A Cadeia de Valor no design autoral: um estudo de caso sobre a moda na cidade do Recife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AGRA, Ana Carolina Monteiro Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39669
Resumo: Diante da dinâmica do mercado de moda e das mudanças nos padrões de consumo, tem se destacado o crescente interesse por peças de vestuário que funcionem não apenas como reproduções de tendências, mas enalteçam a ideia de personalidade e exclusividade. Nesse contexto, o nicho conhecido como “moda autoral” ganha cada vez maior parcela de mercado, uma vez que os produtos ofertados sob este selo carregam um valor agregado associado a criações únicas, pressupostamente com fabricação e consumo mais conscientes. Tal fenômeno se mostra relevante para o estudo sobre como vários fatores da Cadeia de Valor proposta por Porter (1985) podem interferir na composição da identidade de marcas e produtos de moda, assim gerar recognição por parte dos consumidores e aumentar a parcela de mercado das empresas. A atual pesquisa busca, portanto, mapear e analisar como a composição dessa cadeia contribui para a diferenciação de uma marca de moda-vestuário. Para tanto, foi realizado um estudo de caso junto a uma marca de moda, identificada como autoral e reconhecida dessa forma pelo público, da cidade do Recife, servindo como parâmetro para entender a cultura da produção local e suas potencialidades. Com caráter qualitativo e tendo como ferramenta de pesquisa o estudo de caso único foram realizados questionários e entrevistas com a fundadora e gestora da empresa, resultando em tabelas, fluxogramas e quadros com informações acerca da criação, produção e venda das roupas. Os valores da marca foram observadas não só nas peças criadas, produzidas e comercializadas, mas também em cada nicho de produção, no cuidado com as pessoas que trabalham na empresa e valorizando o feito a mão.
id UFPE_b0eca18a22147c996a549ea798f840ff
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/39669
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling AGRA, Ana Carolina Monteiro Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/5383987709798054http://lattes.cnpq.br/2292931009490444CAVALCANTI, Virgínia Pereira2021-04-10T17:07:32Z2021-04-10T17:07:32Z2019-02-13AGRA, Ana Carolina Monteiro Gonçalves. A Cadeia de Valor no design autoral: um estudo de caso sobre a moda na cidade do Recife. 2019. Dissertação (Mestrado em Design)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39669Diante da dinâmica do mercado de moda e das mudanças nos padrões de consumo, tem se destacado o crescente interesse por peças de vestuário que funcionem não apenas como reproduções de tendências, mas enalteçam a ideia de personalidade e exclusividade. Nesse contexto, o nicho conhecido como “moda autoral” ganha cada vez maior parcela de mercado, uma vez que os produtos ofertados sob este selo carregam um valor agregado associado a criações únicas, pressupostamente com fabricação e consumo mais conscientes. Tal fenômeno se mostra relevante para o estudo sobre como vários fatores da Cadeia de Valor proposta por Porter (1985) podem interferir na composição da identidade de marcas e produtos de moda, assim gerar recognição por parte dos consumidores e aumentar a parcela de mercado das empresas. A atual pesquisa busca, portanto, mapear e analisar como a composição dessa cadeia contribui para a diferenciação de uma marca de moda-vestuário. Para tanto, foi realizado um estudo de caso junto a uma marca de moda, identificada como autoral e reconhecida dessa forma pelo público, da cidade do Recife, servindo como parâmetro para entender a cultura da produção local e suas potencialidades. Com caráter qualitativo e tendo como ferramenta de pesquisa o estudo de caso único foram realizados questionários e entrevistas com a fundadora e gestora da empresa, resultando em tabelas, fluxogramas e quadros com informações acerca da criação, produção e venda das roupas. Os valores da marca foram observadas não só nas peças criadas, produzidas e comercializadas, mas também em cada nicho de produção, no cuidado com as pessoas que trabalham na empresa e valorizando o feito a mão.CAPESIn the face of the dynamics of the fashion market and changes in consumption patterns, the growing interest in garments that work not only as reproductions of trends, but highlight the idea of personality and exclusivity. In this context, the niche known as "authorial fashion" gains an increasing share of the market, since the products offered under this seal carry an added value associated with unique creations, with more conscious manufacturing and consumption. This phenomenon is relevant for the study about how various factors of the Value Chain proposed by Porter (1985) can interfere in the composition of the identity of brands and fashion products, thus generating consumer recognition and increasing the market share of companies The current research therefore seeks to map and analyze how the composition of this chain contributes to the differentiation of a fashion-clothing brand. For this, a case study was carried out with a fashion brand, identified as authorial and recognized in this way by the public, of the city of Recife, serving as a parameter to understand the culture of local production and its potentialities. With a qualitative character and having as a research tool the single case study were conducted questionnaires and interviews with the founder and manager of the company, resulting in tables, flowcharts and tables with information about the creation, production and sale of clothes. The values of the brand were observed not only in the pieces created, produced and marketed, but also in each niche of production, in the care with the people who work in the company and valuing the handmade.