Entre continuidades e rupturas : uma análise discursiva da figura da princesa no filme Valente
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44741 |
Resumo: | Os contos de fadas fazem parte de uma longa tradição de histórias apresentadas para crianças. Provavelmente, todos tivemos contato com tais histórias em algum momento de nossa vida, seja por meio de livros ou pelos filmes que ganharam as telas do mundo. Partindo dessa suposição, perguntamo-nos se, após tantos anos, as histórias mudaram. Ou se seriam ainda histórias sobre princesas indefesas e heróis valentes. Nosso questionamento toma forma através dos chamados filmes de princesas da Disney, uma franquia bilionária que segue firme por décadas, expandido seu portifólio a cada ano. A partir disso, buscamos compreender se existe uma (res)significação da figura da princesa nos filmes da franquia, através da análise do filme Valente, de 2012. Nesse filme, somos apresentados a Merida, uma jovem princesa que não aceita as implicações que seu cargo da realeza e sua mãe impõem. Assim, ao tentar buscar um feitiço que mude as opiniões da rainha, a jovem a transforma em urso. Buscamos compreender, especialmente, a representação da figura da mulher nessa história: como, após tantos anos, a figura feminina se transformou e passou a ser representada nas histórias? Seria a mulher a princesa indefesa que sempre precisa ser salva, ou seria ela uma heroína que assume seu destino? Acreditamos que a figura da mulher nos contos de fadas aborda cada vez mais os ideais da nossa sociedade atual, incorporando os direitos das mulheres e sua autonomia, suprimindo a necessidade de um príncipe salvador. Estaríamos, então, presenciando o começo de uma nova geração de princesas? Partindo desses questionamentos, nosso trabalho objetivou analisar o discurso das figuras femininas do filme, ou seja, da princesa Merida e da rainha Elinor, de modo a entender em qual/quais formações discursivas as personagens inscrevem seus discursos e que posição sujeito ocupam. Junto a isso, trabalhamos as especificidades do audiovisual, analisando como a composição fílmica funciona na imbricação de materialidades significantes, e como se dá a tecedura e tessitura do discurso, buscando, assim, compreender se existe uma ruptura com a figura da princesa clássica nesse discurso do filme Valente. Para dar conta de tal objetivo, usamos da teoria da Análise do Discurso, que pensa o sujeito em sua relação com a história e a língua. Trabalhando com noções como sujeito, identificação e formações imaginárias, Tecedura e Tessitura, analisamos o discurso das personagens, pensando na materialidade singular do mundo cinematográfico e suas implicações. No que se refere ao percurso metodológico, seguimos um processo de recorte, criação de arquivo e seleção de sequências discursivas, as quais se encontram presentes nas análises e nos anexos. Como resultados, pudemos notar que, no discurso de Merida, outros discursos ecoam, sendo através deles que pautas sociais encontram lugar em seu dizer, fazendo com que a figura da mulher e sua autonomia sejam expressadas, tornando desnecessária a figura do príncipe. Entretanto, por mais que traga novos elementos, não podemos dizer que exista uma ruptura nesse discurso. O que notamos é a presença de um desejo de ruptura e uma contraidentificação de Merida com a posição de princesa que ocupa. |
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BARBOSA, Carlos Eduardo de Freitashttp://lattes.cnpq.br/6466378681069024http://lattes.cnpq.br/1732335820166339GRIGOLETTO, Evandra2022-06-14T14:43:56Z2022-06-14T14:43:56Z2021-05-04BARBOSA, Carlos Eduardo de Freitas. Entre continuidades e rupturas: uma análise discursiva da figura da princesa no filme Valente. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44741Os contos de fadas fazem parte de uma longa tradição de histórias apresentadas para crianças. Provavelmente, todos tivemos contato com tais histórias em algum momento de nossa vida, seja por meio de livros ou pelos filmes que ganharam as telas do mundo. Partindo dessa suposição, perguntamo-nos se, após tantos anos, as histórias mudaram. Ou se seriam ainda histórias sobre princesas indefesas e heróis valentes. Nosso questionamento toma forma através dos chamados filmes de princesas da Disney, uma franquia bilionária que segue firme por décadas, expandido seu portifólio a cada ano. A partir disso, buscamos compreender se existe uma (res)significação da figura da princesa nos filmes da franquia, através da análise do filme Valente, de 2012. Nesse filme, somos apresentados a Merida, uma jovem princesa que não aceita as implicações que seu cargo da realeza e sua mãe impõem. Assim, ao tentar buscar um feitiço que mude as opiniões da rainha, a jovem a transforma em urso. Buscamos compreender, especialmente, a representação da figura da mulher nessa história: como, após tantos anos, a figura feminina se transformou e passou a ser representada nas histórias? Seria a mulher a princesa indefesa que sempre precisa ser salva, ou seria ela uma heroína que assume seu destino? Acreditamos que a figura da mulher nos contos de fadas aborda cada vez mais os ideais da nossa sociedade atual, incorporando os direitos das mulheres e sua autonomia, suprimindo a necessidade de um príncipe salvador. Estaríamos, então, presenciando o começo de uma nova geração de princesas? Partindo desses