“PRETO-VELHO, PAI JOÃO”: REPRESENTAÇÃO DA ESCRAVIDÃO NO ROMANCE ESPÍRITA SENZALA (1976)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SARAIVA, Deise Maria Albuquerque de Lima
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14938
Resumo: Esta dissertação tem por eixo a análise da representação da escravidão no romance espírita Senzala (1976), de autoria do escritor espírita Salvador Gentile. Enquanto produção discursiva, esse romance nos permite elucidar as imagens sobre a escravidão construídas pelo livro, entendidas como construções edificadas não apenas de acordo com uma visão do espiritismo sobre a escravidão negra no Brasil, mas também, como um discurso que se apropria de outras representações instituídas no âmbito da historiografia sobre a escravidão e de uma produção literária sobre o mesmo tema. Isso nos permitiu ponderar como o discurso de Senzala integra-se a uma rede discursiva sobre o tema. Nesse intuito, julgamos necessário assinalar a importância histórica da escrita na constituição do espiritismo de matriz francesa e sua ampliação no contexto da expansão do espiritismo no Brasil. No nível nacional, identificamos que os romances espíritas ganham vulto e se tornam importante instrumento conversional. Plurais quanto às temáticas privilegiadas, identificamos que o tema da escravidão é hoje recorrente em várias publicações. Nesse sentido, nos parece que Senzala inaugura o tema no âmbito dos romances espíritas. O que nos levou a centrar sobre ele a pesquisa em tela. Para tanto, procedemos à apreciação de suas condições de escrita e autoria, para então dar prosseguimento a uma análise de seu conteúdo discursivo. Nosso objetivo foi analisar os sentidos e significados sociais sobre a escravidão negra sugeridos pelo livro. Trata-se de um discurso que tem um papel religioso mas que não pode ser apartado de seu significado social, na medida em que os campos que compõe o social estão em constante interação. Do ponto de vista teórico, nos orientam as considerações de Roger Chartier a respeito da representação, prática e apropriação, bem como as noções de campo e habitus de Pierre Bourdieu e as considerações de Michel de Certeau sobre o lugar de escrita.
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Nesse intuito, julgamos necessário assinalar a importância histórica da escrita na constituição do espiritismo de matriz francesa e sua ampliação no contexto da expansão do espiritismo no Brasil. No nível nacional, identificamos que os romances espíritas ganham vulto e se tornam importante instrumento conversional. Plurais quanto às temáticas privilegiadas, identificamos que o tema da escravidão é hoje recorrente em várias publicações. Nesse sentido, nos parece que Senzala inaugura o tema no âmbito dos romances espíritas. O que nos levou a centrar sobre ele a pesquisa em tela. Para tanto, procedemos à apreciação de suas condições de escrita e autoria, para então dar prosseguimento a uma análise de seu conteúdo discursivo. Nosso objetivo foi analisar os sentidos e significados sociais sobre a escravidão negra sugeridos pelo livro. Trata-se de um discurso que tem um papel religioso mas que não pode ser apartado de seu significado social, na medida em que os campos que compõe o social estão em constante interação. Do ponto de vista teórico, nos orientam as considerações de Roger Chartier a respeito da representação, prática e apropriação, bem como as noções de campo e habitus de Pierre Bourdieu e as considerações de Michel de Certeau sobre o lugar de escrita.FACEPECette thèse est l'axe de l'analyse de la représentation de l'esclavage dans les romance spiritualistes Senzala (1976), rédigé par spiritualiste écrivain Salvador Gentile. Alors que la production discursive, ce roman nous permet d'élucider les images sur l'esclavage construit par le livre, entendu comme construites non seulement en conformité avec une vision du spiritisme sur l'esclavage des noirs au Brésil, mais aussi comme un discours qui approprie autres représentations introduit sous l'historiographie de l'esclavage et une production littéraire sur le même sujet. Cela nous a permis d'examiner comment les esclaves de la parole fait partie d'un discours de réseau sur le sujet. À cette fin, nous croyons qu'il est nécessaire de souligner l'importance historique de la rédaction de la constitution du siège spiritualisme français et son expansion dans le contexte de l'expansion du spiritisme au Brésil. Au niveau national, nous avons constaté que les spiritualistes romans gagnent forme et deviennent instrument conversional importante. Pluriel que les thèmes privilégiés, nous avons constaté que la question de l'esclavage est désormais récurrent dans diverses publications. En ce sens, il semble que Senzala inaugure le sujet dans les romans spirites. Ce qui nous conduit à se concentrer sur elle dans l'écran de recherche. Pour cela, nous procédons à l'examen de leurs conditions de l'écriture et de la paternité, et ensuite procéder à une analyse de son contenu discursif. Notre objectif était d'analyser les sens et les significations sociales de l'esclavage des noirs suggérées par le livre. Il est un discours qui a un rôle religieux, mais il ne peut pas être séparé de leur importance sociale, dans la mesure où les champs qui composent la vie sociale sont en constante interaction. D'un point de vue théorique, nous guider considérations de Roger Chartier sur la représentation, de la pratique et de la propriété ainsi que les notions de champ et habitus de Pierre Bourdieu et Michel de Certeau considérations sur la place de l'écriture.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEscravidãoRepresentaçãoRomance espírita.“PRETO-VELHO, PAI JOÃO”: REPRESENTAÇÃO DA ESCRAVIDÃO NO ROMANCE ESPÍRITA SENZALA (1976)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃODeiseMariaAlbuquerqueDeLimaSaraiva.pdf.jpgDISSERTAÇÃODeiseMariaAlbuquerqueDeLimaSaraiva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1252https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/14938/5/DISSERTA%c3%87%c3%83ODeiseMariaAlbuquerqueDeLimaSaraiva.pdf.jpg666cdb2289a04dcfed3c12300e7826c1MD55ORIGINALDISSERTAÇÃODeiseMariaAlbuquerqueDeLimaSaraiva.pdfDISSERTAÇÃODeiseMariaAlbuquerqueDeLimaSaraiva.pdfapplication/pdf1808163https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/14938/1/DISSERTA%c3%87%c3%83ODeiseMariaAlbuquerqueDeLimaSaraiva.pdf3c3d00994246a052f2b73a4850627009MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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