Estudantes cegos interpretando gráficos : relações entre aspectos visuais e conceituais e adequações para o ensino
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54184 |
Resumo: | O objetivo geral desta tese é analisar desafios e possibilidades para estudante(s) cego(s) estabelecer(em) relações entre aspectos visuais e conceituais na interpretação de gráficos na perspectiva do Letramento Estatístico. Em termos específicos busca-se: investigar desafios e possibilidades na adequação de gráficos estatísticos para o trabalho com alunos cegos a partir do contexto do Instituto Benjamin Constant (IBC); identificar e analisar tarefas envolvendo gráficos que favorecem o estabelecimento de relações entre aspectos visuais e conceituais na perspectiva do Letramento Estatístico em livros didáticos dos anos finais em tinta e adaptados; caracterizar o contexto educacional em relação ao atendimento das necessidades educacionais de um aluno cego; e analisar como o aluno cego estabelece relações entre aspectos visuais e conceituais ao trabalhar com gráficos na perspectiva do Letramento Estatístico. A pesquisa, de cunho qualitativo, iniciou com uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e mais quatro etapas, incluindo pesquisa documental e empírica, alinhadas aos objetivos específicos. A RSL evidenciou serem escassas teses e dissertações nacionais sobre o ensino e a aprendizagem de estatística para estudantes cegos. Em âmbito internacional destacam-se artigos que avaliam de forma técnica alguns recursos destinados à leitura e interpretação de gráficos por estudantes/pessoas cegas, mas sem enfatizar a importância dos contextos das atividades e questionamentos críticos. Na etapa 1 realizou-se entrevista semiestruturada com um professor do Instituto Benjamim Constant cujos resultados agregaram informações importantes para o trabalho com gráficos com estudantes cegos. Na etapa 2 realizou-se mapeamento e análise de tarefas sobre gráficos em coleções de livros didáticos dos anos finais, em tinta e adaptados em braille. Identificou-se, também, algumas tarefas sobre gráficos estatísticos para compor a entrevista com o estudante cego. Na escola campo de pesquisa, identificada na etapa 3, realizou-se os seguintes procedimentos metodológicos: análise do Projeto Político Pedagógico, entrevista semiestruturada com a gestora escolar, sondagem com a profissional da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e estabelecimento de contato inicial com o estudante cego e sua genitora. O estudante cego, chamado ficticiamente José, não domina o braille e não teve acesso à educação durante a pandemia (em 2020 e 2021). A sondagem com a profissional do AEE foi crucial para adaptar as tarefas tornando-as acessíveis para as intervenções realizadas com José. Por fim, na etapa 4 foi realizada entrevista semiestruturada com José, utilizando tarefas identificadas na etapa 2 devido ao potencial delas para o alcance dos objetivos propostos no estudo. A leitura e interpretação do gráfico por José se deu em função da sua compreensão, sobretudo, dos elementos do conhecimento (contexto, escala unitária e representação) e da linguagem envolvendo aspectos conceituais dos gráficos. As mediações da pesquisadora durante as intervenções foram fundamentais para mobilizar compreensões do estudante. Concluímos que para que o estudante cego estabelecesse relações entre aspectos visuais e conceituais a partir de gráficos, na perspectiva do Letramento Estatístico, foram necessárias adaptações e adequações que consideraram sua subjetividade, utilizando tarefas que possibilitaram articulações entre dimensões cognitivas e disposicionais e processos de mediação sistematizados. |
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SILVA, Mayra Darly dahttp://lattes.cnpq.br/2118895286676689http://lattes.cnpq.br/4514107834669536CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de2023-12-19T14:05:01Z2023-12-19T14:05:01Z2023-08-11SILVA, Mayra Darly da. Estudantes cegos interpretando gráficos: relações entre aspectos visuais e conceituais e adequações para o ensino. 2023. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54184ark:/64986/0013000007660O objetivo geral desta tese é analisar desafios e possibilidades para estudante(s) cego(s) estabelecer(em) relações entre aspectos visuais e conceituais na interpretação de gráficos na perspectiva do Letramento Estatístico. Em termos específicos busca-se: investigar desafios e possibilidades na adequação de gráficos estatísticos para o trabalho com alunos cegos a partir do contexto do Instituto Benjamin Constant (IBC); identificar e analisar tarefas envolvendo gráficos que favorecem o estabelecimento de relações entre aspectos visuais e conceituais na perspectiva do Letramento Estatístico em livros didáticos dos anos finais em tinta e adaptados; caracterizar o contexto educacional em relação ao atendimento das necessidades educacionais de um aluno cego; e analisar como o aluno cego estabelece relações entre aspectos visuais e conceituais ao trabalhar com gráficos na perspectiva do Letramento