Práticas culturais em contextos periféricourbanos e suas inter-relações/interpelações: ações coletivas, processos de identificação e apropriações tecnológicas nos gêneros Kuduro e Cumbia Villera
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
dARK ID: | ark:/64986/001300000cpch |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18655 |
Resumo: | Este estudo se propõe analisar os campos de forças (Benjamin, 2007) dinâmicos resultantes de práticas culturais motivadas em contextos periférico-urbanos, bem como refletir sobre as inter-relações, confrontos e interpelações decorrentes desses processos sociais agenciados coletivamente (Becker, 1977). Diante desse contexto, esta pesquisa irá se debruçar sobre o Kuduro angolano e a Cumbia villera argentina, uma vez que estes compõem arranjos identitários (Hall, 2004) articulados no espaço urbano contemporâneo sob a intensa mediação e apropriação de artefatos tecnológicos. Em consonância com Hennion (2002), a perspectiva ventilada aqui é que tanto os grupos sociais como os artistas estão simultaneamente à procura da construção de suas identidades, e que estas giram em torno de certas práticas artísticas Neste sentido, ressalto a importância dessas movimentações que provocaram outras disposições da produção musical, haja vista as inscrições locais e suas práticas discursivas - condições de produção e consumo de textos particulares (Fairclough, 2001). Em síntese, busquei compreender como se dão os processos de identificação e legitimação de práticas culturais em contextos periféricos-urbanos (Kuduro e Cumbia Villera) dentro da intricada relação que envolve o globalismo da apropriação musical, os processos de identificação locais, a negativização dos aspectos culturais dos agentes e a ambivalência que transita entre desejo e recusa de integração. Desta maneira, analiso a construção de repertórios discursivos que produzem deslocamentos sobre a periferia (Frúgoli, 2005) e contrapontos por meio da leitura transfigurada do cotidiano. |
id |
UFPE_b34fd1159083051499a763f91113cb76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/18655 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
CAIO NETTO, Manoel Soterohttp://lattes.cnpq.br/2498723692985985http://lattes.cnpq.br/2240014218572495SOARES, Paulo Marcondes Ferreira2017-04-27T12:17:30Z2017-04-27T12:17:30Z2016-02-24https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18655ark:/64986/001300000cpchEste estudo se propõe analisar os campos de forças (Benjamin, 2007) dinâmicos resultantes de práticas culturais motivadas em contextos periférico-urbanos, bem como refletir sobre as inter-relações, confrontos e interpelações decorrentes desses processos sociais agenciados coletivamente (Becker, 1977). Diante desse contexto, esta pesquisa irá se debruçar sobre o Kuduro angolano e a Cumbia villera argentina, uma vez que estes compõem arranjos identitários (Hall, 2004) articulados no espaço urbano contemporâneo sob a intensa mediação e apropriação de artefatos tecnológicos. Em consonância com Hennion (2002), a perspectiva ventilada aqui é que tanto os grupos sociais como os artistas estão simultaneamente à procura da construção de suas identidades, e que estas giram em torno de certas práticas artísticas Neste sentido, ressalto a importância dessas movimentações que provocaram outras disposições da produção musical, haja vista as inscrições locais e suas práticas discursivas - condições de produção e consumo de textos particulares (Fairclough, 2001). Em síntese, busquei compreender como se dão os processos de identificação e legitimação de práticas culturais em contextos periféricos-urbanos (Kuduro e Cumbia Villera) dentro da intricada relação que envolve o globalismo da apropriação musical, os processos de identificação locais, a negativização dos aspectos culturais dos agentes e a ambivalência que transita entre desejo e recusa de integração. Desta maneira, analiso a construção de repertórios discursivos que produzem deslocamentos sobre a periferia (Frúgoli, 2005) e contrapontos por meio da leitura transfigurada do cotidiano.CAPESThis study aims to analyse the dynamic force fields (Benjamin, 2007) resulting from cultural practices induced in peripheral-urban contexts, as well as how to reflect on the interrelations, confrontations and interpellations deriving from these collectively factored social processes (Becker, 1977). Before this context, this research will delve into the Angolan Kuduro and the Argentinian Cumbia Villera, since these compose identity arrangements (Hall, 2004) articulated in the contemporary urban space under the intense mediation and appropriation of technological artifacts. Attuned with Hennion (2002), the perspective aired here is that the social groups as well as the artists are simultaneously in search of the construction of their identities, and that these swirl around certain artistic practices. In this sense, I emphasize the importance of these movements that provoked other dispositions in musical production, considering the local inscriptions and their discursive practices - conditions for the production and consumption of particular texts (Fairclough, 2001). In short, I aimed to comprehend how the processes of identification and legitimation of these cultural practices are set in their respective contexts within the relation, always complex, among the globalism of musical appropriation, the regionalism of belongings, the stigmatizing of the musical culture itself and the ambivalence that transits between the desire for and the refusal of integration. In this manner, I analyse the construction of discursive repertoires that create translations over the periphery (Frúgoli, 2005) and counterpoints through the transfigured reading of everyday life.