Sentidos sobre a escola produzidos pelas professoras do programa de educação integral dos anos iniciais do ensino fundamental da cidade de Caruaru/PE
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55973 |
Resumo: | Esta pesquisa discute os sentidos de escola construídos pelas professoras de uma escola em tempo integral dos anos iniciais do Programa de Educação Integral da cidade de Caruaru/PE. Para tanto, nos questionamos, quais são os sentidos de escola construídos pelas professoras a partir da experiência com a Escola de Tempo Integral do Programa de Educação Integral voltado aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da cidade de Caruaru/PE? Desse modo, objetivamos compreender o que pensam sobre a escola os docentes do Programa de Educação Integral dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da cidade em questão. Para o alcance do nosso problema de pesquisa, elencamos os objetivos específicos: (1) problematizar o modelo pedagógico e de gestão do Programa de Educação Integral adotado pela cidade de Caruaru/PE, Escola da Escolha; (2) conhecer os sentidos de escola a partir das experiências dos docentes no contexto do Programa de Educação Integral; (3) analisar os sentidos de escola construídos pelas docentes a partir da experiência com a escola de tempo integral. Como base para as nossas reflexões, discutimos a relação do Programa com a perspectiva neoliberal da educação e a política de parcerias público-privadas, com o aporte teórico dos autores/as Araújo (2020), Laval (2019), Rossi, Lumertz e Pires (2017); Quanto a educação integral e tempo integral, dialogamos com Pestana (2014), Gadotti (2009), Cavaliere (2002; 2014), Fank e Hutner (2013), entre outros; ainda, refletimos sobre a Escola a partir dos autores Masschelein e Simons (2021a) e (2021b), Kennedy e Kohan (2014) e Biesta (2018). Quanto a abordagem metodológica, optamos pela pesquisa documental e colaborativa, esta última, tendo como base teórica Gasparotto e Menegassi (2016) e André (2010). Para a construção dos dados utilizamos observação, diário de campo, conversas informais, questionário e entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos da pesquisa são 13 professoras entre referência e especialistas dos anos iniciais. Através da construção dos dados, compreendemos que o Programa de Educação Integral do ICE, embora apresente em seu modelo pedagógico e de gestão princípios que se interligam a educação integral, tem representado um movimento de empresários que majoritariamente demonstram interesses na escola pública e que podem se revestir de discursos de uma educação integral e em tempo integral para reproduzir na escola interesses de cunho neoliberal. Apesar de algumas professoras entrevistadas demonstrarem entender a escola a partir do sentido neoliberal, produtivista, houve também professoras que apontaram sentidos de escola construídos a partir de relações com o tempo escolar que fragilizam, de certo modo, com a lógica produtivista, considerando a escola como espaço de aprendizagem, partilha, convivência e escuta para com os estudantes, atribuindo por meio de suas possibilidades no dia a dia escolar, uma qualidade ao tempo. Desse modo, a figura das professoras se apresenta como possibilidades de resistência e (trans)formação de sujeitos sociais. |
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SANTOS, Samanta Gabriely Alves doshttp://lattes.cnpq.br/3836797884875715http://lattes.cnpq.br/1756289961986779GUARANÁ, Carla Patrícia Acioli Lins2024-04-17T14:07:52Z2024-04-17T14:07:52Z2023-10-31SANTOS, Samanta Gabriely Alves dos. Sentidos sobre a escola produzidos pelas professoras do programa de educação integral dos anos iniciais do ensino fundamental da cidade de Caruaru/PE. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55973Esta pesquisa discute os sentidos de escola construídos pelas professoras de uma escola em tempo integral dos anos iniciais do Programa de Educação Integral da cidade de Caruaru/PE. Para tanto, nos questionamos, quais são os sentidos de escola construídos pelas professoras a partir da experiência com a Escola de Tempo Integral do Programa de Educação Integral voltado aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da cidade de Caruaru/PE? Desse modo, objetivamos compreender o que pensam sobre a escola os docentes do Programa de Educação Integral dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da cidade em questão. Para o alcance do nosso problema de pesquisa, elencamos os objetivos específicos: (1) problematizar o modelo pedagógico e de gestão do Programa de Educação Integral adotado pela cidade de Caruaru/PE, Escola da Escolha; (2) conhecer os sentidos de escola a partir das experiências dos docentes no contexto do Programa de Educação Integral; (3) analisar os sentidos de escola construídos pelas docentes a partir da experiência com a escola de tempo integral. Como base para as nossas reflexões, discutimos a relação do Programa com a perspectiva neoliberal