A construção das identidades dos homossexuais masculinos a partir do consumo das divas pop

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEAL, Wellthon Rafael Aguiar
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31844
Resumo: A presente dissertação investigou o processo de construção de identidades de homossexuais masculinos residentes da Região Metropolitana do Recife através do consumo de duas cantoras do cenário pop internacional: Beyoncé e Britney Spears. Foram realizadas entrevistas narrativas autobiográficas com integrantes de grupos de fãs (fandoms) das duas cantoras mencionadas a fim de analisar os processos de construção de subjetividades desses fãs e etnografias em espaços de sociabilidade dos fandoms. Foi percebida forte relação de veneração dessas divas que se assemelhavam com as práticas religiosas. Rituais individuais, divisão entre sagrado e profano, processo de conversão em um fã e situações de êxtase e incorporação foram percebidas e analisadas durante a pesquisa. Os resultados da pesquisa apontam duas questões centrais: a) a legitimação da concepção das cantoras como algo divino, através da adoração e utilização do consumo como uma prática próxima a religiosidade e b) a percepção de uma construção de uma identidade gay com o suporte da imagem e discurso apresentados pelas cantoras. Os processos de “saída do armário” e de empoderamento dos homens que consumiam as cantoras possuem relações imbricadas com as práticas de consumo, assim como a percepção das respectivas cantoras como uma fonte moral e consequentemente um modelo a ser seguido.
id UFPE_a45b09a6496fa8ab707394bae6390025
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/31844
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling LEAL, Wellthon Rafael Aguiarhttp://lattes.cnpq.br/1901792655663927http://lattes.cnpq.br/1079009723623586SANTOS, Gustavo Gomes da Costa2019-08-15T20:49:23Z2019-08-15T20:49:23Z2017-08-31https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31844A presente dissertação investigou o processo de construção de identidades de homossexuais masculinos residentes da Região Metropolitana do Recife através do consumo de duas cantoras do cenário pop internacional: Beyoncé e Britney Spears. Foram realizadas entrevistas narrativas autobiográficas com integrantes de grupos de fãs (fandoms) das duas cantoras mencionadas a fim de analisar os processos de construção de subjetividades desses fãs e etnografias em espaços de sociabilidade dos fandoms. Foi percebida forte relação de veneração dessas divas que se assemelhavam com as práticas religiosas. Rituais individuais, divisão entre sagrado e profano, processo de conversão em um fã e situações de êxtase e incorporação foram percebidas e analisadas durante a pesquisa. Os resultados da pesquisa apontam duas questões centrais: a) a legitimação da concepção das cantoras como algo divino, através da adoração e utilização do consumo como uma prática próxima a religiosidade e b) a percepção de uma construção de uma identidade gay com o suporte da imagem e discurso apresentados pelas cantoras. Os processos de “saída do armário” e de empoderamento dos homens que consumiam as cantoras possuem relações imbricadas com as práticas de consumo, assim como a percepção das respectivas cantoras como uma fonte moral e consequentemente um modelo a ser seguido.This dissertation has investigated the process of identity construction of gay men residents of Recife’s Metropolitan Area through a specific culture consumption, two international pop singers, Beyoncé and Britney Spears. The people interviewed were part of fandoms from the two singers already mentioned, considered by these fans as divas. Narrative and autobiographical interviews were conducted in order to identify elements of the culture identity of these fans, as well as ethnographies in social spaces of the fandoms.. It was identified a strong religious-like relationship between the fans and their divas, very similar to the most elementary religious practices Rituals, a strict division between the sacred and the profane, a conversion process into a fan, ecstasy situations and possessions characterize these religious-like practices. The research points out two central questions: a) a legitimized conception of the singers as someone divine, through the worship and utilization of consumption as a religious practice and b) the perception of a gay identity construction based in images and speeches presented by the singers. The process of “coming out of the closet” and of empowerment to gay men who consumed the singers present interconnections with the consuming practices, such as the perceptions of the respective singers as a moral source and, consequently, a role model.