Pesquisa e prática pedagógica: discursos sobre a profissionalidade das estudantes/professoras em formação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARMO, Priscilla Maria Silva do
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000014594
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13282
Resumo: Esta pesquisa se insere no âmbito das discussões nacionais sobre as perspectivas curriculares em Instituições de Ensino Superior no estado de Pernambuco e se propõe a compreender como os discursos presentes no currículo pensado e vivido do curso de Pedagogia vêm contribuindo para a constituição da profissionalidade docente das estudantes/professoras em formação no agreste pernambucano. Apresentamos como objetivos específicos analisar a contribuição dos discursos presentes no currículo pensado através das ementas dos componentes curriculares do eixo de Pesquisa e Prática Pedagógica e no projeto do curso para a constituição da profissionalidade docente e identificar os sentidos atribuídos pelas estudantes/professoras em formação às contribuições dos componentes curriculares do eixo Pesquisa e Prática Pedagógica para a constituição de sua profissionalidade docente. O currículo pensado é entendido como o texto do projeto pedagógico curricular do curso de Pedagogia, bem como o texto das ementas dos componentes curriculares que compõem o eixo de Pesquisa e Prática Pedagógica. O currículo vivido é constituído pelos discursos de oito (08) estudantes/professoras em formação, com idade entre 25 a 34 anos, que exercem a profissão nos anos iniciais do ensino fundamental, no município de Caruaru. Enquanto procedimento teórico-metodológico, utilizamos a abordagem qualitativa dos dados, os quais foram coletados através do questionário sócio-profissional, da entrevista semiestruturada e da seleção dos documentos acima mencionados. Desta forma, uma vez que intencionamos compreender os sentidos atribuídos à contribuição da formação de professores para a constituição da profissionalidade docente e entendermos que o currículo está imerso numa diversidade de discursos, elegemos a análise do discurso de inspiração francesa para a análise dos dados coletados e nos aproximamos das categorias discurso, sujeito e sentido, dentro desta abordagem. Tomamos o conceito de Discurso na perspectiva de Orlandi (2010) que o considera como efeito de sentidos entre locutores, e ao trabalhar com a categoria Sentido, o consideramos a partir das variadas expressões dele mesmo, e não na sua literalidade, visto que o sentido é sempre uma palavra por outra, que emerge em relações metafóricas entre os sujeitos. A partir de Pêcheux (1990), o Sujeito se apresenta como histórico e capaz de atribuir sentidos ao que lhe cerca. Sendo assim, ressaltamos que o currículo apresenta-se como categoria central nesta pesquisa, seguido da profissionalidade docente que é discutida no universo da formação de professores. Estas discussões dialogam com as contribuições de Almeida (2001), Batista Neto e Santiago (2006), Roldão (2007), Cruz (2012), Sacristán (1999), Nóvoa (1999), dentre outros. Como resultados da pesquisa, foi possível identificar que os sentidos atribuídos à profissionalidade pelo currículo pensado estão ligados à dimensão coletiva e individual da mesma, à reflexão sobre a prática docente, aproximação do sujeito em formação do espaço de atuação profissional, e à investigação e problematização dos conhecimentos mobilizados no trabalho docente. No discurso do currículo vivido, emergiram sentidos que estão articulados ao lugar discursivo ocupado pelas estudantes/professoras: o início na carreira docente. Desta forma, a partir deste lugar de enunciação, são enunciados os sentidos de insegurança frente às situações da realidade escolar; conflito entre as realidades acadêmica e profissional e abertura para apreender os elementos que constituem a profissão. A pesquisa revelou que através de uma relação com a memória discursiva emergem sentidos que estão ligados ao discurso de formação de professores no período colonial; foi ainda possível perceber que existe um contínuo nestes discursos que incorrem em sentidos que são retomados a partir do lugar ocupado pelos sujeitos produtores de currículo, neste caso, as estudantes/professoras em formação. Desta forma, o currículo pensado e vivido para a formação de professores no contexto analisado compreende que esta formação deve acontecer considerando o diálogo entre a realidade posta nos cotidianos escolares e o espaço de formação acadêmica.
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Apresentamos como objetivos específicos analisar a contribuição dos discursos presentes no currículo pensado através das ementas dos componentes curriculares do eixo de Pesquisa e Prática Pedagógica e no projeto do curso para a constituição da profissionalidade docente e identificar os sentidos atribuídos pelas estudantes/professoras em formação às contribuições dos componentes curriculares do eixo Pesquisa e Prática Pedagógica para a constituição de sua profissionalidade docente. O currículo pensado é entendido como o texto do projeto pedagógico curricular do curso de Pedagogia, bem como o texto das ementas dos componentes curriculares que compõem o eixo de Pesquisa e Prática Pedagógica. O currículo vivido é constituído pelos discursos de oito (08) estudantes/professoras em formação, com idade entre 25 a 34 anos, que exercem a profissão nos anos iniciais do ensino fundamental, no município de Caruaru. Enquanto procedimento teórico-metodológico, utilizamos a abordagem qualitativa dos dados, os quais foram coletados através do questionário sócio-profissional, da entrevista semiestruturada e da seleção dos documentos acima mencionados. Desta forma, uma vez que intencionamos compreender os sentidos atribuídos à contribuição da formação de professores para a constituição da profissionalidade docente e entendermos que o currículo está imerso numa diversidade de discursos, elegemos a análise do discurso de inspiração francesa para a análise dos dados coletados e nos aproximamos das categorias discurso, sujeito e sentido, dentro desta abordagem. Tomamos o conceito de Discurso na perspectiva de Orlandi (2010) que o considera como efeito de sentidos entre locutores, e ao trabalhar com a categoria Sentido, o consideramos a partir das variadas expressões dele mesmo, e não na sua literalidade, visto que o sentido é sempre uma palavra por outra, que emerge em relações metafóricas entre os sujeitos. A partir de Pêcheux (1990), o Sujeito se apresenta como histórico e capaz de atribuir sentidos ao que lhe cerca. Sendo assim, ressaltamos que o currículo apresenta-se como categoria central nesta pesquisa, seguido da profissionalidade docente que é discutida no universo da formação de professores. Estas discussões dialogam com as contribuições de Almeida (2001), Batista Neto e Santiago (2006), Roldão (2007), Cruz (2012), Sacristán (1999), Nóvoa (1999), dentre outros. 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A pesquisa revelou que através de uma relação com a memória discursiva emergem sentidos que estão ligados ao discurso de formação de professores no período colonial; foi ainda possível perceber que existe um contínuo nestes discursos que incorrem em sentidos que são retomados a partir do lugar ocupado pelos sujeitos produtores de currículo, neste caso, as estudantes/professoras em formação. 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