Estatístico. A pesquisa, de cunho qualitativo, iniciou com uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e mais quatro etapas, incluindo pesquisa documental e empírica, alinhadas aos objetivos específicos. A RSL evidenciou serem escassas teses e dissertações nacionais sobre o ensino e a aprendizagem de estatística para estudantes cegos. Em âmbito internacional destacam-se artigos que avaliam de forma técnica alguns recursos destinados à leitura e interpretação de gráficos por estudantes/pessoas cegas, mas sem enfatizar a importância dos contextos das atividades e questionamentos críticos. Na etapa 1 realizou-se entrevista semiestruturada com um professor do Instituto Benjamim Constant cujos resultados agregaram informações importantes para o trabalho com gráficos com estudantes cegos. Na etapa 2 realizou-se mapeamento e análise de tarefas sobre gráficos em coleções de livros didáticos dos anos finais, em tinta e adaptados em braille. Identificou-se, também, algumas tarefas sobre gráficos estatísticos para compor a entrevista com o estudante cego. 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Specifically, it seeks to investigate challenges and possibilities in adapting statistical graphs for blind students' use within the context of the Benjamin Constant Institute (IBC); to identify and to analyze tasks involving graphs that facilitate the establishment of relationships between visual and conceptual aspects in the perspective of Statistical Literacy in upper-grade textbooks in standard print and adapted Braille; to characterize the educational context in terms of meeting the educational needs of a blind student; and to analyze how the blind student establishes relationships between visual and conceptual aspects when working with graphs from the perspective of Statistical Literacy. This qualitative research began with a Systematic Literature Review (SLR) and four additional stages, including documental and empirical research, aligned with the specific objectives. The SLR revealed a scarcity of national doctorate and master’s researches on the teaching and learning of statistics for blind students. Internationally, some articles focus on technically evaluating resources for reading and interpreting graphs by blind students/people, but they do not emphasize the importance of the activity context and critical questions. In stage 1, a semi-structured interview was conducted with a teacher from the Benjamin Constant Institute, whose results provided essential information for working with graphs with blind students. In stage 2, tasks related to statistical graphs were mapped and analyzed in upper-grade textbook collections, both in standard print and Braille. A few tasks related to statistical graphs were also identified to be used in interviews with the blind student. In the research's field school, identified in stage 3, the following methodological procedures were carried out: analysis of the Pedagogical Political Project, semi-structured interview with the school's administrator, survey with the Specialized Educational Assistance (SEA) professional, and initial contact with the blind student and his mother. The blind student, referred to fictitiously as José, does not master Braille and did not have access to education during the pandemic (in 2020 and 2021). The survey with the SEA professional was crucial for adapting the tasks to make them accessible for the interventions conducted with José. Finally, in stage 4, a semi-structured interview was conducted with José using tasks identified in stage 2, due to their potential for achieving the study's objectives. José's reading and interpretation of the graph were based on his understanding of the elements of knowledge (context, unitary scale, and representation) and the language involving conceptual aspects of the graphs. The researcher's mediations during the interventions were essential for mobilizing the student's understanding. In conclusion, in order for the blind student to establish relationships between visual and conceptual aspects through graphs, from the perspective of Statistical Literacy, adaptations and adjustments that considered his subjectivity were necessary. This was achieved using tasks that allowed articulation between cognitive and dispositional dimensions and systematic mediation processes. Keywords: statistical literacy; graph interpretation; blind students.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCegos - EducaçãoPessoas com deficiência visualEducação MatemáticaEstudantes cegos interpretando gráficos : relações entre aspectos visuais e conceituais e adequações para o ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54184/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALTESE Mayra Darly da Silva.pdfTESE Mayra Darly da Silva.pdfapplication/pdf3566566https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54184/1/TESE%20Mayra%20Darly%20da%20Silva.pdf2f0c1db3fcad48e63e1f2f3079527c44MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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