da educação e a política de parcerias público-privadas, com o aporte teórico dos autores/as Araújo (2020), Laval (2019), Rossi, Lumertz e Pires (2017); Quanto a educação integral e tempo integral, dialogamos com Pestana (2014), Gadotti (2009), Cavaliere (2002; 2014), Fank e Hutner (2013), entre outros; ainda, refletimos sobre a Escola a partir dos autores Masschelein e Simons (2021a) e (2021b), Kennedy e Kohan (2014) e Biesta (2018). Quanto a abordagem metodológica, optamos pela pesquisa documental e colaborativa, esta última, tendo como base teórica Gasparotto e Menegassi (2016) e André (2010). Para a construção dos dados utilizamos observação, diário de campo, conversas informais, questionário e entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos da pesquisa são 13 professoras entre referência e especialistas dos anos iniciais. 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Desse modo, a figura das professoras se apresenta como possibilidades de resistência e (trans)formação de sujeitos sociais.CAPESThis research discusses the meanings of school constructed by teachers at a full-time school in the early years of education of the Full-time Education Program in the city of Caruaru/PE. Therefore, we question what are the meanings of school constructed by teachers based on their experience with the Full-Time School of the Full-time Education Program aimed at the Early Years of Elementary Education in the city of Caruaru/PE? Thus, our objective is to understand what teachers of the Full-time Education Program for the Early Years of Elementary Education in this city think about school. To achieve our research problem, we have outlined specific objectives: (1) to problematize the pedagogical and management model of the Full-time Education Program adopted by the city of Caruaru/PE, the "Escola da Escolha"; (2) to understand the meanings of school based on the experiences of teachers in the context of the Full-time Education Program; (3) to analyze the meanings of school constructed by teachers based on their experience with the full-time school. As a basis for our reflections, we discuss the Program's relationship with the neoliberal perspective of education and the policy of public- private partnerships, with theoretical support from authors Araújo (2020), Laval (2019), Rossi, Lumertz, and Pires (2017); Regarding full-time and full-time education, we engage with Pestana (2014), Gadotti (2009), Cavaliere (2002; 2014), Fank and Hutner (2013), among others; Furthermore, we reflect on the school based on authors Masschelein and Simons (2021a) and (2021b), Kennedy and Kohan (2014), and Biesta (2018). Regarding the methodological approach, we opted for documentary and collaborative research, the latter based on the theoretical framework of Gasparotto and Menegassi (2016) and André (2010). For data construction, we used observation, field diary, informal conversations, questionnaire, and semi- structured interviews. The research subjects are 13(thirteen) teachers including reference teachers and specialist teachers from the early years of basic education. Through data construction, we understand that the Full-time Education Program of the ICE (The Institute of Co-Responsibility for Education), although it presents in its pedagogical and management model principles that are interconnected with integral education, has represented a movement of entrepreneurs who predominantly demonstrate interests in public schools and who may adopt discourses of full and full-time education to reproduce neoliberal interests in schools. Although some interviewed teachers demonstrate understanding the school from a neoliberal, productivity-oriented perspective, there were also teachers who pointed out meanings of school constructed based on relationships with school time that, to some extent, break with the productivity logic, considering the school as a space for learning, sharing, coexistence, and listening to students, attributing through their possibilities in daily school life, a quality to time. Thus, the figure of the teachers presents itself as possibilities for resistance and (trans)formation of social subjects.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAAUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação integralSentido (Psicologia)Estudo e ensino (Ensino Fundamental)Educação integral - ProgramasSentidos sobre a escola produzidos pelas professoras do programa de educação integral dos anos iniciais do ensino fundamental da cidade de Caruaru/PEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Samanta Gabriely Alves dos Santos.pdfDISSERTAÇÃO Samanta Gabriely Alves dos Santos.pdfapplication/pdf1169117https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55973/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Samanta%20Gabriely%20Alves%20dos%20Santos.pdf5734d75862877c37d047ab6252cf9f9aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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