O problema da construção do conhecimento por parte da alma após a corrupção do corpo em Tomás de Aquino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Edson Gonçalves da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39426
Resumo: O filósofo naturalista Epicuro considerou a morte como um líquido que se bebe ao nascer. Contudo, Santo Tomás de Aquino, como cristão, defensor da imortalidade da alma, demonstra que a morte está para a vida, porém não está para à existência. Por isso, a proposta desta pesquisa é apresentar que, para o Aquinate, não obstante o corpo cumprir seu telos em vida, ou seja, nascer, se desenvolver e morrer, a alma intelectiva que lhe dá sentido, não lhe é solidária quando se trata de beber o líquido da morte; ao contrário, subsiste e mantém consigo todas as suas faculdades. Por isso, é questionado sobre como fica o conhecimento da alma depois que ela está sem os sentidos que pertencem ao corpo. Para além disso, a busca está em demonstrar que embora desprovida dos sentidos físicos, a alma goza de plena consciência das suas potencialidades facultativas e opera usufruindo da memória intelectiva para recordar tudo que apreendeu por meio das representações imaginárias. As pesquisas realizadas demonstraram que tal possibilidade corresponde de forma afirmativa sobre a alma, além de subsistir, conhece, sabe que conhece e produz conhecimentos novos no plano espiritual. Para melhor explicar o pensamento desta pesquisa e a hipótese levantada, foi organizada em cinco partes importantes. Em sentido mais amplo, será abordado no tocante a alma os seguintes contextos: sua formação, a importante contribuição dos árabes, união com o corpo físico, conhecimento e imortalidade. Para trilhar em um caminho mais seguro e encontrar uma resposta, as principais obras estudadas são do corpus thomisticum como: A Suma Teológica e a Suma contra os Gentios, as quais foram cotejadas com outras obras dos clássicos anteriores a ele, com a qual dialogou, notadamente Aristóteles e Avicena, e comentadores diversos.
id UFPE_b2473f9ecfb7f37d65feab6eb60116c3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/39426
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling SILVA, Edson Gonçalves dahttp://lattes.cnpq.br/5599474136736982http://lattes.cnpq.br/1136821185537508COSTA, Marcos Roberto Nunes2021-03-21T19:59:38Z2021-03-21T19:59:38Z2019-12-12SILVA, Edson Gonçalves da. O problema da construção do conhecimento por parte da alma após a corrupção do corpo em Tomás de Aquino. 2019. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39426O filósofo naturalista Epicuro considerou a morte como um líquido que se bebe ao nascer. Contudo, Santo Tomás de Aquino, como cristão, defensor da imortalidade da alma, demonstra que a morte está para a vida, porém não está para à existência. Por isso, a proposta desta pesquisa é apresentar que, para o Aquinate, não obstante o corpo cumprir seu telos em vida, ou seja, nascer, se desenvolver e morrer, a alma intelectiva que lhe dá sentido, não lhe é solidária quando se trata de beber o líquido da morte; ao contrário, subsiste e mantém consigo todas as suas faculdades. Por isso, é questionado sobre como fica o conhecimento da alma depois que ela está sem os sentidos que pertencem ao corpo. Para além disso, a busca está em demonstrar que embora desprovida dos sentidos físicos, a alma goza de plena consciência das suas potencialidades facultativas e opera usufruindo da memória intelectiva para recordar tudo que apreendeu por meio das representações imaginárias. As pesquisas realizadas demonstraram que tal possibilidade corresponde de forma afirmativa sobre a alma, além de subsistir, conhece, sabe que conhece e produz conhecimentos novos no plano espiritual. Para melhor explicar o pensamento desta pesquisa e a hipótese levantada, foi organizada em cinco partes importantes. Em sentido mais amplo, será abordado no tocante a alma os seguintes contextos: sua formação, a importante contribuição dos árabes, união com o corpo físico, conhecimento e imortalidade. Para trilhar em um caminho mais seguro e encontrar uma resposta, as principais obras estudadas são do corpus thomisticum como: A Suma Teológica e a Suma contra os Gentios, as quais foram cotejadas com outras obras dos clássicos anteriores a ele, com a qual dialogou, notadamente Aristóteles e Avicena, e comentadores diversos.The naturalistic philosopher Epicurus has considered death as a liquid that is drunk at birth. On the other hand, St. Thomas Aquinas, as a Christian, defender of the immortality of the soul, elucidates that death is for life, but not for existence. Therefore, the purpose of this research is to present that, for Aquinate, although the body fulfills its telos in life, that is, born, develops and dies, the intellectual soul that gives it meaning is not sympathetic to it when it comes to drink the liquid of death; on the contrary, it subsists and keeps all its powers with it. Hence, it is asked how the knowledge of the soul is after it is without the senses that belong to the body. Moreover, the search is to demonstrate that although devoid of the physical senses, the soul enjoys full awareness of its facultative potentialities and operates by using the intellectual memory to remember everything it has learned through imaginary representations. Research has shown that such a possibility is in the affirmative about the soul, in addition to subsisting, knowing, knowing that it knows and producing new knowledge on the spiritual level. To better explain the thinking of this research and the hypothesis postulated, it was organized into five important parts. In a broader sense, the following contexts will be addressed with regard to the soul: its formation, the important contribution of the Arabs, union with the physical body, knowledge and immortality. In order to tread a safer path and find an answer, the main works studied are from the corpus thomisticum such as: The Theological Suma and the Suma against the Gentiles, which were collated with other works of the previous classics, with which he dialogued, notably Aristotle and Avicenna, and miscellaneous commentators.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em FilosofiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFilosofiaTomás, de Aquino, Santo, 1225?