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em SociologiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSociologiaCultura homossexualHomossexuais masculinos – IdentidadeCantoras – Influência musicalMinorias sexuaisCultura popDivas popA construção das identidades dos homossexuais masculinos a partir do consumo das divas popinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Wellthon Rafael Aguiar Leal.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Wellthon Rafael Aguiar Leal.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1135https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31844/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Wellthon%20Rafael%20Aguiar%20Leal.pdf.jpg78358a2352d1d112e4780caf3de42551MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Wellthon Rafael Aguiar Leal.pdfDISSERTAÇÃO Wellthon Rafael Aguiar Leal.pdfapplication/pdf1176431https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31844/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Wellthon%20Rafael%20Aguiar%20Leal.pdf26d3173c1bb5f4c1eee2b1e7b6ff6ad6MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31844/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31844/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDISSERTAÇÃO Wellthon Rafael Aguiar Leal.pdf.txtDISSERTAÇÃO Wellthon Rafael Aguiar Leal.pdf.txtExtracted texttext/plain406886https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31844/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Wellthon%20Rafael%20Aguiar%20Leal.pdf.txtff6a6e1de80f9345b515b289c89c9c2bMD54123456789/318442019-10-25 09:01:02.557oai:repositorio.ufpe.br:123456789/31844TGljZW7Dp2EgZGUgRGlzdHJpYnVpw6fDo28gTsOjbyBFeGNsdXNpdmEKClRvZG8gZGVwb3NpdGFudGUgZGUgbWF0ZXJpYWwgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgKFJJKSBkZXZlIGNvbmNlZGVyLCDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBQZXJuYW1idWNvIChVRlBFKSwgdW1hIExpY2Vuw6dhIGRlIERpc3RyaWJ1acOnw6NvIE7Do28gRXhjbHVzaXZhIHBhcmEgbWFudGVyIGUgdG9ybmFyIGFjZXNzw612ZWlzIG9zIHNldXMgZG9jdW1lbnRvcywgZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsLCBuZXN0ZSByZXBvc2l0w7NyaW8uCgpDb20gYSBjb25jZXNzw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhIG7Do28gZXhjbHVzaXZhLCBvIGRlcG9zaXRhbnRlIG1hbnTDqW0gdG9kb3Mgb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IuCl9fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fXwoKTGljZW7Dp2EgZGUgRGlzdHJpYnVpw6fDo28gTsOjbyBFeGNsdXNpdmEKCkFvIGNvbmNvcmRhciBjb20gZXN0YSBsaWNlbsOnYSBlIGFjZWl0w6EtbGEsIHZvY8OqIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMpOgoKYSkgRGVjbGFyYSBxdWUgY29uaGVjZSBhIHBvbMOtdGljYSBkZSBjb3B5cmlnaHQgZGEgZWRpdG9yYSBkbyBzZXUgZG9jdW1lbnRvOwpiKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGUgYWNlaXRhIGFzIERpcmV0cml6ZXMgcGFyYSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGUEU7CmMpIENvbmNlZGUgw6AgVUZQRSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZGUgYXJxdWl2YXIsIHJlcHJvZHV6aXIsIGNvbnZlcnRlciAoY29tbyBkZWZpbmlkbyBhIHNlZ3VpciksIGNvbXVuaWNhciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIsIG5vIFJJLCBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vL2Fic3RyYWN0KSBlbSBmb3JtYXRvIGRpZ2l0YWwgb3UgcG9yIG91dHJvIG1laW87CmQpIERlY2xhcmEgcXVlIGF1dG9yaXphIGEgVUZQRSBhIGFycXVpdmFyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZXN0ZSBkb2N1bWVudG8gZSBjb252ZXJ0w6otbG8sIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gc2V1IGNvbnRlw7pkbywgcGFyYSBxdWFscXVlciBmb3JtYXRvIGRlIGZpY2hlaXJvLCBtZWlvIG91IHN1cG9ydGUsIHBhcmEgZWZlaXRvcyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBwcmVzZXJ2YcOnw6NvIChiYWNrdXApIGUgYWNlc3NvOwplKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBzdWJtZXRpZG8gw6kgbyBzZXUgdHJhYmFsaG8gb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBhIHRlcmNlaXJvcyBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2Ugb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgb3V0cmEgcGVzc29hIG91IGVudGlkYWRlOwpmKSBEZWNsYXJhIHF1ZSwgbm8gY2FzbyBkbyBkb2N1bWVudG8gc3VibWV0aWRvIGNvbnRlciBtYXRlcmlhbCBkbyBxdWFsIG7Do28gZGV0w6ltIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlCmF1dG9yLCBvYnRldmUgYSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gcmVzcGVjdGl2byBkZXRlbnRvciBkZXNzZXMgZGlyZWl0b3MgcGFyYSBjZWRlciDDoApVRlBFIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgTGljZW7Dp2EgZSBhdXRvcml6YXIgYSB1bml2ZXJzaWRhZGUgYSB1dGlsaXrDoS1sb3MgbGVnYWxtZW50ZS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGN1am9zIGRpcmVpdG9zIHPDo28gZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvIGRvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZTsKZykgU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVRlBFLMKgZGVjbGFyYSBxdWUgY3VtcHJpdSBxdWFpc3F1ZXIgb2JyaWdhw6fDtWVzIGV4aWdpZGFzIHBlbG8gcmVzcGVjdGl2byBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVGUEUgaWRlbnRpZmljYXLDoSBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBhdXRvciAoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBwYXJhIGFsw6ltIGRvIHByZXZpc3RvIG5hIGFsw61uZWEgYykuCg==Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T12:01:02Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção das identidades dos homossexuais masculinos a partir do consumo das divas pop
