Caracterização do índice de caminhabilidade para espaços urbanos
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36080 |
Resumo: | A Cartografia e os Sistemas de Informação Geográfica têm sido utilizados para análise da mobilidade em espaços urbanos, permitindo a criação de Banco de Dados Espaciais contendo informações sobre os elementos físicos e oferecem uma melhor percepção visual dos elementos através de mapas temáticos. Os índices de caminhabilidade vem sendo definidos como ferramentas de avaliação do ambiente construído, sob a ótica do pedestre, onde características muitas vezes subjetivas, são transformadas em dados objetivos, permitindo melhor entendimento da espacialização da qualidade do deslocamento a pé. Nesse contexto, a pesquisa propõe a utilização da tecnologia da geinformação com a Modelagem de Dados Espaciais para integrar os elementos físicos que interferem na caminhabilidade. A pesquisa utilizou a metodologia OMT-G - Object Modeling Technique para criação do modelo, a implementação física foi realizada no PostgreSQL/PostGIS e a espacialização das classes e atributos do Banco de Dados Espaciais foi realizada através da conexão do PostgreSQL/PostGIS com o programa livre QGIS. Com objetivo de avaliar a caminhabilidade através do índice de caminhabilidade (Icam) na área de estudo bairro das Graças, em Recife, primeiramente, os indicadores foram selecionados a partir dos atributos espaciais já definidos pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento - ITDP Brasil, bem como seus respectivos critérios de mensuração da caminhabilidade. Em seguida, foram consideradas características específicas do bairro das Graças. O índice proposto consiste de um conjunto de 6 categorias, compostas por 11 indicadores, buscou-se desenvolver uma metodologia de avaliação intuitiva. O índice desenvolvido foi utilizado para avaliar uma espacialidade composta de 101 segmentos e 23 travessias no Bairro. O uso do índice se mostrou eficiente para a avaliação da caminhabilidade na escala do Bairro, podendo ser utilizada para a análise de um segmento, rua ou quadra. A utilização do índice na análise de projetos de requalificação urbana também se mostrou útil na avaliação de propostas sob o olhar dos pedestres, possibilitando validar projetos, bem como propor possíveis correções de rumo. |
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MONTEIRO, Gabriela Dayse da Silvahttp://lattes.cnpq.br/7767011637909670http://lattes.cnpq.br/6563320576886201SÁ, Lucilene Antunes Correia Marques de2020-01-17T13:51:28Z2020-01-17T13:51:28Z2019-08-30MONTEIRO, Gabriela Dayse da Silva. Caracterização do índice de caminhabilidade para espaços urbanos. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36080ark:/64986/0013000002w4qA Cartografia e os Sistemas de Informação Geográfica têm sido utilizados para análise da mobilidade em espaços urbanos, permitindo a criação de Banco de Dados Espaciais contendo informações sobre os elementos físicos e oferecem uma melhor percepção visual dos elementos através de mapas temáticos. Os índices de caminhabilidade vem sendo definidos como ferramentas de avaliação do ambiente construído, sob a ótica do pedestre, onde características muitas vezes subjetivas, são transformadas em dados objetivos, permitindo melhor entendimento da espacialização da qualidade do deslocamento a pé. Nesse contexto, a pesquisa propõe a utilização da tecnologia da geinformação com a Modelagem de Dados Espaciais para integrar os elementos físicos que interferem na caminhabilidade. A pesquisa utilizou a metodologia OMT-G - Object Modeling Technique para criação do modelo, a implementação física foi realizada no PostgreSQL/PostGIS e a espacialização das classes e atributos do Banco de Dados Espaciais foi realizada através da conexão do PostgreSQL/PostGIS com o programa livre QGIS. Com objetivo de avaliar a caminhabilidade através do índice de caminhabilidade (Icam) na área de estudo bairro das Graças, em Recife, primeiramente, os indicadores foram selecionados a partir dos atributos espaciais já definidos pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento - ITDP Brasil, bem como seus respectivos critérios de mensuração da caminhabilidade. Em seguida, foram consideradas características específicas do bairro das Graças. O índice proposto consiste de um conjunto de 6 categorias, compostas por 11 indicadores, buscou-se desenvolver uma metodologia de avaliação intuitiva. O índice desenvolvido foi utilizado para avaliar uma espacialidade composta de 101 segmentos e 23 travessias no Bairro. O uso do índice se mostrou eficiente para a avaliação da caminhabilidade na escala do Bairro, podendo ser utilizada para a análise de um segmento, rua ou quadra. A utilização do índice na análise de projetos de requalificação urbana também se mostrou útil na avaliação de propostas sob o olhar dos pedestres, possibilitando validar projetos, bem como propor possíveis correções de rumo.Cartography and Geographic Information Systems have already been used for mobility analysis in urban spaces, allowing the creation of Spatial Databases Detailed information about chemical elements and a better visual perception of elements used in thematic maps. Walking indices have been used as environment assessment tools created from the pedestrian perspective, where they are often subjective, are transformed into objective data, allowing a better understanding of the quality of foot displacement. In this context, a research used the geinformation technology with Spatial Data Modeling to integrate the physical elements that interfere with walkability. One research used the OMT-G - Object Modeling Technique methodology for modeling, the physical implementation was performed in PostgreSQL / PostGIS and the spatialization of classes and attributes of the Spatial Database was performed after the activation of PostgreSQL / PostGIS with the free QGIS program. With the objective of evaluating the walkability through the walkability index (Icam) in the study area of the Thanksgiving district of Recife, the ears, the indicators were selected from the spatial attributes already used by the Institute of Transport and Transport Policy. Development - ITDP Brasil, as well as its walkability measurement requirements. Then the specific resources of the Thanksgiving neighborhood were selected. The proposed index consists of a set of 6 categories, consisting of 11 indicators, sought to develop an intuitive assessment methodology. The index developed was used to evaluate a spatiality composed of 101 segments and 23 crossings in the neighborhood. The use of the index proved to be efficient for assessing the walkability in the neighborhood scale and could be used to analyze a segment, street or block. The use of the urban requalification project analysis index can also be useful in pedestrian evaluation of proposals, allowing to validate projects as well as possible proportions of course corrections.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencias Geodesicas e Tecnologias da GeoinformacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessEngenharia CartográficaSistemas de geoinformaçãoModelagem de dados espaciaisCaminhabilidadePedestresCaracterização do índice de caminhabilidade para espaços urbanosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Gabriela Dayse da Silva Monteiro.pdfDISSERTAÇÃO Gabriela Dayse da Silva Monteiro.pdfapplication/pdf4677901https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36080/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Gabriela%20Dayse%20da%20Silva%20Monteiro.pdf2f9dab6ccd5ffe4e612376496605e415MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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