Uma avaliação via simulação computacional de protocolos de roteamento aplicados a redes veiculares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
dARK ID: | ark:/64986/001300000b2wq |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30519 |
Resumo: | Nos últimos anos, as grandes metrópoles têm enfrentado um enorme desafio para lidar com um problema que só vem crescendo de forma considerável: a dificuldade de deslocamento em virtude do crescimento do número de veículos em circulação. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN/PE), a quantidade de novos veículos emplacados no Estado teve um aumento de 28,1% no período entre 2012 e 2017, totalizando aproximadamente 3 milhões de veículos. Diante desse cenário, a busca por soluções que minimizem os transtornos de deslocamento nos centros urbanos tem se apresentado como um cenário desafiador. Uma área de pesquisa que tem se destacado nesse contexto se refere ao uso de redes veiculares para promover a integração dos veículos entre si e com uma infraestrutura de comunicação, no intuito de permitir a execução de diferentes tipos de aplicações que possam trazer mais conforto e segurança aos usuários de sistemas de transporte. Um dos aspectos relevantes para o desenvolvimento de um sistema de transporte inteligente (STI), é a escolha do protocolo de roteamento a ser adotado nas redes veiculares que compõem o STI. Dito isso, esta dissertação tem por objetivo apresentar uma avaliação de desempenho dos protocolos de roteamento Destination sequence distance vector (DSDV), Ad hoc on demand distance vector (AODV) e Dynamic source routing (DSR), em uma rede veicular de topologia ad hoc. Tais protocolos foram escolhidos por se tratarem de protocolos clássicos em VANET, além da continuidade de seus estudos serem de imenso valor para a comunidade científica. Os resultados mostraram que, apesar do desempenho dos protocolos ter relação direta com a densidade de veículos da região urbana considerada, o protocolo AODV apresentou desempenho superior aos demais no cenário mais denso da simulação. A análise realizada neste trabalho indica que o protocolo AODV tem um tempo de atraso na entrega de pacotes menor ao dos concorrentes DSDV e DSR e se apresenta como um forte candidato a ser utilizado em STI’s como parte de soluções de mobilidade no ambiente simulado. |
id |
UFPE_abd56ab7e0690b53a011b072e9c25e98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/30519 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
AUTRAN NETO, Eracildo Albuquerquehttp://lattes.cnpq.br/5575369455915517http://lattes.cnpq.br/8971986984647323CUNHA, Daniel Carvalho da2019-05-07T20:24:01Z2019-05-07T20:24:01Z2018-04-06https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30519ark:/64986/001300000b2wqNos últimos anos, as grandes metrópoles têm enfrentado um enorme desafio para lidar com um problema que só vem crescendo de forma considerável: a dificuldade de deslocamento em virtude do crescimento do número de veículos em circulação. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN/PE), a quantidade de novos veículos emplacados no Estado teve um aumento de 28,1% no período entre 2012 e 2017, totalizando aproximadamente 3 milhões de veículos. Diante desse cenário, a busca por soluções que minimizem os transtornos de deslocamento nos centros urbanos tem se apresentado como um cenário desafiador. Uma área de pesquisa que tem se destacado nesse contexto se refere ao uso de redes veiculares para promover a integração dos veículos entre si e com uma infraestrutura de comunicação, no intuito de permitir a execução de diferentes tipos de aplicações que possam trazer mais conforto e segurança aos usuários de sistemas de transporte. Um dos aspectos relevantes para o desenvolvimento de um sistema de transporte inteligente (STI), é a escolha do protocolo de roteamento a ser adotado nas redes veiculares que compõem o STI. Dito isso, esta dissertação tem por objetivo apresentar uma avaliação de desempenho dos protocolos de roteamento Destination sequence distance vector (DSDV), Ad hoc on demand distance vector (AODV) e Dynamic source routing (DSR), em uma rede veicular de topologia ad hoc. Tais protocolos foram escolhidos por se tratarem de protocolos clássicos em VANET, além da continuidade de seus estudos serem de imenso valor para a comunidade científica. Os resultados mostraram que, apesar do desempenho dos protocolos ter relação direta com a densidade de veículos da região urbana considerada, o protocolo AODV apresentou desempenho superior aos demais no cenário mais denso da simulação. A análise realizada neste trabalho indica que o protocolo AODV tem um tempo de atraso na entrega de pacotes menor ao dos concorrentes DSDV e DSR e se apresenta como um forte candidato a ser utilizado em STI’s como parte de soluções de mobilidade no ambiente simulado.In recent years, large metropolises have faced a huge challenge in dealing with a growing vehicle problem. According to the State Department of Transit of Pernambuco (DETRAN / PE), a number of new vehicles issued in the State had an increase of 28.1% in the period between 2012 and 2017, totalizing approximately 3 million vehicles. Given this scenario, the search for solutions that minimize displacement disorders in urban centers has presented itself as a challenge. A research area that has stood out in this context refers to the use of vehicular networks to promote the integration of the vehicles among themselves and with a communication infrastructure, in order to allow the execution of different types of applications that can bring more comfort and safety to the users of transport systems. One of the relevant aspects for the development of an intelligent transport system (ITS) is the choice of the routing protocol to be adopted in the vehicular networks that make up the ITS. The Destination Sequence Distance Vector (DSDV), Ad Hoc on Demand Distance Vector (AODV) and Dynamic Source Routing (DSR) in a vehicular network of ad hoc topology. These protocols were chosen because they are classic protocols in VANET, besides the continuity of their studies are of immense value to the scientific community. The results showed that, although the performance of the protocols had a direct relation with the density of vehicles of the urban region considered, the AODV protocol presented superior performance to the others in the denser scenario of the simulation. The analysis carried out in this work indicates that the AODV protocol has a shorter delay in the delivery of packets than the competitors DSDV and DSR and presents itself as a strong candidate to be used in STIs as part of mobility solutions in the simulated environment.