Padrões de intenção no trabalho de Aloísio Magalhães : uma análise do processo de criação do símbolo do IV Centenário do Rio de Janeiro
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32976 |
Resumo: | Este trabalho se propõe a realizar uma investigação histórica e uma análise crítica dos acontecimentos ligados à celebração do IV Centenário o Rio de Janeiro, em 1965. Em especial, sobre o processo de criação do símbolo elaborado para evento, de autoria do designer pernambucano Aloísio Magalhães. O contexto social e político no qual a cidade estava imersa no período criou uma caixa de ressonância para a celebração, resultando em um momento catártico, onde o poder público, o setor privado, os agitadores culturais e a sociedade civil em geral compartilhou uma visão comum, sob o signo de 400 anos de história do Rio. A celebração, ampla e diversificada, teve como um dos pontos mais altos o símbolo criado por Aloísio Magalhães, que destacou-se das demais manifestações e constituiu em si um fenômeno próprio. A apropriação espontânea do símbolo por parte da população, de forma irrestrita e inesperada, marcou de maneira singular a celebração, tornando-o centro de amplas discussões na mídia impressa da cidade e em publicações internacionais sobre arte e design. Esses fatos em torno do símbolo dotam o mesmo de características particulares e distintas ligadas a apropriação popular, que instigam investigações e indagações sobre as causas que o determinaram. Para isso será utilizada a metodologia de análise proposta por Baxandall, onde observa-se um objeto histórico como uma solução apresentada por determinado autor histórico à problemas específicos enfrentados por ele durante a concepção de dada obra. Através da elaboração de uma cronologia a respeito dos fatos que envolvem e tangenciam a criação do símbolo, será investigado possíveis causas que o determinaram. Em adição, serão feitos paralelos entre o IV Centenário do Rio de Janeiro e as recentes premissas apresentadas pelo campo teórico do place brand. |
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LOPES FILHO, Celso Hartkopfhttp://lattes.cnpq.br/2472255042650264http://lattes.cnpq.br/9138096051015150ARRUDA, Amilton José Vieira de2019-09-16T21:24:04Z2019-09-16T21:24:04Z2018-01-19https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32976ark:/64986/001300000n5vtEste trabalho se propõe a realizar uma investigação histórica e uma análise crítica dos acontecimentos ligados à celebração do IV Centenário o Rio de Janeiro, em 1965. Em especial, sobre o processo de criação do símbolo elaborado para evento, de autoria do designer pernambucano Aloísio Magalhães. O contexto social e político no qual a cidade estava imersa no período criou uma caixa de ressonância para a celebração, resultando em um momento catártico, onde o poder público, o setor privado, os agitadores culturais e a sociedade civil em geral compartilhou uma visão comum, sob o signo de 400 anos de história do Rio. A celebração, ampla e diversificada, teve como um dos pontos mais altos o símbolo criado por Aloísio Magalhães, que destacou-se das demais manifestações e constituiu em si um fenômeno próprio. A apropriação espontânea do símbolo por parte da população, de forma irrestrita e inesperada, marcou de maneira singular a celebração, tornando-o centro de amplas discussões na mídia impressa da cidade e em publicações internacionais sobre arte e design. Esses fatos em torno do símbolo dotam o mesmo de características particulares e distintas ligadas a apropriação popular, que instigam investigações e indagações sobre as causas que o determinaram. Para isso será utilizada a metodologia de análise proposta por Baxandall, onde observa-se um objeto histórico como uma solução apresentada por determinado autor histórico à problemas específicos enfrentados por ele durante a concepção de dada obra. Através da elaboração de uma cronologia a respeito dos fatos que envolvem e tangenciam a criação do símbolo, será investigado possíveis causas que o determinaram. Em adição, serão feitos paralelos entre o IV Centenário do Rio de Janeiro e as recentes premissas apresentadas pelo campo teórico do place brand.CAPESThis work intends to carry out a historical investigation and a critical analysis of the events related to the celebration of the IV Centenary in Rio de Janeiro in 1965. In particular, on the process of creation of the symbol elaborated for event, authored by Aloísio Magalhães. The social and political context in which the city was immersed in the period created a sounding board for the celebration, resulting in a cathartic moment where public power, the private sector, cultural agitators and civil society in general shared a common vision , under the sign of 400 years of history of Rio. The celebration, broad and diversified, had as its highest point the symbol created by Aloísio Magalhães, who stood out from the other manifestations and constituted in him a phenomenon of his own. The spontaneous appropriation of the symbol by the population, unrestrictedly and unexpectedly, marked the celebration in a unique way, making it the center of extensive discussions in the city’s printed media and in international publications on art and design. These facts around the symbol endow the same with particular and distinct characteristics that instigate investigations and inquiries about the causes that determined it. For this, we will use the analysis methodology proposed by Baxandall, where a historical object is observed as a solution presented by a certain author to the specific problems he faced during his conception. Through the elaboration of a chronology regarding the facts that involve and tangentiate the creation of the symbol, will be investigated possible causes that determined it. In addition, there will be parallels between the IV Centenary of Rio de Janeiro and the recent issues regarding place brand.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAloísio MagalhãesIV Centenário do Rio de JaneiroBaxandallPlace brandPadrões de intenção no trabalho de Aloísio Magalhães : uma análise do processo de criação do símbolo do IV Centenário do Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Celso Hartkopf Lopes Filho.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Celso Hartkopf Lopes Filho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1215https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32976/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Celso%20Hartkopf%20Lopes%20Filho.pdf.jpgb41d88778cd7d79169b6d6ca0985e820MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Celso Hartkopf Lopes Filho.pdfDISSERTAÇÃO Celso Hartkopf Lopes Filho.pdfapplication/pdf15923017https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32976/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Celso%20Hartkopf%20Lopes%20Filho.pdf65df7435827e7545f8f4da76df19a865MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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