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em SociologiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessProcessos de IdentificaçãoApropriações TecnológicasAções ColetivasMúsicas periférico-urbanasProcesses of IdentificationTechnological AppropriationCollective ActionsPeripheral-urban MusicPráticas culturais em contextos periféricourbanos e suas inter-relações/interpelações: ações coletivas, processos de identificação e apropriações tecnológicas nos gêneros Kuduro e Cumbia Villerainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE - Manoel Sotero Caio Netto.pdf.jpgTESE - Manoel Sotero Caio Netto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1285https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18655/5/TESE%20-%20Manoel%20Sotero%20Caio%20Netto.pdf.jpge7fd074be7998ba39e98030ccf7e3a19MD55ORIGINALTESE - Manoel Sotero Caio Netto.pdfTESE - Manoel Sotero Caio Netto.pdfapplication/pdf4608372https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18655/1/TESE%20-%20Manoel%20Sotero%20Caio%20Netto.pdffd548901bb9c98b7b4235d69efb206a6MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18655/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18655/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTTESE - Manoel Sotero Caio Netto.pdf.txtTESE - Manoel Sotero Caio Netto.pdf.txtExtracted texttext/plain682278https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18655/4/TESE%20-%20Manoel%20Sotero%20Caio%20Netto.pdf.txt8cda217f49d404622daaa06945c04ccfMD54123456789/186552019-10-25 03:14:30.61oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T06:14:30Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas culturais em contextos periféricourbanos e suas inter-relações/interpelações: ações coletivas, processos de identificação e apropriações tecnológicas nos gêneros Kuduro e Cumbia Villera |
title |
Práticas culturais em contextos periféricourbanos e suas inter-relações/interpelações: ações coletivas, processos de identificação e apropriações tecnológicas nos gêneros Kuduro e Cumbia Villera |
spellingShingle |
Práticas culturais em contextos periféricourbanos e suas inter-relações/interpelações: ações coletivas, processos de identificação e apropriações tecnológicas nos gêneros Kuduro e Cumbia Villera CAIO NETTO, Manoel Sotero Processos de Identificação Apropriações Tecnológicas Ações Coletivas Músicas periférico-urbanas Processes of Identification Technological Appropriation Collective Actions Peripheral-urban Music |
title_short |
Práticas culturais em contextos periféricourbanos e suas inter-relações/interpelações: ações coletivas, processos de identificação e apropriações tecnológicas nos gêneros Kuduro e Cumbia Villera |
title_full |
Práticas culturais em contextos periféricourbanos e suas inter-relações/interpelações: ações coletivas, processos de identificação e apropriações tecnológicas nos gêneros Kuduro e Cumbia Villera |
title_fullStr |
Práticas culturais em contextos periféricourbanos e suas inter-relações/interpelações: ações coletivas, processos de identificação e apropriações tecnológicas nos gêneros Kuduro e Cumbia Villera |
title_full_unstemmed |
Práticas culturais em contextos periféricourbanos e suas inter-relações/interpelações: ações coletivas, processos de identificação e apropriações tecnológicas nos gêneros Kuduro e Cumbia Villera |
title_sort |
Práticas culturais em contextos periféricourbanos e suas inter-relações/interpelações: ações coletivas, processos de identificação e apropriações tecnológicas nos gêneros Kuduro e Cumbia Villera |
author |
CAIO NETTO, Manoel Sotero |
author_facet |
CAIO NETTO, Manoel Sotero |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2498723692985985 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2240014218572495 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAIO NETTO, Manoel Sotero |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
SOARES, Paulo Marcondes Ferreira |
contributor_str_mv |
SOARES, Paulo Marcondes Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processos de Identificação Apropriações Tecnológicas Ações Coletivas Músicas periférico-urbanas Processes of Identification Technological Appropriation Collective Actions Peripheral-urban Music |
topic |
Processos de Identificação Apropriações Tecnológicas Ações Coletivas Músicas periférico-urbanas Processes of Identification Technological Appropriation Collective Actions Peripheral-urban Music |
description |
Este estudo se propõe analisar os campos de forças (Benjamin, 2007) dinâmicos resultantes de práticas culturais motivadas em contextos periférico-urbanos, bem como refletir sobre as inter-relações, confrontos e interpelações decorrentes desses processos sociais agenciados coletivamente (Becker, 1977). Diante desse contexto, esta pesquisa irá se debruçar sobre o Kuduro angolano e a Cumbia villera argentina, uma vez que estes compõem arranjos identitários (Hall, 2004) articulados no espaço urbano contemporâneo sob a intensa mediação e apropriação de artefatos tecnológicos. Em consonância com Hennion (2002), a perspectiva ventilada aqui é que tanto os grupos sociais como os artistas estão simultaneamente à procura da construção de suas identidades, e que estas giram em torno de certas práticas artísticas Neste sentido, ressalto a importância dessas movimentações que provocaram outras disposições da produção musical, haja vista as inscrições locais e suas práticas discursivas - condições de produção e consumo de textos particulares (Fairclough, 2001). Em síntese, busquei compreender como se dão os processos de identificação e legitimação de práticas culturais em contextos periféricos-urbanos (Kuduro e Cumbia Villera) dentro da intricada relação que envolve o globalismo da apropriação musical, os processos de identificação locais, a negativização dos aspectos culturais dos agentes e a ambivalência que transita entre desejo e recusa de integração. Desta maneira, analiso a construção de repertórios discursivos que produzem deslocamentos sobre a periferia (Frúgoli, 2005) e contrapontos por meio da leitura transfigurada do cotidiano. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-02-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-04-27T12:17:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-04-27T12:17:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18655 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/64986/001300000cpch |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18655 |
identifier_str_mv |
ark:/64986/001300000cpch |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Sociologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18655/5/TESE%20-%20Manoel%20Sotero%20Caio%20Netto.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18655/1/TESE%20-%20Manoel%20Sotero%20Caio%20Netto.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18655/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18655/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18655/4/TESE%20-%20Manoel%20Sotero%20Caio%20Netto.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e7fd074be7998ba39e98030ccf7e3a19 fd548901bb9c98b7b4235d69efb206a6 66e71c371cc565284e70f40736c94386 4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08 8cda217f49d404622daaa06945c04ccf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1815172790886596608 |