-1274AlmaCorpoConhecimentoImortalidadeO problema da construção do conhecimento por parte da alma após a corrupção do corpo em Tomás de Aquinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39426/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Edson Gonçalves da Silva.pdf.txtDISSERTAÇÃO Edson Gonçalves da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain293501https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39426/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Edson%20Gon%c3%a7alves%20da%20Silva.pdf.txtda0841ebde318b54eabbc0821c87676eMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Edson Gonçalves da Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Edson Gonçalves da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1219https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39426/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Edson%20Gon%c3%a7alves%20da%20Silva.pdf.jpgff388ac482dc75459cc61bed881f9c3eMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Edson Gonçalves da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Edson Gonçalves da Silva.pdfapplication/pdf954152https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39426/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Edson%20Gon%c3%a7alves%20da%20Silva.pdfb9ddf99d4ed07e1f1125f681b7057979MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39426/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52123456789/394262021-03-22 02:16:39.718oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212021-03-22T05:16:39Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O problema da construção do conhecimento por parte da alma após a corrupção do corpo em Tomás de Aquino
title O problema da construção do conhecimento por parte da alma após a corrupção do corpo em Tomás de Aquino
spellingShingle O problema da construção do conhecimento por parte da alma após a corrupção do corpo em Tomás de Aquino
SILVA, Edson Gonçalves da
Filosofia
Tomás, de Aquino, Santo, 1225?-1274
Alma
Corpo
Conhecimento
Imortalidade
title_short O problema da construção do conhecimento por parte da alma após a corrupção do corpo em Tomás de Aquino
title_full O problema da construção do conhecimento por parte da alma após a corrupção do corpo em Tomás de Aquino
title_fullStr O problema da construção do conhecimento por parte da alma após a corrupção do corpo em Tomás de Aquino
title_full_unstemmed O problema da construção do conhecimento por parte da alma após a corrupção do corpo em Tomás de Aquino
title_sort O problema da construção do conhecimento por parte da alma após a corrupção do corpo em Tomás de Aquino
author SILVA, Edson Gonçalves da
author_facet SILVA, Edson Gonçalves da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5599474136736982
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1136821185537508
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Edson Gonçalves da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv COSTA, Marcos Roberto Nunes
contributor_str_mv COSTA, Marcos Roberto Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Tomás, de Aquino, Santo, 1225?-1274
Alma
Corpo
Conhecimento
Imortalidade
topic Filosofia
Tomás, de Aquino, Santo, 1225?-1274
Alma
Corpo
Conhecimento
Imortalidade
description O filósofo naturalista Epicuro considerou a morte como um líquido que se bebe ao nascer. Contudo, Santo Tomás de Aquino, como cristão, defensor da imortalidade da alma, demonstra que a morte está para a vida, porém não está para à existência. Por isso, a proposta desta pesquisa é apresentar que, para o Aquinate, não obstante o corpo cumprir seu telos em vida, ou seja, nascer, se desenvolver e morrer, a alma intelectiva que lhe dá sentido, não lhe é solidária quando se trata de beber o líquido da morte; ao contrário, subsiste e mantém consigo todas as suas faculdades. Por isso, é questionado sobre como fica o conhecimento da alma depois que ela está sem os sentidos que pertencem ao corpo. Para além disso, a busca está em demonstrar que embora desprovida dos sentidos físicos, a alma goza de plena consciência das suas potencialidades facultativas e opera usufruindo da memória intelectiva para recordar tudo que apreendeu por meio das representações imaginárias. As pesquisas realizadas demonstraram que tal possibilidade corresponde de forma afirmativa sobre a alma, além de subsistir, conhece, sabe que conhece e produz conhecimentos novos no plano espiritual. Para melhor explicar o pensamento desta pesquisa e a hipótese levantada, foi organizada em cinco partes importantes. Em sentido mais amplo, será abordado no tocante a alma os seguintes contextos: sua formação, a importante contribuição dos árabes, união com o corpo físico, conhecimento e imortalidade. Para trilhar em um caminho mais seguro e encontrar uma resposta, as principais obras estudadas são do corpus thomisticum como: A Suma Teológica e a Suma contra os Gentios, as quais foram cotejadas com outras obras dos clássicos anteriores a ele, com a qual dialogou, notadamente Aristóteles e Avicena, e comentadores diversos.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-21T19:59:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-21T19:59:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Edson Gonçalves da. O problema da construção do conhecimento por parte da alma após a corrupção do corpo em Tomás de Aquino. 2019. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39426
identifier_str_mv SILVA, Edson Gonçalves da. O problema da construção do conhecimento por parte da alma após a corrupção do corpo em Tomás de Aquino. 2019. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Filosofia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39426/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39426/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Edson%20Gon%c3%a7alves%20da%20Silva.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39426/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Edson%20Gon%c3%a7alves%20da%20Silva.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39426/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Edson%20Gon%c3%a7alves%20da%20Silva.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39426/2/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bd573a5ca8288eb7272482765f819534
da0841ebde318b54eabbc0821c87676e
ff388ac482dc75459cc61bed881f9c3e
b9ddf99d4ed07e1f1125f681b7057979
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1797780470828630016