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da ComputacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAvaliação de desempenhoRedes veicularesProtocolos de roteamentoUma avaliação via simulação computacional de protocolos de roteamento aplicados a redes veicularesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Eracildo Albuquerque Autran Neto.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Eracildo Albuquerque Autran Neto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1288https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30519/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Eracildo%20Albuquerque%20Autran%20Neto.pdf.jpg06b8079b8e901446df9fefa1ce8c97b9MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Eracildo Albuquerque Autran Neto.pdfDISSERTAÇÃO Eracildo Albuquerque Autran Neto.pdfapplication/pdf1871102https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30519/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Eracildo%20Albuquerque%20Autran%20Neto.pdfe37f314fb1d86540c515d8bc9fdac061MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30519/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30519/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDISSERTAÇÃO Eracildo Albuquerque Autran Neto.pdf.txtDISSERTAÇÃO Eracildo Albuquerque Autran Neto.pdf.txtExtracted texttext/plain93085https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30519/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Eracildo%20Albuquerque%20Autran%20Neto.pdf.txtc56fb278b489827855c75d8023589186MD54123456789/305192019-10-26 03:34:48.954oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T06:34:48Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma avaliação via simulação computacional de protocolos de roteamento aplicados a redes veiculares |
title |
Uma avaliação via simulação computacional de protocolos de roteamento aplicados a redes veiculares |
spellingShingle |
Uma avaliação via simulação computacional de protocolos de roteamento aplicados a redes veiculares AUTRAN NETO, Eracildo Albuquerque Avaliação de desempenho Redes veiculares Protocolos de roteamento |
title_short |
Uma avaliação via simulação computacional de protocolos de roteamento aplicados a redes veiculares |
title_full |
Uma avaliação via simulação computacional de protocolos de roteamento aplicados a redes veiculares |
title_fullStr |
Uma avaliação via simulação computacional de protocolos de roteamento aplicados a redes veiculares |
title_full_unstemmed |
Uma avaliação via simulação computacional de protocolos de roteamento aplicados a redes veiculares |
title_sort |
Uma avaliação via simulação computacional de protocolos de roteamento aplicados a redes veiculares |
author |
AUTRAN NETO, Eracildo Albuquerque |
author_facet |
AUTRAN NETO, Eracildo Albuquerque |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5575369455915517 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8971986984647323 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
AUTRAN NETO, Eracildo Albuquerque |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
CUNHA, Daniel Carvalho da |
contributor_str_mv |
CUNHA, Daniel Carvalho da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação de desempenho Redes veiculares Protocolos de roteamento |
topic |
Avaliação de desempenho Redes veiculares Protocolos de roteamento |
description |
Nos últimos anos, as grandes metrópoles têm enfrentado um enorme desafio para lidar com um problema que só vem crescendo de forma considerável: a dificuldade de deslocamento em virtude do crescimento do número de veículos em circulação. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN/PE), a quantidade de novos veículos emplacados no Estado teve um aumento de 28,1% no período entre 2012 e 2017, totalizando aproximadamente 3 milhões de veículos. Diante desse cenário, a busca por soluções que minimizem os transtornos de deslocamento nos centros urbanos tem se apresentado como um cenário desafiador. Uma área de pesquisa que tem se destacado nesse contexto se refere ao uso de redes veiculares para promover a integração dos veículos entre si e com uma infraestrutura de comunicação, no intuito de permitir a execução de diferentes tipos de aplicações que possam trazer mais conforto e segurança aos usuários de sistemas de transporte. Um dos aspectos relevantes para o desenvolvimento de um sistema de transporte inteligente (STI), é a escolha do protocolo de roteamento a ser adotado nas redes veiculares que compõem o STI. Dito isso, esta dissertação tem por objetivo apresentar uma avaliação de desempenho dos protocolos de roteamento Destination sequence distance vector (DSDV), Ad hoc on demand distance vector (AODV) e Dynamic source routing (DSR), em uma rede veicular de topologia ad hoc. Tais protocolos foram escolhidos por se tratarem de protocolos clássicos em VANET, além da continuidade de seus estudos serem de imenso valor para a comunidade científica. Os resultados mostraram que, apesar do desempenho dos protocolos ter relação direta com a densidade de veículos da região urbana considerada, o protocolo AODV apresentou desempenho superior aos demais no cenário mais denso da simulação. A análise realizada neste trabalho indica que o protocolo AODV tem um tempo de atraso na entrega de pacotes menor ao dos concorrentes DSDV e DSR e se apresenta como um forte candidato a ser utilizado em STI’s como parte de soluções de mobilidade no ambiente simulado. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-04-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-07T20:24:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-05-07T20:24:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30519 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/64986/001300000b2wq |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30519 |
identifier_str_mv |
ark:/64986/001300000b2wq |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30519/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Eracildo%20Albuquerque%20Autran%20Neto.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30519/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Eracildo%20Albuquerque%20Autran%20Neto.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30519/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30519/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30519/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Eracildo%20Albuquerque%20Autran%20Neto.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
06b8079b8e901446df9fefa1ce8c97b9 e37f314fb1d86540c515d8bc9fdac061 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08 c56fb278b489827855c75d8023589186 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1815172774833946624 |