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDesignModa AutoralCadeia de ValorA Cadeia de Valor no design autoral: um estudo de caso sobre a moda na cidade do Recifeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Ana Carolina Monteiro Gonçalves Agra.pdfDISSERTAÇÃO Ana Carolina Monteiro Gonçalves Agra.pdfapplication/pdf5442430https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39669/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ana%20Carolina%20Monteiro%20Gon%c3%a7alves%20Agra.pdf3d6a04b585b4cd8343caafca4389baeeMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39669/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39669/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Ana Carolina Monteiro Gonçalves Agra.pdf.txtDISSERTAÇÃO Ana Carolina Monteiro Gonçalves Agra.pdf.txtExtracted texttext/plain135960https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39669/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ana%20Carolina%20Monteiro%20Gon%c3%a7alves%20Agra.pdf.txt8b5755ab514015e0d71046a56ca110eeMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Ana Carolina Monteiro Gonçalves Agra.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Ana Carolina Monteiro Gonçalves Agra.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1175https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39669/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ana%20Carolina%20Monteiro%20Gon%c3%a7alves%20Agra.pdf.jpgf0fffc2ce7a93d2379c9d2b04bb725caMD55123456789/396692021-04-11 02:11:14.75oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212021-04-11T05:11:14Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Cadeia de Valor no design autoral: um estudo de caso sobre a moda na cidade do Recife
title A Cadeia de Valor no design autoral: um estudo de caso sobre a moda na cidade do Recife
spellingShingle A Cadeia de Valor no design autoral: um estudo de caso sobre a moda na cidade do Recife
AGRA, Ana Carolina Monteiro Gonçalves
Design
Moda Autoral
Cadeia de Valor
title_short A Cadeia de Valor no design autoral: um estudo de caso sobre a moda na cidade do Recife
title_full A Cadeia de Valor no design autoral: um estudo de caso sobre a moda na cidade do Recife
title_fullStr A Cadeia de Valor no design autoral: um estudo de caso sobre a moda na cidade do Recife
title_full_unstemmed A Cadeia de Valor no design autoral: um estudo de caso sobre a moda na cidade do Recife
title_sort A Cadeia de Valor no design autoral: um estudo de caso sobre a moda na cidade do Recife
author AGRA, Ana Carolina Monteiro Gonçalves
author_facet AGRA, Ana Carolina Monteiro Gonçalves
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5383987709798054
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2292931009490444
dc.contributor.author.fl_str_mv AGRA, Ana Carolina Monteiro Gonçalves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CAVALCANTI, Virgínia Pereira
contributor_str_mv CAVALCANTI, Virgínia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Moda Autoral
Cadeia de Valor
topic Design
Moda Autoral
Cadeia de Valor
description Diante da dinâmica do mercado de moda e das mudanças nos padrões de consumo, tem se destacado o crescente interesse por peças de vestuário que funcionem não apenas como reproduções de tendências, mas enalteçam a ideia de personalidade e exclusividade. Nesse contexto, o nicho conhecido como “moda autoral” ganha cada vez maior parcela de mercado, uma vez que os produtos ofertados sob este selo carregam um valor agregado associado a criações únicas, pressupostamente com fabricação e consumo mais conscientes. Tal fenômeno se mostra relevante para o estudo sobre como vários fatores da Cadeia de Valor proposta por Porter (1985) podem interferir na composição da identidade de marcas e produtos de moda, assim gerar recognição por parte dos consumidores e aumentar a parcela de mercado das empresas. A atual pesquisa busca, portanto, mapear e analisar como a composição dessa cadeia contribui para a diferenciação de uma marca de moda-vestuário. Para tanto, foi realizado um estudo de caso junto a uma marca de moda, identificada como autoral e reconhecida dessa forma pelo público, da cidade do Recife, servindo como parâmetro para entender a cultura da produção local e suas potencialidades. Com caráter qualitativo e tendo como ferramenta de pesquisa o estudo de caso único foram realizados questionários e entrevistas com a fundadora e gestora da empresa, resultando em tabelas, fluxogramas e quadros com informações acerca da criação, produção e venda das roupas. Os valores da marca foram observadas não só nas peças criadas, produzidas e comercializadas, mas também em cada nicho de produção, no cuidado com as pessoas que trabalham na empresa e valorizando o feito a mão.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-10T17:07:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-10T17:07:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AGRA, Ana Carolina Monteiro Gonçalves. A Cadeia de Valor no design autoral: um estudo de caso sobre a moda na cidade do Recife. 2019. Dissertação (Mestrado em Design)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39669
identifier_str_mv AGRA, Ana Carolina Monteiro Gonçalves. A Cadeia de Valor no design autoral: um estudo de caso sobre a moda na cidade do Recife. 2019. Dissertação (Mestrado em Design)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Design
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39669/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ana%20Carolina%20Monteiro%20Gon%c3%a7alves%20Agra.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39669/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39669/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39669/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ana%20Carolina%20Monteiro%20Gon%c3%a7alves%20Agra.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39669/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ana%20Carolina%20Monteiro%20Gon%c3%a7alves%20Agra.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3d6a04b585b4cd8343caafca4389baee
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
8b5755ab514015e0d71046a56ca110ee
f0fffc2ce7a93d2379c9d2b04bb725ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310789227347968