title A construção das identidades dos homossexuais masculinos a partir do consumo das divas pop
spellingShingle A construção das identidades dos homossexuais masculinos a partir do consumo das divas pop
LEAL, Wellthon Rafael Aguiar
Sociologia
Cultura homossexual
Homossexuais masculinos – Identidade
Cantoras – Influência musical
Minorias sexuais
Cultura pop
Divas pop
title_short A construção das identidades dos homossexuais masculinos a partir do consumo das divas pop
title_full A construção das identidades dos homossexuais masculinos a partir do consumo das divas pop
title_fullStr A construção das identidades dos homossexuais masculinos a partir do consumo das divas pop
title_full_unstemmed A construção das identidades dos homossexuais masculinos a partir do consumo das divas pop
title_sort A construção das identidades dos homossexuais masculinos a partir do consumo das divas pop
author LEAL, Wellthon Rafael Aguiar
author_facet LEAL, Wellthon Rafael Aguiar
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1901792655663927
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1079009723623586
dc.contributor.author.fl_str_mv LEAL, Wellthon Rafael Aguiar
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SANTOS, Gustavo Gomes da Costa
contributor_str_mv SANTOS, Gustavo Gomes da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia
Cultura homossexual
Homossexuais masculinos – Identidade
Cantoras – Influência musical
Minorias sexuais
Cultura pop
Divas pop
topic Sociologia
Cultura homossexual
Homossexuais masculinos – Identidade
Cantoras – Influência musical
Minorias sexuais
Cultura pop
Divas pop
description A presente dissertação investigou o processo de construção de identidades de homossexuais masculinos residentes da Região Metropolitana do Recife através do consumo de duas cantoras do cenário pop internacional: Beyoncé e Britney Spears. Foram realizadas entrevistas narrativas autobiográficas com integrantes de grupos de fãs (fandoms) das duas cantoras mencionadas a fim de analisar os processos de construção de subjetividades desses fãs e etnografias em espaços de sociabilidade dos fandoms. Foi percebida forte relação de veneração dessas divas que se assemelhavam com as práticas religiosas. Rituais individuais, divisão entre sagrado e profano, processo de conversão em um fã e situações de êxtase e incorporação foram percebidas e analisadas durante a pesquisa. Os resultados da pesquisa apontam duas questões centrais: a) a legitimação da concepção das cantoras como algo divino, através da adoração e utilização do consumo como uma prática próxima a religiosidade e b) a percepção de uma construção de uma identidade gay com o suporte da imagem e discurso apresentados pelas cantoras. Os processos de “saída do armário” e de empoderamento dos homens que consumiam as cantoras possuem relações imbricadas com as práticas de consumo, assim como a percepção das respectivas cantoras como uma fonte moral e consequentemente um modelo a ser seguido.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-15T20:49:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-15T20:49:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31844
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Sociologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31844/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Wellthon%20Rafael%20Aguiar%20Leal.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31844/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Wellthon%20Rafael%20Aguiar%20Leal.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31844/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31844/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31844/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Wellthon%20Rafael%20Aguiar%20Leal.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 78358a2352d1d112e4780caf3de42551
26d3173c1bb5f4c1eee2b1e7b6ff6ad6
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
ff6a6e1de80f9345b515b289c89c9c2b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310906073317376