Uma metodologia para avaliação de integridade de dutos corroídos baseada em banco de dados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CABRAL, Marco Antônio Figueirôa da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49244
Resumo: Dutos são um dos meios mais seguros e econômicos para o transporte de grandes quantidades de óleo e gás, o que faz das dutovias de grande importância para a indústria. Corrosão está entre as principais causas de vazamentos em dutos. Dentre as formas de avaliação de integridade estão os métodos semi-empíricos, que possuem um baixo custo computacional mas tem resultados conservadores, os métodos numéricos, que fornecem resultados próximos aos experimentais mas possuem um alto custo, computacional e de mão-de-obra qualificada. Como uma opção a esses métodos existem os metamodelos, que oferecem um baixo custo de avaliação e resultados próximos aos obtidos experimentalmente. Um dos problemas encontrados para a criação de metamodelos é a escassez de dados de qualidade, como resultados de análises de elementos finitos e testes experimentais. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é o desenvolvimento de uma tecnologia de previsão de pressão de falha em dutos corroídos baseada em resultados de simulações numéricas armazenadas em um banco de dados. Foi definido um conjunto de modelos, com um defeito idealizado, simples, dimensões e curva do material. Foi utilizada análise de elementos finitos para avaliar os modelos e os resultados das análises, junto com os dados dos modelos, foram armazenados em um banco de dados. Tal banco pode ser acessado de maneira remota através de uma API. Esses dados podem ser utilizados para estimar a pressão de falha de novos modelos cujas dimensões estejam dentro do intervalo das variáveis de projeto. Os modelos de elementos finitos foram validados com resultados experimentais presentes na literatura. Os dados presentes no sistema foram utilizados para a geração de metamodelos e os resultados da predição da pressão de falha foram comparados com resultados obtidos através de análise de elementos finitos e métodos semi-empíricos. Além disso foram realizadas análises de confiabilidade, os resultados foram comparados com resultados obtidos através de normas e foi realizado um estudo da influência das variáveis de projeto para a determinação da pressão de falha. Os resultados obtidos através dos metamodelos são mais precisos do que os oriundos dos métodos semi-empíricos e menos custosos do que os obtidos através da simulação via elementos finitos.
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Dentre as formas de avaliação de integridade estão os métodos semi-empíricos, que possuem um baixo custo computacional mas tem resultados conservadores, os métodos numéricos, que fornecem resultados próximos aos experimentais mas possuem um alto custo, computacional e de mão-de-obra qualificada. Como uma opção a esses métodos existem os metamodelos, que oferecem um baixo custo de avaliação e resultados próximos aos obtidos experimentalmente. Um dos problemas encontrados para a criação de metamodelos é a escassez de dados de qualidade, como resultados de análises de elementos finitos e testes experimentais. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é o desenvolvimento de uma tecnologia de previsão de pressão de falha em dutos corroídos baseada em resultados de simulações numéricas armazenadas em um banco de dados. Foi definido um conjunto de modelos, com um defeito idealizado, simples, dimensões e curva do material. Foi utilizada análise de elementos finitos para avaliar os modelos e os resultados das análises, junto com os dados dos modelos, foram armazenados em um banco de dados. Tal banco pode ser acessado de maneira remota através de uma API. Esses dados podem ser utilizados para estimar a pressão de falha de novos modelos cujas dimensões estejam dentro do intervalo das variáveis de projeto. Os modelos de elementos finitos foram validados com resultados experimentais presentes na literatura. Os dados presentes no sistema foram utilizados para a geração de metamodelos e os resultados da predição da pressão de falha foram comparados com resultados obtidos através de análise de elementos finitos e métodos semi-empíricos. Além disso foram realizadas análises de confiabilidade, os resultados foram comparados com resultados obtidos através de normas e foi realizado um estudo da influência das variáveis de projeto para a determinação da pressão de falha. Os resultados obtidos através dos metamodelos são mais precisos do que os oriundos dos métodos semi-empíricos e menos custosos do que os obtidos através da simulação via elementos finitos.CAPESPipelines are one of the safest and cheapest means of transporting large amounts of oil and gas, making pipelines important to the industry. Corrosion is among the main causes of leaks in pipelines. This makes the structural integrity analysis of pipelines with corrosion defects of great importance for the industry. Among the forms of integrity evaluation are the semi-empirical methods, which have a low computational cost but have conservative results, and the numerical methods, which provide results close to the experimental ones but have a high computational and skilled labor cost. As an option to these methods, there are metamodels, which offer a low cost of evaluation and results close to those obtained experimentally. One problem in creating metamodels is the scarcity of quality data, such as finite element analysis results and experimental tests. In this context, the objective of this research is the development of a failure pressure prediction technology for corroded pipelines based on the results of numerical simulations stored in a database. A set of models was defined, with an idealized, simple, dimensions, and material curve. Finite element analysis was used to evaluate the models and the analysis results, along with model data, were stored in a database. Such a database can be accessed remotely through an API. These data can be used to estimate the failure pressure of new models that dimensions are within the range of design variables. The finite element models were validated with experimental results found in the literature. The data present in the system were used to generate metamodels and the failure pressure prediction results were compared with results obtained through finite element analysis and semi-empirical methods. Furthermore, reliability analyzes were carried out, the results were compared against results obtained through standards and a study was realized to determine the influence of design variables in the computation of failure pressure. The results obtained through metamodels are more precise than those derived from semi-empirical methods and less expensive than those using finite elements.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia civilDutos corroídosBanco de dados remotoAPIMetamodelosMétodo dos elementos finitosUma metodologia para avaliação de integridade de dutos corroídos baseada em banco de dadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Marco Antônio Figueirôa da Silva Cabral.pdfDISSERTAÇÃO Marco Antônio Figueirôa da Silva Cabral.pdfapplication/pdf1825994https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49244/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marco%20Ant%c3%b4nio%20Figueir%c3%b4a%20da%20Silva%20Cabral.pdfe003a0574ae19e027944b9e3050714a4MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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