gestores que atuam em seis municípios (Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno e São Lourenço da Mata) que fazem parte da Gerência Regional da Educação Metro Sul. Para o tratamento dos dados, essa pesquisa se baseou na proposta teórico-analítica de Fairclough (2001), a Análise de Discurso Textualmente Orientada (ADTO), a qual leva em consideração a análise textual, a prática discursiva e a prática social. No que se refere aos documentos, os dados apontaram que o discurso governamental defende que haja investimentos na educação com a finalidade de contribuir para o crescimento econômico de Pernambuco. Também colocam os professores e os gestores como responsáveis pelo sucesso ou fracasso no desempenho dos estudantes nas avaliações do Sistema de Avaliação de Educação Básica de Pernambuco (SAEPE), bem como inserem na escola a cultura gerencial e meritocrática, numa clara assunção de política de responsabilização. O discurso dos sujeitos entrevistados revela as influências da política governamental no cotidiano das escolas, sejam elas na importância dada ao IDEPE, e a determinadas áreas do conhecimento (Português e Matemática, via SAEPE), além do aumento de trabalhos burocráticos realizados pelos profissionais da escola. O estudo revelou também que a partir da implantação do IDEPE e do Bônus de Desempenho criou-se uma cultura de competição e atrelado a isso o rankiamento entre as escolas. Diante desse fato, professores e gestores passam a trabalhar em função do Bônus. Em suma, percebeu-se que essa “nova” política implementada no governo de Eduardo Campos proporcionou uma mudança discursiva nos padrões de ação educacional em Pernambuco, o que não significa afirmar que tal mudança contribuiu positivamente para a educação, principalmente no que se refere ao trabalho dos professores e dos gestores. |
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