Sobre adriças e cabrestos : o Kola San Jon de Cova da Moura e as formas resilientes da tradição na diáspora africana em Lisboa-Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOPES, Alcides José Delgado
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000001gws
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38014
Resumo: A partir de 1970, as migrações transnacionais globais se tornam um dos maiores desafios para os estudos antropológicos contemporâneos. Em Portugal, as ondas de imigrantes laborais provenientes das então colônias africanas foram intensificadas desde os anos 1960 e tiveram continuidade sob condições de segregação nas áreas da habitação, educação, direitos trabalhistas, políticos e cívicos, representatividade e racismo. A partir da década de 1990, a situação provoca um fenômeno associativo imigrante na área metropolitana de Lisboa, cuja mobilização gera uma diversidade de estratégias de resistência, entre estas, o uso político e pedagógico das práticas culturais tradicionais dos imigrantes africanos. Através de uma imersão etnográfica apreendemos uma complexa malha de trajetórias, vivências e narrativas individuais e coletivas de pessoas e atores sociais comprometidos com o princípio decolonial da anulação dos preconceitos por meio da convivência social, da música e da dança, bem como, através da construção do lugar. O principal objetivo desta Tese consiste em oferecer um campo analítico para compreender como as festas de Kola San Jon de Cova da Moura, correlacionadas com as agendas da ACMJ e a ação individual de moradores, pesquisadores e voluntários, privilegiam as formas resilientes das tradições cabo-verdianas, enquanto as usuais controvérsias em torno dos conteúdos ocorrem. O reconhecimento da festividade de matriz cabo-verdiana como patrimônio cultural imaterial em Portugal continua suscitando questões, as quais procuramos responder ao longo deste trabalho.
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A partir da década de 1990, a situação provoca um fenômeno associativo imigrante na área metropolitana de Lisboa, cuja mobilização gera uma diversidade de estratégias de resistência, entre estas, o uso político e pedagógico das práticas culturais tradicionais dos imigrantes africanos. Através de uma imersão etnográfica apreendemos uma complexa malha de trajetórias, vivências e narrativas individuais e coletivas de pessoas e atores sociais comprometidos com o princípio decolonial da anulação dos preconceitos por meio da convivência social, da música e da dança, bem como, através da construção do lugar. O principal objetivo desta Tese consiste em oferecer um campo analítico para compreender como as festas de Kola San Jon de Cova da Moura, correlacionadas com as agendas da ACMJ e a ação individual de moradores, pesquisadores e voluntários, privilegiam as formas resilientes das tradições cabo-verdianas, enquanto as usuais controvérsias em torno dos conteúdos ocorrem. O reconhecimento da festividade de matriz cabo-verdiana como patrimônio cultural imaterial em Portugal continua suscitando questões, as quais procuramos responder ao longo deste trabalho.CAPESFrom the 1970s onwards, transnational global migration has become one of the greatest challenges in the field of contemporary Anthropology. In Portugal, the waves of labour migrants from former African colonies were intensified since the 1960s and have been continued under segregated conditions concerning household, education, working, political and civic rights, representativity and racism frameworks. Since the 1990s, the situation has provoked an immigrant associative phenomenon in the metropolitan area of Lisbon, whose mobilization generates a diversity of strategies of struggle, among these, the political and pedagogic use of traditional cultural practices keen to the African immigrants. Throughout an ethnographic immersion we have apprehended a complex mesh of individual and collective trajectories, experience and individual narratives from persons and social actors committed to the decolonial principle of annulment of prejudice by means of social living, music, and dance, as well as, through the construction of place. The main goal of this Thesis consists of offering an analytical field in order to comprehend how the festivities of Kola San Jon de Cova da Moura, while correlating with the ACMJ agendas and the residents, researchers and volunteers’ individual activity, privilege the resilient forms of Cape Verdean traditions, while the usual controversies about contents keep on taking place. The acknowledgement of the festivity of Cape Verdean matrix as intangible cultural heritage in Portugal keeps on stirring up questions, which we look forward to answer throughout this work.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AntropologiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAntropologiaMigraçõesCabo-verdianos – PortugalCabo Verde – Usos e costumesPatrimônio culturalSobre adriças e cabrestos : o Kola San Jon de Cova da Moura e as formas resilientes da tradição na diáspora africana em Lisboa-Portugalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38014/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53ORIGINALTESE Alcides josé Delgado Lopes.pdfTESE Alcides josé Delgado Lopes.pdfapplication/pdf11383848https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38014/1/TESE%20Alcides%20jos%c3%a9%20Delgado%20Lopes.pdf61ef5b4876aa882123c429dd0dadb3d8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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