As mídias digitais e redes sociais nas estratégias de disseminação das ações da Fundação Joaquim Nabuco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
dARK ID: | ark:/64986/0013000010rkv |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29408 |
Resumo: | O presente estudo trata de investigações realizadas sobre a utilização das mídias digitais e redes sociais da Internet, nas estratégias de difusão das ações produzidas pela Assessoria de Comunicação Social da Fundação Joaquim Nabuco. Além da proposta supracitada, o trabalho abordou aspectos relacionados à importância e evolução da comunicação organizacional, comunicação interna e uso com segurança das mídias digitais e redes sociais, com o suporte de um manual de orientação e conduta ética. A relevância do estudo decorre em função da importância das mídias digitais e redes sociais como componentes estratégicos de difusão e interatividade com a sociedade. Para auxiliar a alcançar os objetivos do estudo e responder a pergunta do problema da pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três ex-coordenadores de comunicação social da Fundação Joaquim Nabuco, o coordenador de mídias da Ascom/Fundaj e o atual gestor da área de comunicação da Instituição. Para as amostras das entrevistas com os públicos interno e externo, foram aplicados questionários de entrevistas estruturadas, com servidores de todas as áreas do órgão e vários segmentos da sociedade, representando o público externo. A metodologia utilizada na presente pesquisa foi de estudos bibliográficos e documental. Os resultados do estudo atenderam nossos objetivos pré-formulados e legitimaram nossa hipótese, uma vez que os atores sociais pesquisados e entrevistados, apontaram para um melhor aproveitamento na difusão das ações da FUNDAJ/ASCOM através da utilização das mídias digitais e redes sociais. Com base no estudo realizado, sugerirmos a implantação de um plano de comunicação; criação de um site/portal institucional mais dinâmico e interativo; e elaboração de um manual de orientação, conduta e ética no uso das redes sociais. |
id |
UFPE_a80874935b01523f643264e72eeeb22d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/29408 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
SILVA, Edson Bezerra dahttp://lattes.cnpq.br/2604274612352251ANDRADE, Francisco Jatobá de2019-02-22T19:36:57Z2019-02-22T19:36:57Z2014-08-29https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29408ark:/64986/0013000010rkvO presente estudo trata de investigações realizadas sobre a utilização das mídias digitais e redes sociais da Internet, nas estratégias de difusão das ações produzidas pela Assessoria de Comunicação Social da Fundação Joaquim Nabuco. Além da proposta supracitada, o trabalho abordou aspectos relacionados à importância e evolução da comunicação organizacional, comunicação interna e uso com segurança das mídias digitais e redes sociais, com o suporte de um manual de orientação e conduta ética. A relevância do estudo decorre em função da importância das mídias digitais e redes sociais como componentes estratégicos de difusão e interatividade com a sociedade. Para auxiliar a alcançar os objetivos do estudo e responder a pergunta do problema da pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três ex-coordenadores de comunicação social da Fundação Joaquim Nabuco, o coordenador de mídias da Ascom/Fundaj e o atual gestor da área de comunicação da Instituição. Para as amostras das entrevistas com os públicos interno e externo, foram aplicados questionários de entrevistas estruturadas, com servidores de todas as áreas do órgão e vários segmentos da sociedade, representando o público externo. A metodologia utilizada na presente pesquisa foi de estudos bibliográficos e documental. Os resultados do estudo atenderam nossos objetivos pré-formulados e legitimaram nossa hipótese, uma vez que os atores sociais pesquisados e entrevistados, apontaram para um melhor aproveitamento na difusão das ações da FUNDAJ/ASCOM através da utilização das mídias digitais e redes sociais. Com base no estudo realizado, sugerirmos a implantação de um plano de comunicação; criação de um site/portal institucional mais dinâmico e interativo; e elaboração de um manual de orientação, conduta e ética no uso das redes sociais.The present study deals with investigations on the use of digital media and social networking sites at the strategies for dissemination of actions produced by the advice of Social Communication of Joaquim Nabuco Foundation. Beyond the above proposal, the work remarked issues related to the importance and evolution of organizational communication, internal communication and safe use of digital media and social networks, with the support of a guidance manual and ethical conduct. The relevance of the study derives at the function of the importance of digital media and social networks as strategic components of diffusion and interaction with society. To help achieve the objectives of the study and answer the question of the research problem, semi-structured interviews with three former media coordinator of Joaquim Nabuco Foundation and the current manager of the communication area of the institution were performed. For samples of interviews with internal and external audiences, questionnaires structured interviews with all areas of the body and various segments of society servers were applied, representing the general public. The methodology used in this research was bibliographical and documentary studies. The study results met our pre-formulated goals and legitimized our hypothesis, since social actors surveyed and interviewed pointed to a better use in dissemination activities of FUNDAJ / ASCOM through the use of digital media and social networks. Based on this study, we suggest the implementation of a communication plan; creating a website / more dynamic and interactive institutional portal; and prepare a guidance manual, and ethical conduct in the use of social networks.