questionamentos, nosso trabalho objetivou analisar o discurso das figuras femininas do filme, ou seja, da princesa Merida e da rainha Elinor, de modo a entender em qual/quais formações discursivas as personagens inscrevem seus discursos e que posição sujeito ocupam. Junto a isso, trabalhamos as especificidades do audiovisual, analisando como a composição fílmica funciona na imbricação de materialidades significantes, e como se dá a tecedura e tessitura do discurso, buscando, assim, compreender se existe uma ruptura com a figura da princesa clássica nesse discurso do filme Valente. Para dar conta de tal objetivo, usamos da teoria da Análise do Discurso, que pensa o sujeito em sua relação com a história e a língua. Trabalhando com noções como sujeito, identificação e formações imaginárias, Tecedura e Tessitura, analisamos o discurso das personagens, pensando na materialidade singular do mundo cinematográfico e suas implicações. No que se refere ao percurso metodológico, seguimos um processo de recorte, criação de arquivo e seleção de sequências discursivas, as quais se encontram presentes nas análises e nos anexos. Como resultados, pudemos notar que, no discurso de Merida, outros discursos ecoam, sendo através deles que pautas sociais encontram lugar em seu dizer, fazendo com que a figura da mulher e sua autonomia sejam expressadas, tornando desnecessária a figura do príncipe. Entretanto, por mais que traga novos elementos, não podemos dizer que exista uma ruptura nesse discurso. O que notamos é a presença de um desejo de ruptura e uma contraidentificação de Merida com a posição de princesa que ocupa.CNPqFairy tales are part of a long tradition of children stories. Probably, we all had some sort of contact with such stories at some point, either through books or the films shown in screens around the world. Based on this assumption, we wonder if, after so many years, the stories have changed? Or if they were still stories about helpless princesses and brave heroes? Our questioning takes shape through the Disney princess’s films, a billionaire franchise that exists for decades, expanding its portfolio every year. In this way, we seek to understand if there’s a (re)signification of the princess’s figure franchise films, through which we analyze the movie Brave, from 2012. In the film, we meet Merida, a young princess who doesn’t accept the obligations imposed by her royal position and her mother. So, when trying to seek a spell that changes the queen’s opinions, the princess transformer her into a bear. We seek to especially understand the representation of the woman’s figure in this story: how, after so many years, the female figure has been transformed and started to be represented in the stories? Would the woman be the helpless princess in need of saving, or would she be a heroine controlling her destiny? We believe that woman’s figure in fairy tales increasingly addresses the ideals of our current society, incorporating the woman’s rights and autonomy, thus suppressing the need for a savior prince. Would we then be witnessing the beginning of a new generation of princesses? Based on these questions, our work aimed to analyze the discourse of the female figures in the film, that is, Princess Merida and Queen Elinor, in order to understand in which discursive formations the characters inscribe their discourses, and what subject position they occupy. Next to that, we worked on the specifics of the audiovisual, analyzing how the filmic composition works in the overlapping of significant materialities, and how it works the discourse weaving and tessitura, thus seeking to understand if there’s a rupture with the figure of the classical princess in Brave’s discourse. To achieve this goal, we use the theory of Discourse Analysis, which thinks the subject in its relationship with history and language. Working with notions such as subject, identification and imaginary formations, weaving and tessitura, we analyzed the discourse of the characters, thinking about the materiality single of the cinematographic world and its implications. Regarding the methodological process, we followed a process of clipping, file creation, and selection of discursive sequences, which are present in the analyzes and annexes. As a result, we notice that, in Merida's discourse, other discourses echo, being through them that social guidelines find a place in her discourse, making the woman’s figure and autonomy heard, with the prince figure being unnecessary. However, as much as it brings new elements, we cannot say that there’s a rupture in this discourse. What we notice is the presence of a desire for rupture and a counter-identification of Merida with the position of princess that she occupies.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDiscursoContraidentificaçãoSujeitoHeroínaContos de fadasEntre continuidades e rupturas : uma análise discursiva da figura da princesa no filme Valenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Carlos Eduardo de Freitas Barbosa.pdfDISSERTAÇÃO Carlos Eduardo de Freitas Barbosa.pdfapplication/pdf7317621https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44741/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Carlos%20Eduardo%20de%20Freitas%20Barbosa.pdf31a0022029521b95c2c6d9a7f1e92bdeMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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