Uma avaliação via simulação computacional de protocolos de roteamento aplicados a redes veiculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AUTRAN NETO, Eracildo Albuquerque
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000b2wq
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30519
Resumo: Nos últimos anos, as grandes metrópoles têm enfrentado um enorme desafio para lidar com um problema que só vem crescendo de forma considerável: a dificuldade de deslocamento em virtude do crescimento do número de veículos em circulação. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN/PE), a quantidade de novos veículos emplacados no Estado teve um aumento de 28,1% no período entre 2012 e 2017, totalizando aproximadamente 3 milhões de veículos. Diante desse cenário, a busca por soluções que minimizem os transtornos de deslocamento nos centros urbanos tem se apresentado como um cenário desafiador. Uma área de pesquisa que tem se destacado nesse contexto se refere ao uso de redes veiculares para promover a integração dos veículos entre si e com uma infraestrutura de comunicação, no intuito de permitir a execução de diferentes tipos de aplicações que possam trazer mais conforto e segurança aos usuários de sistemas de transporte. Um dos aspectos relevantes para o desenvolvimento de um sistema de transporte inteligente (STI), é a escolha do protocolo de roteamento a ser adotado nas redes veiculares que compõem o STI. Dito isso, esta dissertação tem por objetivo apresentar uma avaliação de desempenho dos protocolos de roteamento Destination sequence distance vector (DSDV), Ad hoc on demand distance vector (AODV) e Dynamic source routing (DSR), em uma rede veicular de topologia ad hoc. Tais protocolos foram escolhidos por se tratarem de protocolos clássicos em VANET, além da continuidade de seus estudos serem de imenso valor para a comunidade científica. Os resultados mostraram que, apesar do desempenho dos protocolos ter relação direta com a densidade de veículos da região urbana considerada, o protocolo AODV apresentou desempenho superior aos demais no cenário mais denso da simulação. A análise realizada neste trabalho indica que o protocolo AODV tem um tempo de atraso na entrega de pacotes menor ao dos concorrentes DSDV e DSR e se apresenta como um forte candidato a ser utilizado em STI’s como parte de soluções de mobilidade no ambiente simulado.
id UFPE_abd56ab7e0690b53a011b072e9c25e98
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/30519
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling AUTRAN NETO, Eracildo Albuquerquehttp://lattes.cnpq.br/5575369455915517http://lattes.cnpq.br/8971986984647323CUNHA, Daniel Carvalho da2019-05-07T20:24:01Z2019-05-07T20:24:01Z2018-04-06https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30519ark:/64986/001300000b2wqNos últimos anos, as grandes metrópoles têm enfrentado um enorme desafio para lidar com um problema que só vem crescendo de forma considerável: a dificuldade de deslocamento em virtude do crescimento do número de veículos em circulação. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN/PE), a quantidade de novos veículos emplacados no Estado teve um aumento de 28,1% no período entre 2012 e 2017, totalizando aproximadamente 3 milhões de veículos. Diante desse cenário, a busca por soluções que minimizem os transtornos de deslocamento nos centros urbanos tem se apresentado como um cenário desafiador. Uma área de pesquisa que tem se destacado nesse contexto se refere ao uso de redes veiculares para promover a integração dos veículos entre si e com uma infraestrutura de comunicação, no intuito de permitir a execução de diferentes tipos de aplicações que possam trazer mais conforto e segurança aos usuários de sistemas de transporte. Um dos aspectos relevantes para o desenvolvimento de um sistema de transporte inteligente (STI), é a escolha do protocolo de roteamento a ser adotado nas redes veiculares que compõem o STI. Dito isso, esta dissertação tem por objetivo apresentar uma avaliação de desempenho dos protocolos de roteamento Destination sequence distance vector (DSDV), Ad hoc on demand distance vector (AODV) e Dynamic source routing (DSR), em uma rede veicular de topologia ad hoc. Tais protocolos foram escolhidos por se tratarem de protocolos clássicos em VANET, além da continuidade de seus estudos serem de imenso valor para a comunidade científica. Os resultados mostraram que, apesar do desempenho dos protocolos ter relação direta com a densidade de veículos da região urbana considerada, o protocolo AODV apresentou desempenho superior aos demais no cenário mais denso da simulação. A análise realizada neste trabalho indica que o protocolo AODV tem um tempo de atraso na entrega de pacotes menor ao dos concorrentes DSDV e DSR e se apresenta como um forte candidato a ser utilizado em STI’s como parte de soluções de mobilidade no ambiente simulado.In recent years, large metropolises have faced a huge challenge in dealing with a growing vehicle problem. According to the State Department of Transit of Pernambuco (DETRAN / PE), a number of new vehicles issued in the State had an increase of 28.1% in the period between 2012 and 2017, totalizing approximately 3 million vehicles. Given this scenario, the search for solutions that minimize displacement disorders in urban centers has presented itself as a challenge. A research area that has stood out in this context refers to the use of vehicular networks to promote the integration of the vehicles among themselves and with a communication infrastructure, in order to allow the execution of different types of applications that can bring more comfort and safety to the users of transport systems. One of the relevant aspects for the development of an intelligent transport system (ITS) is the choice of the routing protocol to be adopted in the vehicular networks that make up the ITS. The Destination Sequence Distance Vector (DSDV), Ad Hoc on Demand Distance Vector (AODV) and Dynamic Source Routing (DSR) in a vehicular network of ad hoc topology. These protocols were chosen because they are classic protocols in VANET, besides the continuity of their studies are of immense value to the scientific community. The results showed that, although the performance of the protocols had a direct relation with the density of vehicles of the urban region considered, the AODV protocol presented superior performance to the others in the denser scenario of the simulation. The analysis carried out in this work indicates that the AODV protocol has a shorter delay in the delivery of packets than the competitors DSDV and DSR and presents itself as a strong candidate to be used in STIs as part of mobility solutions in the simulated environment.