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do NordesteUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMídia digitalRedes sociaisComunicação na ação socialAs mídias digitais e redes sociais nas estratégias de disseminação das ações da Fundação Joaquim Nabucoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Edson Bezerra da Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Edson Bezerra da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1158https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29408/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Edson%20Bezerra%20da%20Silva.pdf.jpg0f5b17f50b7dad9b5470fca28d13ee47MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Edson Bezerra da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Edson Bezerra da Silva.pdfapplication/pdf1704457https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29408/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Edson%20Bezerra%20da%20Silva.pdf85268615d3e9674b7d930fb64b83cc02MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29408/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29408/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDISSERTAÇÃO Edson Bezerra da Silva.pdf.txtDISSERTAÇÃO Edson Bezerra da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain288993https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29408/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Edson%20Bezerra%20da%20Silva.pdf.txt48a21feae1100b62cdb1a891b5d06a39MD54123456789/294082019-10-25 08:10:55.964oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T11:10:55Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As mídias digitais e redes sociais nas estratégias de disseminação das ações da Fundação Joaquim Nabuco |
title |
As mídias digitais e redes sociais nas estratégias de disseminação das ações da Fundação Joaquim Nabuco |
spellingShingle |
As mídias digitais e redes sociais nas estratégias de disseminação das ações da Fundação Joaquim Nabuco SILVA, Edson Bezerra da Mídia digital Redes sociais Comunicação na ação social |
title_short |
As mídias digitais e redes sociais nas estratégias de disseminação das ações da Fundação Joaquim Nabuco |
title_full |
As mídias digitais e redes sociais nas estratégias de disseminação das ações da Fundação Joaquim Nabuco |
title_fullStr |
As mídias digitais e redes sociais nas estratégias de disseminação das ações da Fundação Joaquim Nabuco |
title_full_unstemmed |
As mídias digitais e redes sociais nas estratégias de disseminação das ações da Fundação Joaquim Nabuco |
title_sort |
As mídias digitais e redes sociais nas estratégias de disseminação das ações da Fundação Joaquim Nabuco |
author |
SILVA, Edson Bezerra da |
author_facet |
SILVA, Edson Bezerra da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2604274612352251 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Edson Bezerra da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
ANDRADE, Francisco Jatobá de |
contributor_str_mv |
ANDRADE, Francisco Jatobá de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídia digital Redes sociais Comunicação na ação social |
topic |
Mídia digital Redes sociais Comunicação na ação social |
description |
O presente estudo trata de investigações realizadas sobre a utilização das mídias digitais e redes sociais da Internet, nas estratégias de difusão das ações produzidas pela Assessoria de Comunicação Social da Fundação Joaquim Nabuco. Além da proposta supracitada, o trabalho abordou aspectos relacionados à importância e evolução da comunicação organizacional, comunicação interna e uso com segurança das mídias digitais e redes sociais, com o suporte de um manual de orientação e conduta ética. A relevância do estudo decorre em função da importância das mídias digitais e redes sociais como componentes estratégicos de difusão e interatividade com a sociedade. Para auxiliar a alcançar os objetivos do estudo e responder a pergunta do problema da pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três ex-coordenadores de comunicação social da Fundação Joaquim Nabuco, o coordenador de mídias da Ascom/Fundaj e o atual gestor da área de comunicação da Instituição. Para as amostras das entrevistas com os públicos interno e externo, foram aplicados questionários de entrevistas estruturadas, com servidores de todas as áreas do órgão e vários segmentos da sociedade, representando o público externo. A metodologia utilizada na presente pesquisa foi de estudos bibliográficos e documental. Os resultados do estudo atenderam nossos objetivos pré-formulados e legitimaram nossa hipótese, uma vez que os atores sociais pesquisados e entrevistados, apontaram para um melhor aproveitamento na difusão das ações da FUNDAJ/ASCOM através da utilização das mídias digitais e redes sociais. Com base no estudo realizado, sugerirmos a implantação de um plano de comunicação; criação de um site/portal institucional mais dinâmico e interativo; e elaboração de um manual de orientação, conduta e ética no uso das redes sociais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-08-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-02-22T19:36:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-02-22T19:36:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29408 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/64986/0013000010rkv |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29408 |
identifier_str_mv |
ark:/64986/0013000010rkv |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordeste |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29408/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Edson%20Bezerra%20da%20Silva.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29408/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Edson%20Bezerra%20da%20Silva.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29408/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29408/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29408/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Edson%20Bezerra%20da%20Silva.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0f5b17f50b7dad9b5470fca28d13ee47 85268615d3e9674b7d930fb64b83cc02 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08 48a21feae1100b62cdb1a891b5d06a39 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1815172965663244288 |