Metodologia de design aplicada à concepção de jogos digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Camargo Credidio, Diego
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000010n2s
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3415
Resumo: Não faz muito tempo desde a criação dos jogos digitais, mas só agora observamos uma evolução no seu processo de desenvolvimento e no reconhecimento de que é uma mídia tão importante quanto outras já mais maduras como o cinema, por exemplo. Há tempos os jogos digitais deixaram de ser considerados produtos de crianças e a sua abrangência de mercado criou um interesse cada vez maior não só no publico consumidor como também dentro das academias. Uma das razões desse crescente interesse da comunidade acadêmica é o fato de os jogos digitais ainda estarem se consolidando como uma nova mídia, e por isso possuem perguntas a serem respondidas e lacunas a serem preenchidas. Esta pesquisa visa contribuir com uma melhor compreensão de como um jogo pode ser concebido, quais técnicas podemos adotar para ter um produto com maiores chances de se tornar um sucesso de mercado. Esse estudo objetiva dar o mesmo enfoque ao jogo como o que é dado a um produto de design, e por isso, precisa ser desenvolvido dentro de um processo bem definido, analisado e avaliado ao longo de sua concepção. Ao final do trabalho apresenta-se uma lista de técnicas que podem ser aplicadas na etapa de concepção de um jogo para que os requisitos iniciais de projeto sejam satisfeitos ao final do seu desenvolvimento
id UFPE_b0e8bb0372a167f90292fc1b845a5f04
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/3415
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling de Camargo Credidio, DiegoMenezes Marques das Neves, André 2014-06-12T16:30:52Z2014-06-12T16:30:52Z2007de Camargo Credidio, Diego; Menezes Marques das Neves, André. Metodologia de design aplicada à concepção de jogos digitais. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3415ark:/64986/0013000010n2sNão faz muito tempo desde a criação dos jogos digitais, mas só agora observamos uma evolução no seu processo de desenvolvimento e no reconhecimento de que é uma mídia tão importante quanto outras já mais maduras como o cinema, por exemplo. Há tempos os jogos digitais deixaram de ser considerados produtos de crianças e a sua abrangência de mercado criou um interesse cada vez maior não só no publico consumidor como também dentro das academias. Uma das razões desse crescente interesse da comunidade acadêmica é o fato de os jogos digitais ainda estarem se consolidando como uma nova mídia, e por isso possuem perguntas a serem respondidas e lacunas a serem preenchidas. Esta pesquisa visa contribuir com uma melhor compreensão de como um jogo pode ser concebido, quais técnicas podemos adotar para ter um produto com maiores chances de se tornar um sucesso de mercado. Esse estudo objetiva dar o mesmo enfoque ao jogo como o que é dado a um produto de design, e por isso, precisa ser desenvolvido dentro de um processo bem definido, analisado e avaliado ao longo de sua concepção. Ao final do trabalho apresenta-se uma lista de técnicas que podem ser aplicadas na etapa de concepção de um jogo para que os requisitos iniciais de projeto sejam satisfeitos ao final do seu desenvolvimentoporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessJogosMetodologiaDesignProcessoMetodologia de design aplicada à concepção de jogos digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo4382_1.pdf.jpgarquivo4382_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1263https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3415/4/arquivo4382_1.pdf.jpg4ebd0a9ace6f3135bd568fd9b68ac2ffMD54ORIGINALarquivo4382_1.pdfapplication/pdf2831634https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3415/1/arquivo4382_1.pdf7bbfe072afd38c9e19ac71833db8c00eMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3415/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo4382_1.pdf.txtarquivo4382_1.pdf.txtExtracted texttext/plain154391https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3415/3/arquivo4382_1.pdf.txt4f04ae4d629fbbda88e99177db54f792MD53123456789/34152019-10-25 03:01:34.424oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T06:01:34Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Metodologia de design aplicada à concepção de jogos digitais
title Metodologia de design aplicada à concepção de jogos digitais
spellingShingle Metodologia de design aplicada à concepção de jogos digitais
de Camargo Credidio, Diego
Jogos
Metodologia
Design
Processo
title_short Metodologia de design aplicada à concepção de jogos digitais
title_full Metodologia de design aplicada à concepção de jogos digitais
title_fullStr Metodologia de design aplicada à concepção de jogos digitais
title_full_unstemmed Metodologia de design aplicada à concepção de jogos digitais
title_sort Metodologia de design aplicada à concepção de jogos digitais
author de Camargo Credidio, Diego
author_facet de Camargo Credidio, Diego
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Camargo Credidio, Diego
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Menezes Marques das Neves, André
contributor_str_mv Menezes Marques das Neves, André
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Metodologia
Design
Processo
topic Jogos
Metodologia
Design
Processo
description Não faz muito tempo desde a criação dos jogos digitais, mas só agora observamos uma evolução no seu processo de desenvolvimento e no reconhecimento de que é uma mídia tão importante quanto outras já mais maduras como o cinema, por exemplo. Há tempos os jogos digitais deixaram de ser considerados produtos de crianças e a sua abrangência de mercado criou um interesse cada vez maior não só no publico consumidor como também dentro das academias. Uma das razões desse crescente interesse da comunidade acadêmica é o fato de os jogos digitais ainda estarem se consolidando como uma nova mídia, e por isso possuem perguntas a serem respondidas e lacunas a serem preenchidas. Esta pesquisa visa contribuir com uma melhor compreensão de como um jogo pode ser concebido, quais técnicas podemos adotar para ter um produto com maiores chances de se tornar um sucesso de mercado. Esse estudo objetiva dar o mesmo enfoque ao jogo como o que é dado a um produto de design, e por isso, precisa ser desenvolvido dentro de um processo bem definido, analisado e avaliado ao longo de sua concepção. Ao final do trabalho apresenta-se uma lista de técnicas que podem ser aplicadas na etapa de concepção de um jogo para que os requisitos iniciais de projeto sejam satisfeitos ao final do seu desenvolvimento
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-12T16:30:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-12T16:30:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv de Camargo Credidio, Diego; Menezes Marques das Neves, André. Metodologia de design aplicada à concepção de jogos digitais. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3415
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/0013000010n2s
identifier_str_mv de Camargo Credidio, Diego; Menezes Marques das Neves, André. Metodologia de design aplicada à concepção de jogos digitais. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
ark:/64986/0013000010n2s
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3415/4/arquivo4382_1.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3415/1/arquivo4382_1.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3415/2/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3415/3/arquivo4382_1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4ebd0a9ace6f3135bd568fd9b68ac2ff
7bbfe072afd38c9e19ac71833db8c00e
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
4f04ae4d629fbbda88e99177db54f792
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815172964525539328