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da ComputacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAvaliação de desempenhoRedes veicularesProtocolos de roteamentoUma avaliação via simulação computacional de protocolos de roteamento aplicados a redes veicularesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Eracildo Albuquerque Autran Neto.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Eracildo Albuquerque Autran Neto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1288https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30519/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Eracildo%20Albuquerque%20Autran%20Neto.pdf.jpg06b8079b8e901446df9fefa1ce8c97b9MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Eracildo Albuquerque Autran Neto.pdfDISSERTAÇÃO Eracildo Albuquerque Autran Neto.pdfapplication/pdf1871102https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30519/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Eracildo%20Albuquerque%20Autran%20Neto.pdfe37f314fb1d86540c515d8bc9fdac061MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30519/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30519/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDISSERTAÇÃO Eracildo Albuquerque Autran Neto.pdf.txtDISSERTAÇÃO Eracildo Albuquerque Autran Neto.pdf.txtExtracted texttext/plain93085https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30519/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Eracildo%20Albuquerque%20Autran%20Neto.pdf.txtc56fb278b489827855c75d8023589186MD54123456789/305192019-10-26 03:34:48.954oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T06:34:48Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma avaliação via simulação computacional de protocolos de roteamento aplicados a redes veiculares
title Uma avaliação via simulação computacional de protocolos de roteamento aplicados a redes veiculares
spellingShingle Uma avaliação via simulação computacional de protocolos de roteamento aplicados a redes veiculares
AUTRAN NETO, Eracildo Albuquerque
Avaliação de desempenho
Redes veiculares
Protocolos de roteamento
title_short Uma avaliação via simulação computacional de protocolos de roteamento aplicados a redes veiculares
title_full Uma avaliação via simulação computacional de protocolos de roteamento aplicados a redes veiculares
title_fullStr Uma avaliação via simulação computacional de protocolos de roteamento aplicados a redes veiculares
title_full_unstemmed Uma avaliação via simulação computacional de protocolos de roteamento aplicados a redes veiculares
title_sort Uma avaliação via simulação computacional de protocolos de roteamento aplicados a redes veiculares
author AUTRAN NETO, Eracildo Albuquerque
author_facet AUTRAN NETO, Eracildo Albuquerque
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5575369455915517
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8971986984647323
dc.contributor.author.fl_str_mv AUTRAN NETO, Eracildo Albuquerque
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CUNHA, Daniel Carvalho da
contributor_str_mv CUNHA, Daniel Carvalho da
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de desempenho
Redes veiculares
Protocolos de roteamento
topic Avaliação de desempenho
Redes veiculares
Protocolos de roteamento
description Nos últimos anos, as grandes metrópoles têm enfrentado um enorme desafio para lidar com um problema que só vem crescendo de forma considerável: a dificuldade de deslocamento em virtude do crescimento do número de veículos em circulação. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN/PE), a quantidade de novos veículos emplacados no Estado teve um aumento de 28,1% no período entre 2012 e 2017, totalizando aproximadamente 3 milhões de veículos. Diante desse cenário, a busca por soluções que minimizem os transtornos de deslocamento nos centros urbanos tem se apresentado como um cenário desafiador. Uma área de pesquisa que tem se destacado nesse contexto se refere ao uso de redes veiculares para promover a integração dos veículos entre si e com uma infraestrutura de comunicação, no intuito de permitir a execução de diferentes tipos de aplicações que possam trazer mais conforto e segurança aos usuários de sistemas de transporte. Um dos aspectos relevantes para o desenvolvimento de um sistema de transporte inteligente (STI), é a escolha do protocolo de roteamento a ser adotado nas redes veiculares que compõem o STI. Dito isso, esta dissertação tem por objetivo apresentar uma avaliação de desempenho dos protocolos de roteamento Destination sequence distance vector (DSDV), Ad hoc on demand distance vector (AODV) e Dynamic source routing (DSR), em uma rede veicular de topologia ad hoc. Tais protocolos foram escolhidos por se tratarem de protocolos clássicos em VANET, além da continuidade de seus estudos serem de imenso valor para a comunidade científica. Os resultados mostraram que, apesar do desempenho dos protocolos ter relação direta com a densidade de veículos da região urbana considerada, o protocolo AODV apresentou desempenho superior aos demais no cenário mais denso da simulação. A análise realizada neste trabalho indica que o protocolo AODV tem um tempo de atraso na entrega de pacotes menor ao dos concorrentes DSDV e DSR e se apresenta como um forte candidato a ser utilizado em STI’s como parte de soluções de mobilidade no ambiente simulado.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-04-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-07T20:24:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-07T20:24:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30519
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/001300000b2wq
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30519
identifier_str_mv ark:/64986/001300000b2wq
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30519/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Eracildo%20Albuquerque%20Autran%20Neto.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30519/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Eracildo%20Albuquerque%20Autran%20Neto.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30519/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30519/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30519/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Eracildo%20Albuquerque%20Autran%20Neto.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 06b8079b8e901446df9fefa1ce8c97b9
e37f314fb1d86540c515d8bc9fdac061
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
c56fb278b489827855c75d8023589186
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815172774833946624