Competitividade portuária e eficiência técnica: uma aplicação utilizando fronteiras de produção e regressão beta inflacionada
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11317 |
Resumo: | O objetivo geral desta tese é fornecer instrumentos de análise e comparação de competitividade e de eficiências técnicas aos gestores de portos e terminais públicos ou privados interessados em aumentar a qualidade de seus serviços. Para tal, este trabalho foi subdividido em três partes. A primeira procurou classificar 17 terminais brasileiros em diferentes grupos a partir de oito critérios de seleção, realizando-se uma análise de cluster hierarquizada que possibilitou a formação de 03 grupos distintos entre si. Feito isso, na segunda parte, partiu-se para a mensuração de escores de eficiências técnicas utilizando-se do método de envelopamento de dados (DEA) e da técnica free disposal hull (FDH) para também obter as metas e os principais benchmarks. Como principais resultados, ficou mostrado que o cais público do porto de Belém e os terminais Tecon e Tecondi do porto de Santos foram apontados como principais benchmarks. Na terceira parte, trabalhou-se com modelos de regressão beta inflacionadas em um para investigar o impacto de alguns fatores apontados como relevantes na mensuração da eficiência calculada anteriormente. As regressões estimadas tiveram um excelente ajuste com pseudo R2 superiores a 0,66 e foi observado que se faz relevante aumentar a movimentação de contêineres desde que de uma forma mais distribuída entre o norte e sul brasileiro, fazendo com que os portos do sul-sudeste não sejam os únicos a liderar o mercado neste segmento. Com uma distribuição geográfica mais equitativa deste tipo de carga, o incremento da taxa de consignação dos terminais do norte e nordeste sofreriam incrementos imediatos. Por fim, propõe-se estudar novas formas de diminuir as filas de navios a espera do seu atracamento, aumentando, assim, a competitividade brasileira com a redução do custo do frete marítimo. |
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