O padrão visual de revistas ilustradas pernambucanas da segunda metade do século XIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: POÇAS, Maria Teresa de Carvalho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50815
Resumo: Esta tese analisa as revistas ilustradas pernambucanas da segunda metade do século XIX. O estudo tem como objetivo geral investigar o design editorial dos projetos gráficos desses artefatos, a fim de descobrir o padrão visual das revistas do período, cujas bases conceituais pertencem ao campo do design gráfico. Considera a publicação periódica pertencente ao campo do design editorial e, por meio da linguagem visual das revistas ilustradas pernambucanas dessa época, busca identificar a existência de um projeto gráfico que possa ser alçado como característico desse período. O que motivou a realização desta pesquisa foi a constatação de que há poucos trabalhos relatados sobre a história do design gráfico em Pernambuco, voltados para a prática do design editorial de periódicos. A amostra examinada foi composta pelos periódicos: Revista Illustrada (1866); O Diabo a Quatro (1875); O João Fernandes (1886); A Exposição (1887) e O Tamoyo (1890) – a partir das fontes primárias preservadas pelas instituições Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj); Biblioteca Estadual de Pernambuco (BPE) e Arquivo Público do Estado de Pernambuco (APE). O resultado da pesquisa confirmou a hipótese de que a linguagem visual dos periódicos pernambucanos da segunda metade do século XIX revela um projeto gráfico em formação, marcado por um traço comum característico do design editorial desses artefatos, tais como: linguagem visual com forte presença de caricatura; formato com variações em torno de 31 x 22 cm, oito páginas, das quais quatro são tipográficas e quatro são litográficas, ou seja, os elementos verbais (textos) e os elementos visuais (imagens e formas) são impressos separadamente, revelando a técnica de impressão do período; uma capa configurada em três partes: logotipo, informações da edição e charge, esta última, correspondendo ao que seria uma chamada de capa nas revistas contemporâneas; no miolo, o texto justificado em duas colunas; hierarquia da informação com tratamento demonstrada no tratamento diferenciado entre títulos e texto corrido; e, uso de fios e vinhetas tipográficas. Por fim, a identificação, organização e descrição da produção gráfica pernambucana da segunda metade do século XIX, através da documentação da prática editorial de revistas, constituem-se em mais um suporte para a memória gráfica brasileira.
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Considera a publicação periódica pertencente ao campo do design editorial e, por meio da linguagem visual das revistas ilustradas pernambucanas dessa época, busca identificar a existência de um projeto gráfico que possa ser alçado como característico desse período. O que motivou a realização desta pesquisa foi a constatação de que há poucos trabalhos relatados sobre a história do design gráfico em Pernambuco, voltados para a prática do design editorial de periódicos. A amostra examinada foi composta pelos periódicos: Revista Illustrada (1866); O Diabo a Quatro (1875); O João Fernandes (1886); A Exposição (1887) e O Tamoyo (1890) – a partir das fontes primárias preservadas pelas instituições Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj); Biblioteca Estadual de Pernambuco (BPE) e Arquivo Público do Estado de Pernambuco (APE). O resultado da pesquisa confirmou a hipótese de que a linguagem visual dos periódicos pernambucanos da segunda metade do século XIX revela um projeto gráfico em formação, marcado por um traço comum característico do design editorial desses artefatos, tais como: linguagem visual com forte presença de caricatura; formato com variações em torno de 31 x 22 cm, oito páginas, das quais quatro são tipográficas e quatro são litográficas, ou seja, os elementos verbais (textos) e os elementos visuais (imagens e formas) são impressos separadamente, revelando a técnica de impressão do período; uma capa configurada em três partes: logotipo, informações da edição e charge, esta última, correspondendo ao que seria uma chamada de capa nas revistas contemporâneas; no miolo, o texto justificado em duas colunas; hierarquia da informação com tratamento demonstrada no tratamento diferenciado entre títulos e texto corrido; e, uso de fios e vinhetas tipográficas. Por fim, a identificação, organização e descrição da produção gráfica pernambucana da segunda metade do século XIX, através da documentação da prática editorial de revistas, constituem-se em mais um suporte para a memória gráfica brasileira.CAPESThis thesis analyzes illustrated magazines in Pernambuco dated the second half of the nineteenth century. The general objective of the study is to investigate the editorial design of the graphic projects of these artifacts in order to discover the visual pattern of the magazines of that period, whose conceptual bases belong to the graphic design domain. It considers the periodic publication within the editorial design field and, by means of the visual language of illustrated magazines of Pernambuco at that time, seeks to identify the existence of a graphic design that can be highlighted as characteristic of that period. What motivated this research was the realization that there are few studies reported on the history of graphic design in Pernambuco, focusing onto the practice of editorial design of periodicals. The sample herein examined consists of the following periodicals: Revista Illustrada (1866); O Diabo a Quatro (1875); O João Fernandes (1886); A Exposição (1887) and O Tamoyo (1890) – based upon the primary sources preserved by the institutions Nabuco Foundation (Fundaj); State Library of Pernambuco (BPE) and the Public Archives of the State of Pernambuco (EPA). The research results confirms the hypothesis that the visual language of Pernambucan periodicals of the second half of the nineteenth century reveals a graphic design project under formation, marked by a characteristic common feature of editorial design of these artifacts, such as: visual language with a strong presence of caricature; format close to 31 x 22 cm, eight pages, four of which are typographic and four are lithographic, ie the verbal elements (texts) and the visual elements (images and shapes) are printed separately, revealing the printing technique of the period; a cover configured in three parts: logo, editing and charge information, corresponding to what would be a cover appeal in contemporary magazines; in the core, justified text in two columns; information hierarchy with different treatment of titles and plain text; and use of lines and typographic vignettes. Finally, the identification, organization and description of Pernambucan graphic production of the second half of the nineteenth century, through the documentation of editorial practice of magazines, constitute another support for the Brazilian graphics memory.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMemória gráficaDesign da informaçãoDesign editorialPeriódicosO padrão visual de revistas ilustradas pernambucanas da segunda metade do século XIXinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Maria Teresa de Carvalho Poças .pdfTESE Maria Teresa de Carvalho Poças .pdfapplication/pdf10448014https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50815/1/TESE%20Maria%20Teresa%20de%20Carvalho%20Po%c3%a7as%20.pdffb6f682beeb4fbc6bcd2ce69218c64aaMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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